bucha autolubrificante

Bucha autolubrificante: saiba como escolher a melhor opção para sua indústria

Conheça os detalhes deste importante componente industrial

De fato, sabemos como falhas e paradas de máquinas podem gerar prejuízos no ambiente industrial. Por isso, os processos de movimentação dos equipamentos devem receber apenas componentes de qualidade. Desse modo, é cada vez mais comum que as indústrias busquem aliados para o bom funcionamento da sua produção, como a bucha autolubrificante, que pode ser aplicada em qualquer sistema de movimento.

Se você quer saber um pouco mais sobre este item e descobrir como escolher a melhor opção para sua indústria, continue a leitura e confira as informações que separamos, para tirar suas dúvidas!

O que é uma bucha autolubrificante

A bucha autolubrificante é um componente que oferece aplicação segura e eficiente. Geralmente, ela é utilizada em equipamentos industriais com eixos rotativos ou deslizantes para melhorar a eficiência, além de reduzir o ruído e a vibração. O produto também pode ser utilizado em furos para operações de perfuração, assim como bombas de engrenagens externas e motores hidráulicos.

Além disso, é importante destacar que o item, que é caracterizado por sua alta resistência, serve como uma proteção tanto para o eixo quanto para o alojamento onde está aplicado.

Por fim, como o próprio nome revela, o produto é aplicado em locais onde não é possível o acesso manual para lubrificação da peça, garantindo essa característica naturalmente. Pois a autolubrificação é obtida a partir de um padrão uniforme na superfície da bucha, que conta com uma espécie de reservatório de graxa.

Aliás, falando sobre aplicações, a bucha autolubrificante pode ser utilizada em diferentes segmentos de indústrias, como hidrelétrica, mecânica, eletrônica e diversas outras áreas onde existe a utilização de sistemas de rotação.

Vantagens do produto

Sem dúvidas, contar com um componente como este pode agregar benefícios para a produção. Afinal, o material, que é conhecido por algumas pessoas por material de sacrifício, atua na proteção de sistemas de rotação e evita atritos e danos no equipamento.

Além disso, a bucha autolubrificante proporciona a dispersão térmica do calor e oferece a possibilidade de se manter lubrificada sem precisar realizar aplicações extras de óleos ou graxas. Desse modo, o material garante maior qualidade na utilização, durabilidade e resistência contra desgastes como oxidações, por exemplo.

Inegavelmente, um dos grandes benefícios do produto é que ele dispensa ou diminui consideravelmente a realização de manutenções e substituições. Assim, por oferecer todas essas vantagens que citamos acima, possui alta vida útil. 

Como escolher a melhor opção para os equipamentos industriais?

Sem dúvidas, a escolha dos componentes que integram os equipamentos de uma produção faz toda a diferença nos resultados da empresa. Aliás, essa determinação deve ser feita logo no início do projeto da máquina. Pois é essencial determinar o processo de dimensionamento do item que irá suportar o eixo em movimento.

bucha autolubrificante

Conforme já citamos, a bucha autolubrificante minimiza o atrito e dissipa o calor gerado no equipamento, além de reduzir a propagação de vibrações vindas do eixo. Por isso, é muito importante que o componente conte com a resistência adequada para realizar suas funções com êxito.

Fatores a serem considerados

Portanto, para realizar a escolha é preciso observar alguns fatores. Primeiramente, é necessário analisar a finalidade do equipamento. Além disso, outras questões devem ser consideradas como:

  • Nível de precisão do eixo;
  • Amortecimento;
  • Forma e tamanho adequados para o equipamento;
  • RPM do eixo;
  • Deslocamento;
  • Requerimento de lubrificação e vedação;
  • Custo-benefício oferecido pelo fornecedor. 
Folder D-Glide

A importância de escolher um bom fornecedor

Inegavelmente, a escolha de um bom fornecedor é fundamental. Afinal, na área industrial é extremamente importante trabalhar com marcas confiáveis e que garantam vantagens para a empresa, eliminando riscos e gastos desnecessários.

Por isso, é essencial buscar uma marca que atenda as necessidades do seu negócio sem deixar outras questões de lado. Ou seja, é preciso pesquisar e buscar referências para não apenas encontrar um fornecedor de produtos, mas sim uma empresa que se torne uma parceira da sua indústria.

Desse modo, a dica é priorizar o bom atendimento e questões que possam influenciar positivamente em sua produção. Como, por exemplo, a entrega, que deve ser feita de maneira ágil e sem grandes barreiras.

Por este motivo, investir em produtos nacionais pode ser muito mais vantajoso, pois além dos materiais serem entregues mais rápido, sua indústria tem ainda a possibilidade de ter um suporte que dificilmente teria com uma marca estrangeira.

Assim, em casos de dúvidas, sua indústria tem mais facilidade em ir até a empresa e contar com o apoio de quem produziu o material para resolver qualquer questionamento ou imprevisto.

Conheça o D-GLIDE®

Se você gostou de saber todas as possibilidades e vantagens que uma bucha autolubrificante pode oferecer para sua empresa, imagina como deve ser vantajoso ter um componente feito sob medida, de acordo com as particularidades e necessidades dos seus equipamentos e atividades.  

Felizmente, isso é possível através do D-GLIDE®. Um polímero que conta com fibra sintética, que garante resistência mecânica na aplicação; PTFE, que promove a melhor lubrificação ao sistema e resinas especiais, que ajudam a eficiência das atividades realizadas pelo componente.

Um dos grandes benefícios do nosso item é que ele está pronto para oferecer o melhor custo-benefício para sua indústria. Pois consegue substituir com eficiência materiais metálicos mais caros como o bronze. Do mesmo modo, se destaca por ser um componente leve, com excelente resistência ao desgaste, abrasão e corrosão e livre de substâncias tóxicas ou ambientalmente perigosas.

Além disso, o produto pode ser aplicado tanto em ambientes secos quanto em locais submersos em diversos segmentos como:

  • Indústrias hidrelétrica, hidromecânica, naval, ferroviária e offshore;
  • Bombas submersas / verticais;
  • Guindastes veiculares;
  • Usinas eólicas;
  • Válvulas e muitas outras áreas.

Então se você deseja conhecer o material que pode garantir mais proteção e produtividade para a indústria, fale conosco!

Acesse o nosso site e saiba mais sobre o D-GLIDE®, que além de todas as vantagens citadas conta com agilidade de entrega e pode chegar até a sua empresa no prazo de 7 a 10 dias.

E se deseja ler mais matérias como essa, continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos novos conteúdos sobre assuntos da área industrial.