Bucha para mancal: conheça essa solução para a indústria hidromecânica

Você sabia que a bucha para mancal afeta de forma direta os resultados de produção?

O mercado industrial tem sido cada vez mais competitivo. Isso, sem dúvidas, faz com que as empresas se movam, em busca de soluções que aliem vantagens, como: produtividade, economia e qualidade, ao criar seus produtos ou serviços.

Por isso, hoje, viemos falar sobre a indústria hidromecânica, bem como, sobre a bucha para mancal, que pode ser muito útil na conquista destes benefícios. Ou seja, vamos apontar todos os modelos de buchas e mostrar como elas ajudam a ter mais resultados, nos negócios.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer um material que une resistência e proteção? Então, continue a leitura e confira!

Antes de falar sobre bucha para mancal, o que faz a indústria hidromecânica?

As indústrias hidromecânicas criam projetos, desde a fabricação e instalação de comportas, até válvulas e condutos.

Além disso, as empresas deste setor também atuam na automação e controle de acionamento de itens essenciais para as usinas hidrelétricas. Sendo assim, as peças e acessórios hidromecânicos são aqueles que usam a água, como sua força motora.

Aliás, o fluxo da água passa por tubulações e itens que garantem a segurança dos processos. Desse modo, todo o sistema de rotação deste tipo de máquina precisa estar em plena ordem, para garantir que tudo seja feito com qualidade.

E é bem neste ponto, que as buchas podem ajudar. Pois, contam com a função de proteger eixos e alojamento, além de permitir que, mesmo as ações mais pesadas, sejam feitas sem problemas. Como você confere a seguir!

O que é uma bucha para mancal?

Antes de mais nada, é crucial destacar que os modelos de buchas existentes no mercado são muito importantes, pois atendem vários tipos de segmentos e aplicações.

Mas, de uma forma geral, o componente serve como apoio fixo, durante a ação de sistemas de movimentação das máquinas.

Assim, os eixos e rolamentos, que são os itens giratórios do equipamento, agem de forma normal, sem riscos de danos e paradas incomuns.

Sem a presença das buchas, a máquina pode sofrer alguns problemas, como: fadiga, aparição de trincas e vibração, que podem afetar o seu bom desempenho.

Ou seja, a bucha é a solução ideal, para garantir a eficácia na transmissão de potência destes sistemas, já que ajuda a evitar falhas e deixa os processos mais seguros.

Por isso, uma bucha para mancal é feita de material muito rígido, pois está sempre sujeita a trabalhar com grandes cargas e em altas temperaturas.

Modelo de bucha para mancal, para a indústria hidromecânica

Depois de falar um pouco sobre a função deste item, vamos mostrar os modelos de buchas indicadas para os equipamentos de uma indústria hidromecânica.

Antes de mais nada, é importante destacar que bucha e mancal são componentes diferentes. Além disso, existem dois tipos de mancais: os de rolamento e os de deslizamento.

Os mancais rotativos ou de rolamento, por exemplo, contam com dois anéis ligados nos elementos rolantes. São eles: esferas, roletes ou agulhas. Estes, portanto, geram a movimentação adequada para absorver os atritos entre eixos e alojamentos.

No entanto, os modelos de mancais de deslizamento contam com uma bucha em seu interior, em contato com o eixo. Sua composição, que conta com camadas finas de óleo, grafite e outros elementos, garantem a característica lubrificante da solução.

Ou seja, uma das grandes diferenças entre os itens é que os mancais de deslizamento não contam com elementos rolantes como esferas roletes e agulhas, como os mancais de rolamento.

Além disso, a lubrificação também é uma característica que diferencia os dois materiais. Afinal, apenas os mancais de deslizamento contam com as buchas autolubrificantes. Estas, portanto, possuem uma camada de deslizamento permanente, o que garante maior tolerância para o alojamento do eixo, bem como, maior resistência sob cargas extremamente pesadas.

Por que é importante escolher a bucha para mancal certa?

Agora que já sabemos onde as buchas são encaixadas, você precisa entender como escolher a melhor opção.

Isso porque, esse é o componente que, como já citamos acima, tem como principal função, proteger eixos e alojamentos. Por isso, é crucial fazer uma análise detalhada sobre as opções do mercado.

Um ótimo começo, no entanto, é buscar por um fornecedor que te ajude a fazer uma boa análise de suas máquinas, porque, essa análise possibilitará conhecer a real necessidade do componente.

Mas, é crucial considerar que o item deve ser feito para a indústria hidromecânica. Ou seja, que possa ser aplicado, tanto em local seco, quanto submerso.

A solução ideal para a sua demanda

Agora, queremos apresentar um produto que desenvolve os melhores modelos de buchas para os mancais de sua indústria.

O D-GLIDE® é um item composto por resinas e fibras sintéticas que podem ser alteradas com alguns aditivos autolubrificantes, como o PTFE, por exemplo. Portanto, apresenta a resistência e lubrificação que sua máquina precisa, para proteger eixos e alojamentos.

Folder D-Glide

Além disso, a possibilidade de aplicação desse item é muito vasta. Bombas submersas, turbinas hidráulicas e em segmentos como hidromecânico, naval e offshore.

Além da resistência e eficácia na proteção de eixos e alojamentos, o produto nacional, que substitui com facilidade itens mais caros como o bronze, oferece vantagens financeiras, além de ter prazo de produção menor em relação aos itens importados.

A bucha para mancal, para sua indústria hidromecânica está na RK

Preocupados em oferecer o melhor desempenho para sua indústria, a RK Componentes Industriais oferece as melhores soluções para suas máquinas. Desde a proteção dos sistemas de rotação, até isolamento térmico.

Temos hoje, um portfólio com produtos de fabricação própria e importados. Assim, garantimos o melhor custo-benefício, com preços atraentes, entregas pontuais e toda a assistência necessária.

Assim, focamos sempre em sermos parceiros. Com isso, conquistamos:

  • mais cuidado com eixos e alojamentos;
  • menor desgaste dos componentes;
  • evitamos danos, como trincas e quebras das peças;
  • prolongamos a vida útil dos componentes;
  • diminuímos a necessidade de manutenções urgentes;
  • aumentamos a qualidade de sua produção.

Conte com a RK, para garantir todas essas vantagens para sua empresa. Clique aqui, fale conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o D-GLIDE®.




<