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Combustão interna marítima: tudo que você precisa saber

Para que as embarcações percorram qualquer distância de ponto A ao ponto B, elas precisam de um meio de propulsão. Saiba como funcionam os motores de combustão interna marítima.

A contradição já começa em querer queimar algo na água, né? Mas, como já falamos em blogs anteriores, o método de propulsão mais utilizado pela indústria naval atualmente é a mecânica, ou seja, aquela que se utiliza de motores de combustão interna.

E como o próprio nome já sugere, esses motores de combustão interna precisam de combustível, que no caso de embarcações, pode ser gasolina, diesel ou o chamado Óleo Bunker.

Essa variação acontece de acordo com o porte, fabricante e função da embarcação. De modo geral, embarcações mais leves e recreativas, tendem a utilizar gasolina, enquanto embarcações maiores, comerciais e que precisam alcançar mais autonomia, são movidas a diesel ou “Óleo Bunker”.

Por isso, no artigo de hoje a RK vai explicar um pouco mais sobre como funciona a combustão interna marítima e as aplicações de cada combustível, conforme as necessidades das embarcações.

E se você ainda não sabe como funcionam os outros métodos de propulsão marítima que dispensam os motores a combustível, sugiro que você confira os artigos anteriores para estar por dentro de como funciona melhor o universo náutico.

Agora, se você já está a par de como a propulsão mecânica das embarcações funciona, pode içar a âncora, pois este artigo é para você.

Boa leitura!

Checklist de manutenção naval

O princípio básico da combustão

Em qualquer motor, o que faz seus mecanismos funcionarem é a queima do combustível. Quando ela acontece, são gerados gases que se expandem na câmara do motor. E é essa força de expansão que faz com que os eixos do veículo se movimentem.

No caso das embarcações, essa movimentação é o que faz os propulsores navais funcionarem. Com isso, esses mecanismos são capazes de “empurrar” a água para trás ao passo que a embarcação é empurrada para a frente.

Gasolina, diesel ou óleo para embarcação: entenda a diferença entre os combustíveis

Como você já viu, o combustível utilizado em cada embarcação varia de acordo com o porte e função da dirigível. Agora, você entenderá essas especificidades que fazem com que os motores operem a partir de combustíveis diferentes.

Combustão interna marítima à gasolina

Além de mais baratos em relação aos movidos a diesel, os motores à gasolina são mais leves, menores e contam com uma instalação e manutenção bem mais simples.

Por essa razão, são altamente recomendados para embarcações de pequeno porte, uma vez que sua configuração permite melhor desempenho e mais velocidade na arrancada desse tipo de veículo.

Dessa forma, as embarcações que se dão melhor com os motores de combustão à gasolina são as lanchas recreativas, jet-skis e barcos de pesca esportiva.

Em contrapartida, é importante salientar que os motores movidos à gasolina tendem a ter menor durabilidade quando comparados aos motores a diesel.

Uma vez que os sistemas e refrigeração desse segundo tipo de motor são fechados, eles ficam protegidos da água salgada do mar e, consequentemente, da deterioração dos mecanismos.

Outro ponto de atenção, é que a gasolina tende a ter um custo maior que o diesel ou do óleo para embarcação, apesar de ter um desempenho menor no quesito distância. Ou seja, ela queima mais rápido.

Combustão interna marítima a diesel

Diferentemente da gasolina, o diesel proporciona maior autonomia para a embarcação, ou seja, é possível chegar mais longe sem reabastecer.

O que é uma vantagem no sentido de que o tanque ocupa menos espaço útil na embarcação e ainda assim consegue percorrer longas distâncias.

Por isso, as embarcações que usam o diesel com mais frequência são para:

  • Transporte de passageiros e ou cargas;
  • Pesca comercial e industrial;
  • Rebocadores;
  • Funções militares;
  • Geradores de energia para navios ou plataformas de petróleo.

Como você pôde perceber, a complexidade dos motores a diesel é bem maior em relação aos motores à gasolina. Por isso, embora eles proporcionem um uso mais autônomo e econômico, esses motores tendem a ter valor de compra e manutenção maiores.

Combustão interna marítima a óleo para embarcação

Esse é o chamado óleo bunker, o mais utilizado pela indústria marítima, principalmente por navios de grande porte como petroleiros e portadores de containers.

O óleo bunker é um subproduto da indústria do petróleo resultante do processo de refino, muito característico pela sua alta viscosidade.

Por ser um aproveitamento das refinarias petroleiras, esse óleo tem um custo relativamente baixo para as embarcações, especialmente as de grande porte que requerem muita energia para fazer a propulsão acontecer.

Apesar disso, são uma péssima opção no quesito sustentabilidade, uma vez que a queima desse óleo emite dióxido de enxofre e outros gases de efeito estufa.

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Não esqueça da manutenção!

Independente da embarcação ou do motor que ela utiliza, o mar não está para desavisados. Por isso, reforçamos a importância de estar com a revisão dos equipamentos e veículos sempre em dia.

Assim, é possível fazer correções preventivas, melhorar o desempenho e, no futuro, evitar gastos maiores com manutenção.

Da mesma forma, é importante estar atento aos fornecedores de peças. Se você já está abordo do universo náutico, percebeu que a grande maioria das fabricantes de peças são estrangeiras.

Isso faz com que a manutenção de embarcações dependa da importação de peças. O que muitas vezes resulta em demora e, consequentemente, perdas financeiras. Especialmente quando se trata de embarcações comerciais.

Por isso, a RK Soluções Industriais se preocupa em trazer peças feitas sob medida para o mercado nacional com rápida entrega para todo o Brasil.

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