descubra-o-que-são-eixos-e-alojamentos

O que são eixos e alojamentos? Como protegê-los?

Antes de começarmos a falar sobre eixos e alojamentos, sabemos que as empresas têm uma grande preocupação com os seus equipamentos. Tanto relacionados aos cuidados que podem fazer crescer a sua vida útil, quanto no aumento e qualidade de processos. Portanto, se encontram na maior parte do tempo, buscando por soluções de economia no momento de realizar a manutenção das suas máquinas.

Conhecendo esses pontos, nesse texto, vamos ajudar você a descobrir a melhor maneira de proteger os eixos e alojamentos do seu maquinário. Trazendo assim, diversos benefícios para a sua empresa, como: economia e aumento da vida útil do seu equipamento.

Portanto, caso tenha alguma dúvida do que são esses dispositivos, e como eles funcionam, leia esse texto e conheça um pouco sobre cada um deles.

Eixos e alojamentos: entenda o que são, e como funcionam!

Eixos

Os eixos, são elementos mecânicos usados para unir um ou mais elementos de uma máquina. Contudo, quando se trata de um eixo móvel, ele transmite potência por meio do movimento de rotação.

Na maior parte, os eixos são feitos em aço, com baixo e médio teor de carbono. Portanto, os eixos são considerados materiais de alta resistência.

Quais tipos de eixos que existem?

Contudo, na atualidade, encontram-se diferentes tipos de eixos, gerando assim, uma variedade para que se tenha uma ampla diversidade de uso. São eles:

  • Eixos maciços;
  • Vazados;
  • Cônicos;
  • Roscados;
  • Ranhurados;
  • Flexíveis.

Alojamentos

O alojamento, é um elemento de máquina que serve como apoio para a transmissão mecânica em elementos girantes, como por exemplo: eixos e rolamentos. Dessa forma, fabricam-se os mesmos, em ferro fundido ou aço.

Pode ser considerado, um item fundamental em qualquer máquina ou equipamento. Principalmente, quando se pretende obter eficiência  na transmissão de potências em sistemas mecânicos. Qualquer falha pode ocasionar a parada do equipamento e, assim, a perda de produção, gerando um prejuízo para a empresa.

Sendo assim, podemos definir que a sua principal função é proporcionar apoio e suportar uma carga enquanto está em contato com um eixo ou algum elemento rolante.

Os principais tipos são: rotativo ou de rolamento e de deslizamento ou de bucha.

Danos sofridos por eixos e alojamentos

Primeiramente, devemos saber que os eixos podem sofrer apenas dois tipos de danos, sendo eles: quebra e desgaste.

A quebra causa-se por conta da sobrecarga ou fadiga. A quebra, se resulta de um esforço feito além da capacidade do eixo. Eventualmente, a fadiga, acontece por conta da perda de resistência sofrida pelo material do eixo, devido às utilizações no decorrer do tempo.

No entanto, alguns dos fatores que ocasionam o desgaste de um eixo são: a falta de lubrificação ou lubrificante contaminado, engripamento do rolamento, excesso de tensão na correia e perda de dureza por superaquecimento.

Qual a importância de proteger esses equipamentos?

Nossas buchas, são as melhores proteções para o seu equipamento. Além de serem autolubrificantes, elas absorvem muito bem os choques, minimizando os ruídos e evitando quebra e desgaste da máquina.

Elas protegem o sistema de rotação, evitando o aumento de danos, e também, permitindo também que o seu dispositivo não gere problemas no futuro, se aplicadas com antecedência, portanto, o uso dessas buchas, gera um grande custo-benefício e economia, quando se trata de manutenção.

A RK Componentes industriais, fabrica diferentes tipos de buchas, cada uma oferecendo o seu beneficio próprio e a sua funcionalidade. Então, a mais indicada para a proteção dos eixos e alojamentos, é a DRY-LUB®.

Suas principais aplicações são em comportas hidromecânicas, usinas siderúrgicas e indústria ferroviária.

Conheça mais sobre o DRY-LUB®

O DRY-LUB® é a escolha perfeita para as empresas que desejam unir qualidade, resistência, lubrificação e, o principal: economia.

Por ser resistente, o produto oferece apoio e proteção em aplicações mais severas e isentas de óleo.

O material é essencial para diminuir o atrito entre eixos e alojamentos; o seu coeficiente de atrito, varia de 0,05 (com óleo) à 0,20 (a seco) e, melhorando a eficiência do equipamento e aumentando muito a sua vida útil.

Sua resistência e lubrificação faz com que seja criada uma camada de deslizamento entre eixo e bucha, o que facilita aplicações em altas temperaturas, podendo aguentar até +250C°.

Sua carga estática máxima e sua carga dinâmica máxima, se igualam a 150 N/mm² e 100 N/mm², respectivamente.

O produto se desenvolve através de cada necessidade do cliente, ou seja, você não adquire só a qualidade que o nosso produto oferece, mas também uma bucha exclusiva para a sua empresa.

Além disso, a equipe da RK oferece suporte para os clientes, com prazos de entrega reduzidos, por ser uma empresa nacional.

Folder Dry Lub

Anéis de bronze

Além da produção de buchas em polímeros, a RK, conta com a fabricação de outros materiais, como os anéis de bronze.

Anéis de bronze, são componentes cilíndricos que possuem uma espessura reduzida e com um furo em geral no meio. Possuem a função de, servir como espaçadores, calços, molas, almofada de desgaste, dispositivo de bloqueio e dispositivo para evitar a corrosão galvânica. É muito utilizado para aguentar esforços decorrentes de cargas pesadas.

Devido ao seu baixo atrito, quando em contato com outro material, os anéis de bronze podem compor diversos tipos de máquinas.

E agora, você já sabe como proteger os eixos e alojamentos dos seus equipamentos?

Após ler esse texto, acredito que agora você já saiba como proteger os seus equipamentos, e que a RK, possui o produto que você precisa para que isso ocorra.

Se você deseja conhecer mais sobre os nossos produtos e a nossa empresa, acesse o nosso site, e entre em contato conosco.

Então, se você gostou desse conteúdo, e quer aprender mais sobre os nossos produtos e todos os seus benefícios, acesse o nosso blog e fique por dentro das novidades.

Por hoje, encerramos por aqui. Até a próxima!