Se você é um leitor que acompanha o nosso blog há algum tempo, então já sabe como destacamos ao máximo os cuidados que o eixo propulsor precisa ter em uma embarcação. Afinal, toda empresa ligada à indústria naval precisa alertar os riscos e as precauções em relação à preservação das peças e das boas práticas para uma navegação segura.
E hoje, o destaque estará totalmente voltado ao eixo propulsor, seus componentes, a função de cada um, na prática, e como o bom desempenho deles é essencial para quem navega.
Acompanhe esse material até o final e tenha uma boa leitura!
Quando falamos das peças presentes em um eixo propulsor, temos uma grande lista de componentes. Afinal, captar e transmitir a força/rotação do motor para a hélice não é uma tarefa tão simples.
Para facilitar o entendimento, vamos fazer uma pequena separação de todas as peças envolvidas, sendo: os componentes principais e os componentes auxiliares.
Eixo principal
O eixo principal é o que dá a forma básica de todo o eixo propulsor. Este é, praticamente, uma barra de ferro que liga o motor à hélice do barco. Respeitando o espaço mínimo para funcionamento de cada sistema no barco, a hélice e o motor não foram construídos para atuarem diretamente ligados um ao outro.
Dessa forma, o eixo é quem transmite as ações do motor até a hélice. Quando um comando de aceleração for acionado pelo condutor do barco, o motor trabalhará mais rápido e essa força irá para as hélices através do eixo.
Túnel do eixo
Sendo um dos grandes responsáveis pela movimentação do barco, o eixo propulsor precisa estar seguro de certas situações. Afinal, ninguém quer que imprevistos façam você ficar parado na água.
Sendo assim, o nomeado túnel é um tubo que envolve o corpo do eixo, protegendo este de impactos ou outros fatores externos. Geralmente, o túnel é acoplado ao casco do barco, enquanto permite que o eixo gire por dentro dele.
Como todos já imaginam, a hélice é o componente que, através da sua alta rotação, movimenta todo o veículo náutico. Localizada ao final do eixo propulsor, essa também é uma peça essencial da indústria naval.
Afinal, com uma rotação por minuto altíssima somada à resistência da água, a força exercida sobre a hélice nunca é baixa. Isso obriga qualquer empresa do segmento a produzir essas peças com alta resistência.
Mancal de escora
Como acabamos de falar, a força e a rotação da hélice não são baixas. E, para que a movimentação desse sistema não impacte nos demais componentes do eixo propulsor, o mancal de repuxo é o responsável por segurar todo o empuxo gerado pela hélice.
Dessa maneira, o mancal é uma peça que fica dentro do barco e, em geral, é composto de um rolamento de esferas. Este também se encontra fixado no eixo propulsor através de uma bucha de retenção.
Agora que já falamos dos principais responsáveis pelo funcionamento do eixo propulsor, daremos destaques às peças que auxiliam o bom funcionamento dos componentes que tratamos acima.
Bucha externa e interna
Quando falamos de buchas no eixo propulsor, precisamos considerar que há duas diferentes buchas nesse sistema: uma que fica junto à hélice e outra que se localiza na junção do eixo e do mancal, ficando mais do lado interno do barco.
Em se tratando de peças que rotacionam, as buchas têm uma missão importante na durabilidade do eixo: proteger contra o atrito e o desgaste.
Mesmo quando se trata de um veículo da indústria naval que atua 100% dentro da água, as peças ainda correm o risco de esquentar e fundir. E para uma preservação adequada do eixo propulsor, as buchas ficam entre peças que, normalmente se raspariam durante as navegações.
Inclusive, se você quer saber um pouco mais sobre a composição de buchas como estas, não esqueça de conferir tudo sobre as nossas buchas D-GLIDE.
Spinner
Funcionando em uma perspectiva de segurança e integridade do eixo propulsor, o spinner é o componente responsável por sempre manter a hélice presa e no lugar.
Construída com as angulações certas e um interior que rosqueia e prende, mesmo em alta rotação, o spinner mantém a sua firmeza sempre estável.
Junta elástica
Regulando a distância e a proximidade ideal entre determinadas peças, a junta elástica ainda auxilia na absorção de impacto e torque produzida pelo funcionamento do motor e a movimentação do eixo.
Localizada mais na base do eixo (lado interno), ela alivia todos os impactos gerados pela movimentação do motor e os giros do eixo propulsor.
Enfim, essa foi a nossa explicação sobre os componentes de um eixo propulsor, as suas funções e como é a atuação integrada entre eles. Gostou desse assunto e quer saber mais sobre peças e cuidados na indústria naval? Acesse o nosso blog e confira todos os materiais que preparamos para você. Visite também, as nossas redes sociais e mantenha-se informado nas novidades da RK.
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