bomba-hidraulica

Manutenção de bomba hidráulica: o que é, importância e quando fazer?

A falta de compreensão em práticas preditivas é um fator diretamente ligado à quebra de um equipamento industrial. No entanto, investir em manutenção de bomba hidráulica é uma boa opção para evitar esse problema.

Não é uma novidade que qualquer componente industrial exige cuidados regulares para o desempenho esperado ser alcançado, que no caso é prolongar a sua vida útil.

Em geral, muitos profissionais são dominados pela correria. Dessa forma, cuidados básicos acabam passando despercebidos, e consequentemente, influenciando na entrega do produto final. Pensando nisso, elaborar um plano de ação para não ser pego de surpresa pode te ajudar a evitar gastos. Quer descobrir como? Então, continue a leitura desse artigo!

O que é bomba hidráulica e por que ela é importante?

A bomba hidráulica é um dispositivo mecânico responsável por realizar a distribuição do líquido ou fluido através de conexões por meio de mangueiras. Assim, cria-se pressão e ela garante que a máquina funcione de forma adequada. Então, de modo geral, caso ocorra falha em seu funcionamento, existe o risco disso prejudicar os outros componentes conectados a ela.

Tendo isso em mente, a bomba é responsável por gerar o fluxo contínuo de fluidos que são fundamentais para o funcionamento do sistema, além de fornecer a pressão para que tudo esteja em harmonia.

No final, é interessante observar o porquê da máquina estar em movimento. É tudo graças ao trabalho desses componentes que, de fato, são invisíveis, mas essenciais para a sua vida útil.

Quais são os tipos de manutenção de bomba hidráulica?

Para entender como funciona a manutenção de bomba hidráulica, resolvemos dividi-la em etapas, levando em consideração a prevenção, o monitoramento e a reparação. Veja a seguir, com mais detalhes.

Para criar um hábito, sugerimos que você defina quando serão os intervalos para realizar a inspeção, limpeza ou até mesmo lubrificação das peças que estão desgastadas. É uma prática conhecida como Manutenção Preventiva.

Contudo, caso tenha esse costume ou já pratique a ação, seja proativo! A Manutenção Preventiva pode ajudar para que esse problema não ocorra. Além disso, utilize técnicas de monitoramento e análise de dados, assim você prevê falhas ou até mesmo problemas como paradas.

Por fim, existe a Manutenção Corretiva. Ela não é considerada uma boa opção, pois nessa etapa, é necessário realizar a substituição do componente, ou seja, ela representa gastos e pode deixar a sua produção parada por tempo indeterminado, caso você não tenha uma alternativa de substituição.

manutencao-de-maquinas
profissionais realizam a manutenção de máquinas

Manutenção de bomba hidráulica: entenda como funciona cada etapa do processo

Apesar de entender a necessidade da manutenção, em primeiro momento, é comum sentir dúvidas e não saber por onde começar. Porém, não se preocupe, listamos todos os caminhos que você deve seguir para que não ocorra nenhum problema durante o percurso.

No entanto, é importante seguir as boas práticas da Manutenção Corretiva, Preditiva e Preventiva. Primeiramente, queremos que você entenda que, apesar de os nomes serem parecidos, trata-se de ações diferentes que têm o propósito de proteger.

Agora, falando sobre bomba hidráulica…

Existem procedimentos preventivos e corretivos que podem facilitar a sua vida, quando se trata da manutenção de bomba hidráulica. Lembre-se de definir os objetivos. Para isso, existem boas práticas a serem seguidas:

Faça uma Inspeção e Auditiva

Nesta etapa, qualquer sinal de desgaste, vazamento ou outro dano, exige uma atenção redobrada. A ação preventiva envolve desde inspecionar as mangueiras, conexões e vedações, até identificar ruídos que são considerados anormais.  

Preste atenção no fluido hidráulico

Você tem o costume de coletar amostras do seu reservatório? É importante avaliar a qualidade. Para evitar a contaminação, realize testes no laboratório de sua empresa e faça as medidas corretivas necessárias.

Higienização ou substituição de filtros

Ainda falando sobre contaminação, os filtros são componentes que estão propensos ao acúmulo de bactérias. Ou seja, ele precisa da sua atenção, portanto, aposte na drenagem, remoção ou substituição, observando sempre a necessidade.

Lembre-se do alto investimento no equipamento de produção. Cabe a você mantê-lo, para evitar a perda na produtividade ou até mesmo o prejuízo com a recompra do maquinário. Então, práticas como estas garantem a sua durabilidade a longo prazo.

Manutenção de bomba hidráulica: vamos relembrar?

Estamos quase finalizando… Bom, lembre-se sempre de realizar o check-up completo da bomba hidráulica, verificando o nível certo, ou se o mesmo está limpo para evitar qualquer danificação.

Além disso, fique atento aos vazamentos e faça a substituição sempre que necessário, pois a troca regular evita problemas. Não esqueça de realizar a lubrificação necessária, assim como seguir o plano de manutenção necessário.

Cuidar da bomba hidráulica com manutenção regular é como cuidar da nossa saúde, pois garante que ela funcione bem por muito tempo e evita problemas maiores no futuro!

Gostou do conteúdo? Aproveite para acompanhar nossos blogs e mantenha-se atualizado sobre o segmento!




<