Profissional de manutenção na indústria

Manutenção de máquinas industriais: conheça o melhor componente para proteger seus eixos e alojamentos

A manutenção de máquinas industriais, é um fator de muita importância dentro de qualquer empresa. A mesma, se caracteriza por um conjunto de práticas que têm como foco, ofertar a boa ação dos equipamentos.

Nos dias atuais, contamos com diversos tipos de manutenção, cada uma com sua especialidade e caraterísticas diferentes, para oferecer o melhor desempenho na entrega dos produtos finais.

No entanto, contar com alguns componentes para ajudar nesse serviço, pode facilitar ainda mais a troca dos itens da sua máquina e ofertar uma maior vida útil para o equipamento.

Sendo assim, para conhecer mais sobre a manutenção industrial e a melhor peça para te ajudar nesse processo, continue lendo este artigo e tenha todas as informações que você precisa!

Para que serve a manutenção de máquinas industriais?

Com esse serviço em dia, torna-se possível reduzir as falhas e riscos inerentes ao maquinário.

Como citamos no início deste artigo, a manutenção nos equipamentos de uma indústria, serve para melhorar a ação dos mesmos e aumentar a sua vida útil.

Além disso, ao deixar de ter esse serviço em sua empresa, os danos gerados podem ter um valor muito alto para o seu bolso.

Veja algumas das principais desvantagens de não fazer a manutenção: risco à segurança dos colaboradores, redução de vida útil do equipamento; queda na qualidade da produção e muito mais.

Como fazer uma boa manutenção de máquinas industriais?

Hoje, fazer uma boa manutenção nos equipamentos da indústria, tem sido um grande desafio para as empresas. Como foi dito antes, contamos com três modelos desse serviço: preditiva, preventiva e a corretiva, cada uma sendo usada em ocasiões específicas.

No entanto, essa ação dentro de uma empresa, não funciona como uma receita de bolo. A mesma, deve se originar de um processo de análise que leva em conta as necessidades de cada departamento.

A manutenção de máquinas na indústria depende de diversos fatores e, ela pode ser programada e feita de forma periódica, para análises e inspeções, ou de forma inesperada, em consequência da quebra ou falha dos componentes que estão presentes no equipamento.

Essa que foi citada em segundo lugar, é tida como uma das mais caras. Pois, além da perda do produto, ainda gera ociosidade para o setor. Elas ocorrem, na maior parte das vezes, pela falta do serviço de manutenção preventiva.

No entanto, outro ponto que evita esses gastos, são as peças usadas na máquina, na hora de fazer todo esse processo. Os mesmos, também são de grande importância durante essa ação nos equipamentos da indústria.

Por que a proteção dos eixos e alojamentos é importante para evitar manutenções inesperadas?

Os eixos de um equipamento, são os principais responsáveis por unir um ou mais elementos, e pelo movimento de rotação de uma máquina.

Já quando falamos nos alojamentos, temos itens com a função servir de apoio para a transmissão mecânica em elementos girantes, como os eixos.

Os mesmos, se não protegidos da forma certa, podem sofrer com desgastes e até mesmo quebra. O que causa uma manutenção inesperada, gerando todos os problemas e gastos que citamos ao longo desse texto.

Por isso, garantir a proteção desses itens, não só aumenta a vida útil do seu equipamento, como também oferece uma ótima economia ao evitar prejuízos causados pela falta de manutenção.

Uma pessoa fazendo vistoria na máquina

Saiba qual é o melhor componente para aplicar em sua máquina e aumentar a vida útil da mesma!

Conhecida, também, como material de sacrifício em equipamentos industriais, a Bucha D-Glide da RK Componentes, é a melhor opção no mercado para fazer a proteção dos eixos e alojamentos da sua máquina.

Feita de resina e fibras sintéticas, esse item conta com aditivos que possuem ações lubrificantes, como o PTFE, tornando-se um grande diferencial no mercado.

Além disso, esse é um item exclusivo da RK, que teve o início da sua produção nos anos 2000 e vem sendo elaborado desde então, de acordo com o que cada cliente precisa. Continue lendo esta matéria e saiba mais informações!

Características do material

Moderno e eficiente são as palavras que definem esse componente. Sendo assim, suas principais características se resumem da seguinte forma:

  • É uma peça leve que opera a seco ou submersa;
  • Boa resistência mecânica e a variações de temperaturas;
  • É elástico e pode absorver atritos;
  • Não tem aditivos tóxicos em sua composição;
  • Possui fácil aplicação em relação a itens metálicos;
  • É um item autolubrificante;
  • Conta com ótimos prazos de entrega.

Especificações técnicas

Por ser um material de sacrifício, ele precisa ofertar uma boa resistência. Sendo assim, vamos te contar um pouco sobre os detalhes técnicos desse produto.

A bucha D-Glide, suporta diferentes cargas e temperaturas de operações, variando de -200°C a +130°C. Além disso, também é ótima para evitar danos e atritos, pois, sua resistência à compressão é de 267 MPa, e pressão normal equivalente a 75 MPa.

Principais aplicações

Por operar tanto a seco quanto submersa, as aplicações desse item são inúmeras.

Dessa forma, essa bucha aplica-se nos seguintes segmentos: indústria hidrelétrica, hidromecânica, ferroviária, naval offshore, bombas submersas verticais, guindastes veiculares, usinas eólicas, válvulas, entre outros.

Adquira os seus componentes para manutenção de máquinas industriais com a RK!

Em uma trajetória baseada em experiência, a RK Componentes Industriais está no mercado desde 1996 e, desde então, busca sempre ofertar o melhor para os seus clientes.

Atestando sempre a sua preocupação com a qualidade e o meio ambiente, todos os itens projetados estão de acordo com as normas exigidas. Em 2008 foram certificados com a ISO 9001-2000, que foi homologada em 2010 para a ISO 9001-2008 e, em 2018, para a ISO 9001-2015.

Cada peça fabricada está focada em oferecer as melhores soluções, a fim de impactar de forma positiva os resultados de cada empresa parceira da RK.

Então, para conhecer mais sobre essa marca e a bucha D-Glide, acesse o nosso site e descubra tudo o que você precisa.

E se o seu interesse é continuar lendo artigos como esse, o nosso blog tem muitos outros conteúdos para você tirar todas as suas dúvidas e conferir as melhores dicas.




<