Conheça os principais cuidados na manutenção de tratores agrícolas

Você já parou para pensar nos critérios que precisamos observar quando falamos de manutenção de tratores agrícolas? Sabe se esses equipamentos precisam de um cuidado especial em seus reparos?

Foi pensando nesses pontos que trouxemos este material, mostrando os principais pontos que você e todos os profissionais do setor agro devem ter nas manutenções. Leia atentamente, confira cada tópico e redobre a atenção em todos os próximos reparos dos seus tratores!

Qual o melhor intervalo entre uma manutenção de tratores agrícolas e outra?

Como realizar os reparos e manutenção de tratores agrícolas exige alguns recursos, esse gasto faz com que vários produtores rurais acabem estendendo a hora de revisar o trator. Porém, isso é um pouco perigoso, já que um pequeno problema pode se desenvolver em uma dor de cabeça maior em pouco tempo.

Estabelecer um tempo exato é uma questão bem mais difícil do que parece. Afinal, quando falamos do mercado agro, há diferentes usos e desgastes para os tratores. O ideal é que cada profissional fique sempre atento e realize manutenções periódicas.

Assim como nos carros, nos tratores também podemos realizar as manutenções:

– Preventiva: feita pontualmente, visando verificar, identificar e corrigir um problema antes que sinais apareçam;

– Preditiva: feita como um check-up, verificando e testando possíveis falhas antes que estas realmente existam;

– Corretiva: solucionando um problema que já está acontecendo no trator.

E quais sinais indicam a necessidade de uma manutenção de tratores agrícolas?

Falando de maneira prática, listaremos abaixo os sinais e as possíveis causas que exigem atenção!

1 – Trator com dificuldade na hora de ligar: provável problema no sistema de ignição;

2 – Barulhos contínuos durante uso do trator: indica folga de alguma peça ou componente que está batendo internamente;

3 – Bateria que acaba rápido: provável falha em alguma fiação que desvia carga;

4 – Balanço excessivo na cabine: amortecedores que precisam de revisão;

5 – Demora na resposta do freio ou aceleração: falha nos cabos de transmissão.

Como há uma infinidade de problemas que afetam os tratores, trouxemos apenas esses 5 que são os principais exemplos de sinais que indicam a hora da manutenção. Porém, qualquer adversidade já merece atenção e investigação da sua parte!

Cuidado onde realiza a manutenção dos seus tratores!

Além dos sinais que o trator apresenta no uso diário, também devemos ficar de olho se o serviço de manutenção está adequado.

Se as revisões feitas em seus equipamentos nunca acabam 100% com os sinais de falhas, isso significa que o serviço feito não foi tão eficiente. Nesse caso, o melhor é considerar outros profissionais que realmente possam solucionar suas necessidades.

Além da persistência dos sinais de falha, a demora na entrega também é um fator valioso. Isso porque, quanto mais lento é o serviço de manutenção de tratores agrícolas, mais demorará para voltar à ativa. E é claro que isso implica diretamente no seu rendimento.

A “idade” do seu trator também deve ser considerada

Após falar dos sinais de problemas mecânicos e dos reparos, um fator que ainda pode atrapalhar as atividades no campo é o tempo de uso de um trator.

Isso porque, mesmo com os devidos cuidados durante o uso deste equipamento, o tempo também vai degradando peças, circuitos, materiais e componentes.

Ou seja, mesmo com a atenção total da sua equipe, é normal que num determinado momento, um trator precise ser “rebaixado” a serviços menores e que um novo seja colocado em seu lugar.

A manutenção de tratores agrícolas ainda valerá a pena?

Uma última questão a qual precisamos ficar atentos quanto à manutenção de trator é o custo-benefício desses reparos. Isso porque, considerando os fatores de que já falamos anteriormente, a gravidade do estado do trator pode não ser totalmente reversível com os serviços profissionais. Ou seja, ficar investindo em certas manutenções pode ser um gasto sem retorno.

Para que essa perda de dinheiro não aconteça, você precisa sempre analisar a situação, comparar e perceber se vale a pena continuar mantendo um trator mais velho ou cotar preços para investir em um trator novo.

Não esqueça de manter os componentes que aumentam a segurança do trator!

Como a RK é especialista em desenvolver e entregar as melhores soluções de buchas autolubrificantes, falamos com propriedade que componentes como as nossas buchas são essenciais para a saúde e segurança de qualquer trator.

Porém, ainda há diversas outras peças que cumprem esse mesmo objetivo.

Por isso, verificar de tempos e tempos a integridade dessas peças também é uma manutenção diária que permite uma vida útil ainda maior dos componentes em um trator.

Por fim, além de destacar a manutenção de tratores agrícolas, você pode entrar em contato e chamar a nossa equipe sempre que precisar de ajuda com buchas autolubrificantes! Também fique sempre atualizado seguindo as nossas redes sociais.

Nos vemos em breve!




<