placa isolante

Placa isolante: descubra os mitos e verdades sobre o componente industrial

Inegavelmente, a qualidade dos equipamentos é um ponto crucial para produtividade da indústria. Além disso, máquinas potentes e vantajosas conseguem oferecer grandes benefícios para a produção, como otimização e economia. Por isso, apostar nos componentes certos também pode fazer uma enorme diferença. O isolamento térmico em equipamentos industriais pode garantir vantagens para a produção e representar resultados mais expressivos. Para que você tire suas dúvidas sobre itens, como placas isolantes, decidimos esclarecer os maiores questionamentos sobre o assunto.

Então se você deseja saber mais, continue a leitura e confira os mitos e verdades sobre este tipo de componente industrial.

O que é uma placa isolante?

De fato, por ser um item versátil e resistente, esta opção vem se tornando cada vez mais popular e procurada. Por isso, é fundamental explicar o que ela é e como atua.

Primeiramente, o produto é o responsável por fornecer o isolamento térmico para equipamentos como injetoras, prensas e moldes de injeção.

Portanto, uma placa isolante é o material que vai dificultar o desperdício de calor através de sua alta resistência térmica. Assim, o item cria uma barreira de acordo com a necessidade de cada máquina.

Além disso, por ser utilizada para reter a temperatura, a placa isolante evita que a dissipação de calor desgaste outras peças do equipamento onde está instalada.

Ou seja, é um produto que promove o isolamento e a proteção da máquina, fazendo com que os danos e riscos sejam reduzidos.

Sabemos que alguns equipamentos não podem perder a temperatura, para que suas tarefas sejam realizadas com total eficiência. Então, um componente, como uma placa com propriedade isolante, pode ajudar a manter a produtividade e melhorar os resultados.

Da mesma maneira, promove um equilíbrio que garante um produto final com mais qualidade, sem danificar nenhuma parte da máquina.

Mitos e verdades sobre este material

Sem dúvidas, com o aumento da busca por este tipo de componente, os questionamentos também apresentam crescimento. Mas separamos os mais recorrentes, para que você entenda um pouco melhor o que é uma placa isolante e como ela pode beneficiar um equipamento industrial. Confira:

Isolamento térmico não gera economia

Mito – Conforme já citamos acima, o isolamento térmico em equipamentos industriais, que pode ser feito através de anel ou placa isolante, é um processo muito vantajoso. Desse modo, a economia está entre um dos benefícios da aplicação. No entanto, os resultados são percebidos de uma forma diferente. Por exemplo, a economia é vista através dos bons resultados que vão surgindo na produção.

Ou seja, ao investir neste tipo de componente, suas máquinas passam a produzir melhor. Isso gera uma redução em gastos com retrabalhos e desperdícios.
Além disso, o equipamento fica mais conservado e aumenta sua vida útil, economizando em manutenções e eventuais reparos.

O uso de amianto pode oferecer riscos para a produção?

Verdade – De fato, este é um ponto que merece atenção na hora de escolher quais componentes farão parte dos equipamentos da sua indústria. Pois o amianto é um material muito perigoso.

Primeiramente, é importante ressaltar que por ser um produto com preço acessível, o amianto se tornou popular. Mas, por mais que seja resistente ao calor, oferece sérios riscos para onde é utilizado.

Sem dúvidas, um dos grandes perigos é com a saúde das pessoas que entram em contato com o material. Pois, a poeira derivada da fibra, pode causar problemas, que começam com uma reação no sistema respiratório e chega a causar uma doença progressiva ou até mesmo asbestose, que é a perda da capacidade respiratória.

Do mesmo modo, podem surgir problemas nos pulmões e câncer, por meio da formação de espécies reativas de oxigênio, já que as mutações celulares geradas podem originar as células cancerígenas.

Além disso, o meio ambiente também é prejudicado com o uso de itens, com amianto. Pois, a fibra emite alto nível de poluentes, que prejudicam o ecossistema e a qualidade de vida de uma maneira geral.

Por fim, os equipamentos da indústria também podem ser danificados, já que o amianto solta compostos capazes de causar defeitos nas máquinas e prejudicar o produto final.

Por isso, caso precise de materiais para isolamento térmico industrial, escolha os livres de amianto.

Afinal, a saúde da sua equipe, o bom funcionamento dos equipamentos e a preservação do meio ambiente são prioridades que merecem dedicação.

A placa isolante conta com um modelo único para todos os equipamentos

Mito – De fato, uma das grandes vantagens da placa isolante, assim como outros materiais com esta propriedade, é a possibilidade de ter produtos que se encaixem perfeitamente ao equipamento.

Ou seja, existem empresas que fabricam o material com exclusividade, de acordo com as medidas de cada máquina e necessidade.

Para saber qual o tipo de componente adequado para sua produção, a dica é fazer uma análise individual e considerar fatores como condutividade e radiação térmica, temperatura operacional, absorção de água e resistência química e resistência a pressão e contração na espessura.

Assim, ao identificar fatores como estes, é possível encontrar a solução mais eficiente para a sua empresa.

Banner Rk Isol

RK Componentes Industriais

Todos os benefícios citados ao longo deste texto podem ser adquiridos com os itens da nossa linha Isol®, voltada para o isolamento térmico de equipamentos industriais.

Temos produtos, como anéis isolantes e placas planas, feitas com resinas especiais e 100% livres de amianto.

Nossos itens são reforçados e estão prontos para promover o isolamento e a proteção que as suas máquinas precisam, para atuarem com produtividade e eficiência.

A nossa linha atende diversas aplicações que necessitam de calor para fundir e curar materiais como borracha, madeira e plástico e auxilia na transformação de produtos finais planos ou moldados cheios de qualidade. Entre as principais vantagens de nossos itens podemos destacar a excelente economia energética, melhor resistência a temperatura e maior resistência mecânica do mercado.

Então se você deseja assegurar essas vantagens e melhorar o desempenho de seus equipamentos industriais, fale conosco agora mesmo e tire suas dúvidas com nossos especialistas.

E se gostou desta matéria, continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos novos conteúdos para você!