Pessoas paradas analisando uma máquina na indústria

Descubra o que é uma capacidade ociosa e como ela afeta a sua indústria

Hoje em dia, existem diversos indicadores que são pontuados na hora de analisar se uma empresa pode aumentar ou não a sua produção. Dentre eles, temos a capacidade ociosa.

Essa citada acima, nada mais é do que a diferença entre a capacidade instalada de uma empresa e seu efetivo volume de produção. Dessa forma, falando em outras palavras, ela representa o quanto uma empresa pode produzir para atingir a sua eficácia na produção.

Sendo assim, após ser calculada, a mesma ajuda a encontrar formas de aumentar a produtividade da sua empresa, o que garante uma melhor exploração de materiais e otimização de tempo dos seus funcionários.

Por ser uma métrica importante dentro de uma indústria, ela pode contribuir para ajudar a analisar e reduzir gargalos em uma produção.

Quer conhecer mais sobre a capacidade ociosa e como ela afeta de forma direta o seu negócio se não analisada da forma correta? Continue a sua leitura e confira!

Ociosa X Instalada

Antes de calcularmos a capacidade ociosa de uma empresa, é vital dominar outro conceito, que é a instalada. A mesma, representa a quantidade total de produtos que um negócio pode fabricar em um certo intervalo de tempo, usando a sua capacidade total de recursos.

Para defini-la, você precisa levar em conta alguns dados, como por exemplo: o número de produtos feitos por uma máquina em um dia, assim como, a dedicação total dos funcionários no mesmo período de tempo.

Ao calculá-la, é vital ter o cuidado de não tornar esse número irreal. Além disso, temos alguns pontos que devem ser levados em conta, como por exemplo: o downtime das máquinas, a habilidade dos operadores e as paradas que ocorrem na cadeia produtiva.

Contudo, depois de finalizar suas contas, basta compará-la com a sua produção atual. Como resultado, a diferença irá representar a sua capacidade ociosa. Sendo assim, esse também torna-se um indicativo do seu potencial produto!

banner ebook

Como aplicar a capacidade ociosa na economia do seu negócio?

A ociosa é um dos principais indicadores que sinalizam a recessão em uma economia. Isso porque, a primeira medida das empresas para reduzir os índices é trocar os fatores de produção que têm.

Quando isso ocorre, a indústria pode decidir por demitir funcionários ou vender os equipamentos, tornando a instalada menor.

Além disso, o conceito de capacidade ociosa também é muito usado para medir a eficácia para recuperar a economia em um curto período de tempo.

5 dicas para reduzir a sua capacidade ociosa!

Quando um negócio investe em novas máquinas, contrata pessoas e treina os novos e antigos funcionários, um grande capital está envolvido, o que, de certa forma, aumenta os custos de uma produção.

Um alto nível de ociosidade nessas etapas, podem trazer muitos gastos, o que gera prejuízos para a empresa.

Sendo assim, ao reconhecer a capacidade ociosa de um negócio, reduzi-la, torna-se um dos focos de um gestor. Então, confira agora, algumas dicas para tornar isso possível!

Máquina parada na indústria

Tenha metas definidas

É vital traçar projeções possíveis, de acordo com o que é real para o seu negócio. Para isso, é preciso levar em conta os limites da indústria e dividir quanto tempo irá se destinar a cada etapa da ação.

Capacite os seus colaboradores

Contar com pessoas capacitadas e preparados em uma linha de produção é de muita importância. Com isso, é possível que os mesmos tenham uma maior autonomia para lidar com problemas e falhas, de forma prática e racional.

Invista em novas máquinas e manutenção

Máquinas velhas podem te gerar grandes gastos com ajustes e trocas de itens, o que atrasará todos os seus processos deixando sua produção muito ociosa.

Ao garantir as novas, é vital prezar pelo bom uso das mesmas, sempre com o intuito de não gerar prejuízos ao ritmo de produção.

Implemente um software para te ajudar

Um software de gestão em uma indústria, é sempre uma boa ideia. Pois, todos os setores e etapas da operação podem ser organizados, com um fluxo de trabalho, documentos e materiais.

Ao integrar todas as áreas e fazer o registro de dados, torna-se possível reconhecer os pontos fortes e os que precisam de melhorias, de uma forma mais ágil e precisa.

Implemente sensores e controladores nas máquinas

Capaz de identificar variações na ação de suas máquinas e alertar seu time sobre quais as medidas que precisa para estabilizar essa produção, implementar sensores e controladores é uma ótima opção para te ajudar no processo de redução da ociosidade.

Com base em tudo o que lemos até aqui, podemos perceber que a ociosidade é um sério problema para a maioria dos gestores dentro de um negócio. Por isso, estar sempre em busca de soluções para essa falha é vital.

Em nosso blog, você encontra muito mais dicas como essa para ajudar no seu dia a dia dentro de uma empresa, e otimizar os processos das suas máquinas. Acesse agora mesmo e confira!




<