placas de isolamento térmico

3 motivos para apostar em placas de isolamento térmico nos equipamentos industriais

Sem dúvidas, estamos vivendo um momento delicado, em que comércios e empresas de diversos segmentos estão enfrentando diariamente os prejuízos causados pela crise do coronavírus. Sabemos que na área industrial a situação não é diferente. Desse modo, é preciso buscar alternativas que ofereçam soluções rápidas e eficientes. Por isso, queremos te mostrar como investir em placas de isolamento térmico para seus equipamentos como injetoras, prensas e moldes podem oferecer vantagens para sua indústria.

Portanto, se você deseja saber um pouco mais sobre este componente e entender quais benefícios suas máquinas industriais podem adquirir com o seu uso, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é uma placa de isolamento térmico?

Primeiramente, é importante ressaltar que quando falamos sobre materiais isolantes térmicos estamos nos referindo aos itens que dificultam o desperdício de calor através de sua alta resistência térmica.

Desse modo, é criada uma barreira para passagem de calor por meio de materiais sólidos que variam de acordo com a necessidade de cada máquina. Por exemplo, como as placas isolantes, que são utilizadas com a função de reter a temperatura e não permitir que a dissipação do calor cause desgaste das placas de fixação de equipamentos como moldes ou injetoras.

Motivos para apostar nos itens isolantes

Sem dúvidas, existem bons motivos para apostar nas placas de isolamento térmico para equipamentos industriais.  Confira os principais deles:

Produtividade

Conforme já citamos ao longo do texto, os materiais que promovem isolamento térmico em equipamentos industriais como as placas isolantes, são primordiais para ajudar no bom controle da temperatura.

Dessa maneira, as placas influenciam positivamente na produtividade da equipe, pois sua ação é determinante para o acabamento das peças, além de auxiliar na contração, tensões internas e estabilidade dimensional.

Proteção dos equipamentos

Inegavelmente, a proteção térmica é um dos grandes motivos para utilizar placas de isolamento térmico em equipamentos como injetoras, prensas e moldes. Afinal, este tipo de produto também protege os componentes críticos de aquecimento e previne possíveis deformações. Isso acontece pois as placas promovem um equilíbrio que possibilita melhoria na qualidade do produto final sem danificar nenhuma parte da máquina.

Economia

Por fim, queremos destacar um benefício para o departamento financeiro da empresa. Você provavelmente já ouviu falar que muitas vezes o barato sai caro, não é mesmo? Pois bem, essa frase se encaixa perfeitamente no ambiente industrial, já que muitas vezes gestores preferem cortar itens que podem gerar economia e vantagens em um futuro próximo.

placas de isolamento térmico

As placas de isolamento térmico para equipamentos industriais se encaixam nesta questão, pois estão sendo cada vez mais priorizadas por conta de seus benefícios.

Ou seja, os itens além de influenciarem positivamente nas atividades deste tipo de máquina, também ajudam a evitar danos e prejuízos. Pois além de promoverem mais eficiência durante a produção, conseguem proteger a parte interna do equipamento. E isso significa mais economia, pois uma máquina protegida representa menor necessidade de manutenções, trocas e até mesmo reparos graves.

Além disso, como influencia no acabamento de peças, o material pode ajudar a reduzir a necessidade de retrabalho e reduz as perdas dos materiais produzidos, que são finalizados com mais eficiência e precisão.

Não corra riscos: aposte em um fornecedor de qualidade

Em nosso blog, já falamos sobre a importância de encontrar um bom fornecedor de placas de isolamento térmico para seus equipamentos industriais. Na matéria que você pode conferir clicando aqui, listamos algumas dicas para realizar essa escolha sem erros.

Mas é sempre bom lembrar que esta decisão exige cuidado, pois pode influenciar até mesmo na produtividade da sua equipe. Por isso, é essencial buscar uma empresa que ofereça um excelente custo-benefício, aliando qualidade, atendimento diferenciado e boas condições de pagamento.

Banner Rk Isol

Portanto, para identificar a empresa ideal para fornecer este tipo de material para os equipamentos da sua indústria, procure saber como ela trabalha e informe-se sobre como os produtos são fabricados.

Certifique-se de que os componentes utilizados não são prejudiciais tanto para as máquinas quanto para os profissionais da sua equipe e priorize itens conhecidos por sua resistência e durabilidade. 

Do mesmo modo, é essencial conhecer a missão, os princípios e objetivos da empresa. Valorizar uma marca que consegue priorizar a qualidade de seus componentes sem deixar a preocupação com o meio ambiente de lado pode fazer grande diferença na sua indústria.

Afinal, é cada vez mais importante prestar atenção nos cuidados que as empresas vem tomando com o futuro que estamos construindo.

Além disso, para encontrar as placas de isolamento térmico ideais para o seu equipamento industrial, a dica é analisar qual solução se encaixa melhor nas atividades realizadas na sua empresa. Assim, é importante considerar fatores como condutividade e radiação térmica, temperatura operacional, absorção de água, resistência química e resistência à pressão e contração na espessura.

RK Componentes Industriais   

Produzimos componentes industriais de qualidade, incluindo uma linha totalmente voltada para o isolamento térmico de equipamentos de indústrias de diferentes segmentos.

A linha Isol® conta com opções como anéis isolantes e placas de isolamento térmico feitas com componentes reforçados e resinas especiais.

Desse modo, os produtos são perfeitos para aplicações que precisam de calor para fundir e curar materiais como borracha, madeira e plásticos, que podem se transformar em produtos finais planos ou moldados.

Os materiais da RK Componentes para isolamento térmico de equipamentos industriais oferecem maior economia energética, a melhor resistência a temperatura e a maior resistência mecânica do mercado.

Além disso, nossos produtos são 100% livres de amianto, fibra que pode oferecer alguns riscos para as máquinas, para o meio ambiente e para a saúde dos profissionais. Assim, produzimos nossos materiais com fibras especiais e compostos orgânicos que reforçam nossa responsabilidade e preocupação com todos que entram em contato com nossos itens.

Então se você deseja saber um pouco mais sobre esta linha especial, fale conosco. Acesse agora mesmo o nosso site, conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho e tire suas dúvidas!

E se desejar receber mais dicas sobre a área industrial e sobre assuntos envolvendo o isolamento térmico de seus equipamentos, continue acessando o nosso blog para conferir todas as nossas novidades!