bomba-submersivel-com-bucha-autolubrificante

Bombas submersíveis: você sabe qual é a bucha autolubrificante certa para a sua demanda?

É certo que em nosso cotidiano, muitas das decisões que tomamos podem significar o sucesso ou não de um projeto. A compra de insumos para a sua indústria segue os mesmos preceitos. Afinal, cada escolha exerce muita influência nos resultados. Dito isso, você tem comprado os componentes certos para bombas submersíveis?

Pintou a dúvida? Vamos entender mais sobre quais são as melhores buchas autolubrificantes para a sua produção. Além, é claro, de garantir que você conquiste a máxima produtividade do seu negócio. Então, se você quer alcançar melhores resultados, já sabe o que fazer. Continue até o fim e aproveite as dicas!

O papel das bombas submersíveis na indústria (e por que devemos cuidar delas)

Não precisa se preocupar se até o momento você acreditava que apenas uma manutenção simples iria estender a vida da sua bomba submersível. Realmente, esse é um passo muito importante, mas temos muito o que fazer para assegurar esse tipo de proteção.

Como já sabemos, as bombas submersíveis desempenham um papel vital numa variedade de setores. Isso pode ser visto desde o abastecimento de água até o funcionamento de indústrias como um todo. Então, o cuidado com o equipamentos é mais do que essencial!

Uma das partes fundamentais para o cuidado desses sistemas é a bucha autolubrificante. Essas peças desempenham um papel crítico no funcionamento eficiente das bombas, garantindo uma operação suave e prolongando sua vida útil. Mas, pode ser um pouco mais complicado do que parece.


Afinal, escolher a bucha autolubrificante certa pode ser um desafio, considerando as diferentes demandas operacionais e ambientes em que utilizamos as bombas.

Como isso acontece?

Se a escolha é complicada, o funcionamento não poderia ser mais simples. Isso ocorre porque projetamos as buchas autolubrificantes para reduzir o atrito entre as partes móveis da bomba, como o eixo e a carcaça.

Desse modo, elas minimizam o desgaste e o calor gerado durante a operação, melhorando a eficiência das bombas submersíveis e prolongando sua vida útil.

Mas, como vimos anteriormente, não é qualquer componente que vai desempenhar esse papel. Vamos entender então quais os principais disponíveis no mercado e então, chegarmos nas dicas para escolher o melhor para a sua empresa. Continue aí!

Tipos de buchas e qual o melhor para bombas submersíveis

Ok… como a maioria dos insumos necessários na indústria, as buchas autolubrificantes podem se apresentar de diferentes maneiras. Então, compreender suas funcionalidades e características é fundamental para entender se ela é ou não uma boa escolha para a sua demanda.

Mas afinal, quais são os principais tipos de buchas autolubrificantes? É isso que vamos ver agora!

Existem dois tipos de buchas autolubrificantes de maior destaque no mercado, cada uma com características específicas que as tornam mais adequadas para determinadas aplicações. Os dois tipos mais comuns são:

Buchas de metal com revestimento autolubrificante

Esse tipo de bucha é composto por um substrato de metal revestido com material autolubrificante, como teflon ou grafite. Desse modo, ela oferece alta resistência mecânica e é ideal para aplicações de alta carga e baixa velocidade.

Bucha de polímero autolubrificante

Como o próprio nome diz, é feita de materiais poliméricos, como poliacetal ou poliuretano, essas buchas são conhecidas por sua excelente resistência química e baixo coeficiente de atrito. Por isso, ela é ideal para aplicações em ambientes corrosivos ou onde a lubrificação regular é difícil, como é o caso das bombas submersíveis.

buchas-ptfe-d-glide

A resposta para a pergunta inicial, já deve estar clara para você. Mas, vamos entender melhor como a escolha da bucha autolubrificante deve ser feita.

Escolha a bucha certa para suas bombas submersíveis

Ao escolher a bucha autolubrificante certa para uma bomba submersível, vários fatores devem ser considerados. Como vimos até o momento, essa escolha pode significar o sucesso da sua produção, bem como, a segurança do seu equipamento. Em primeiro lugar, precisamos nos atentar com…

Ambiente de operação

A temperatura, pressão e presença de produtos químicos no ambiente onde a bomba será utilizada. Afinal, esses componentes podem influenciar o tipo de bucha autolubrificante mais adequado, além de impactar nos resultados que cada uma pode oferecer. Por isso, é fundamental escolher a melhor para cada situação.

Requisitos de carga e velocidade

O nível de carga e a velocidade de operação da bomba afetarão a escolha do material da bucha autolubrificante, garantindo que ela possa suportar as condições de trabalho sem falhas prematuras.

Vida útil esperada

Em sua lista de prioridades, a vida útil deve sempre estar em primeiro lugar. É importante selecionar uma bucha autolubrificante que tenha um tempo de vida compatível com a aplicação específica da bomba, minimizando a necessidade de manutenção e substituição frequente. Principalmente quando falamos de bombas submersíveis, em que o ambiente impede manutenções constantes.

D-Glide® – Uma solução completa para a sua indústria

Chegou o momento de entender qual a escolha definitiva para a sua indústria. E a tecnoligia RK não poderia ficar de fora. O D-GLIDE® é um material composto por resina e fibras sintéticas, que pode ser modificado com aditivos autolubrificantes como o PTFE (politetrafluoretileno). Esse material foi desenvolvido para atender às necessidades de diversas indústrias, proporcionando um componente versátil e de alto desempenho.

Essa é a solução para você que está procurando pela bucha autolubrificante certa para bombas submersíveis. Fale com nosso time agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre esse investimento.

Não esqueça de continuar acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades da RK e do mercado. Siga a gente nas redes sociais e saiba tudo em primeira mão!




<