buchas para eixos

Buchas para eixos: conheça os tipos de manutenção do componente

Sem dúvida, os mancais de deslizamento são equipamentos muito importantes para os sistemas de rotação. Pois eles são peças fundamentais para suportar o eixo durante as movimentações. Portanto, é essencial realizar análises frequentes para que o bom funcionamento seja mantido. Desse modo, hoje queremos falar sobre a importância da manutenção em buchas para eixos e mostrar os diferentes tipos de análise.

Quer saber como o serviço pode influenciar positivamente em seus resultados? Então continue a leitura e tire suas dúvidas!

Tipos de manutenção em buchas para eixos

Primeiramente, é sempre importante lembrar que este tipo de componente é uma peça fundamental para dar suporte para diferentes equipamentos industriais.

Ou seja, a peça está diretamente relacionada com a produtividade da indústria e, por consequência, com seu desempenho.

Portanto, cuidar das buchas para eixos representa a preocupação com os sistemas das suas máquinas, que devem ter suas funcionalidades mantidas e sua vida útil preservada.

Para te auxiliar nesta questão, selecionamos os serviços que podem ajudar a manter os mancais do maquinário da sua empresa em ótimas condições. Confira!

Manutenção preventiva

De fato, a manutenção preventiva é uma das mais importantes. Afinal, como o próprio nome já diz, ela ajuda a evitar problemas. Portanto, entre os maiores destaques deste tipo de análise está a lubrificação das buchas para eixos.

Existem buchas que são autolubrificantes e já contam com este diferencial. Mas é preciso estar de olho na lubrificação. Pois ela neutraliza os atritos e controla o aquecimento. Assim, ajuda a proteger o componente.

Desse modo, estabelecer um bom plano de lubrificação é essencial para preparar a máquina e garantir que sua produtividade não seja prejudicada.

Manutenção preditiva

Existe também a manutenção preditiva, que realiza uma análise em campo e ajuda a controlar um dos problemas que mais atingem as buchas para eixos: a vibração.

Quando este dano acontece ele pode atingir a máquina e causar outros defeitos. Desse modo, o equipamento pode sofrer desgaste precoce das peças, afrouxamento de parafusos e diversos problemas

Mas com a manutenção adequada, que realiza um balanceamento em campo, é possível reduzir o estresse mecânico e diminuir as vibrações, estabelecendo níveis adequados para o bom funcionamento.

Manutenção corretiva

Por fim, a manutenção corretiva visa recuperar danos causados pelo tempo e por problemas como vibrações e superaquecimento.

Dessa forma, a recuperação é essencial para devolver as funcionalidades do equipamento.

No entanto, vale lembrar que em alguns casos o processo não é suficiente e apenas a troca de peça pode resolver a situação.

buchas para eixos

Por isso, é muito importante valorizar as manutenções citadas anteriormente. Pois elas podem evitar não apenas danos nas máquinas, como também a queda de produtividade e prejuízos financeiros.

Portanto, a dica é monitorar os equipamentos e os prazos de realização das análises. Assim, é possível ter uma gestão preventiva, mais eficiente e com máquinas e componentes com excelente desempenho e vida útil longa.

Prazos para realizar a análise

Sem dúvida, como você viu ao longo do texto, as manutenções são extremamente importantes para os equipamentos industriais com buchas para eixos.

De acordo com especialistas, os mancais de deslizamento que sustentam polias devem ser analisados uma vez por mês. Os de apoios pequenos precisam de manutenção a cada dois meses. Já os de cabeçote, engrenagem ou os utilizados em motores elétricos devem receber o serviço a cada 20 ou 30 dias.

No entanto, é preciso ficar de olho no manual da máquina para manter a frequência adequada para cada tipo de equipamento. Pois fatores como limite de carga, velocidade de movimentação, lubrificação e calor gerado podem influenciar nesses prazos.

Mas para realizar o serviço é preciso tomar alguns cuidados.

Primeiramente, o recomendado é parar a máquina para testar seus elementos sem riscos.

Para realização da análise, é preciso contar com um mecânico que conheça o sistema e saiba identificar possíveis erros.

Desse modo, o ideal é verificar a presença de impurezas, quebras e danos como folgas e vazamento de lubrificante.

Depois que isso for feito, é preciso analisar a máquina em funcionamento. Assim, é possível identificar eventuais ruídos e vibrações inadequadas.

Limpeza das buchas para eixos

Inegavelmente, todo sistema que conta com mancais precisa de limpeza frequente.

Dessa forma, a dica é realizar a desmontagem e remontagem das peças com bastante atenção na ordem de cada elemento.

Além disso, é importante tomar cuidado para que a umidade e a sujeira não entrem no sistema desmontado.

Portanto, é essencial cobrir a máquina enquanto as peças estão sendo analisadas ou higienizadas.

Os mancais desmontados devem ser lavados com produtos que dissolvam o lubrificante e eliminam as impurezas. Desse modo, o recomendado é novamente recorrer ao manual do fabricante para ver qual item é indicado para a limpeza da peça.

As melhores buchas para eixos

De fato, a manutenção de mancais é fundamental para ter sistemas de rotação com vida útil prolongada e excelente funcionamento.

Mas também é preciso contar com produtos que elevem os resultados, ofereçam mais produtividade e consigam suportar diferentes cargas e situações.

O D-GLIDE® da RK é o material que seus equipamentos precisam para atuar com ainda mais segurança e proteção.

O item produz buchas para eixos eficazes e com propriedade de deslizamento resistente ao desgaste.

Do mesmo modo, as buchas lubrificantes feitas com o D-GLIDE® reduzem a necessidade de manutenção e podem ser aplicadas tanto em locais secos quanto submersos, sem danificar o meio onde está atuando.

Entre as principais aplicações deste produto podemos citar as indústrias hidrelétrica, hidromecânica, naval, offshore, ferroviária, bombas submersas ou verticais, guindastes veiculares, usinas eólicas e válvulas. 

O item ainda é conhecido por sua resistência e eficiência para substituir materiais muito mais caros como o bronze.

Além disso, as buchas, que podem ser feitas de acordo com a necessidade de cada cliente, são de produção nacional e oferecem valor mais acessível e entrega agilizada em comparação aos itens importados.

Dessa forma, seu pedido pode ser entregue entre 7 e 10 dias úteis após a solicitação.

Quer saber mais detalhes sobre nosso material resistente e com excelente custo-benefício?

Acesse o nosso site e tire suas dúvidas.

Se preferir, você pode entrar em contato conosco pelos telefones (19) 3935-4542, (19) 3936-1960, (19) 9 8783-4107 ou através dos e-mails  vendas@rk.com.br e vendas2@rk.com.br.