abrasao-nos-equipamentos

Conheça a solução que vai evitar a abrasão dos seus equipamentos!

Se você atua no ramo industrial, sabe que a abrasão é um dos problemas mais comuns e prejudiciais a um equipamento ou máquina. Uma vez que, nesse processo, o desgaste causado pelo atrito é tão grande que remove partículas superficiais do material, tornando obrigatória a substituição do produto.

Pensando em te ajudar a impedir a abrasão dos seus equipamentos, neste texto vamos explorar quais são os fatores que causam esse desgaste, e a solução que vai evitar que esse processo ocorra no seu maquinário.

Quer entender tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura abaixo!

O que é e como ocorre a abrasão?

Bem… como mencionamos acima, o processo de abrasão consiste no desgaste excessivo dos equipamentos, ocasionado pelo atrito durante a produção. Geralmente, isso ocorre porque muitas indústrias não investem em produtos de proteção para o maquinário, deixando-o mais exposto a atrição.

A abrasão pode ocorrer em diversas situações e ambientes, principalmente, quando há fricção entre duas superfícies sólidas em movimento, como é o caso, por exemplo, das produções industriais. De modo geral, a abrasão é um processo gradual, e a gravidade da mesma depende de fatores como: a natureza dos materiais envolvidos, a intensidade do atrito e a presença de partículas abrasivas.

Agora que já sabemos o que é e como ocorre o processo de abrasão, vamos entender quais são as consequências que esse desgaste pode trazer para a sua indústria.

Ficou curioso?  Saiba tudo sobre o assunto, a seguir!

Quais são as consequências desse processo?

As consequências da abrasão podem ser significativas e variam dependendo da intensidade do desgaste, dos materiais envolvidos e do contexto em que ocorre. Alguns dos principais efeitos desse processo são, por exemplo:

Alteração dos materiais

A consequência mais óbvia da abrasão é a alteração estrutural dos materiais envolvidos no processo. Isso pode resultar na redução do tamanho e da espessura de componentes, causando assim, danos irreversíveis. Fator que pode diminuir a vida útil dos equipamentos e máquinas.

D-Glide-protegendo-equipamento

Perda de eficiência

A perda de eficiência é outra grave consequência ocasionada pela abrasão. Uma vez que, com esse desgaste, as máquinas e equipamentos perdem a capacidade de funcionar de maneira ideal. Fator que pode resultar em um desempenho significativamente inferior, uma produção mais lenta, menor precisão, aumento no consumo de energia e, até mesmo falhas frequentes no funcionamento dos equipamentos.

Custos de manutenção

Outro efeito do desgaste é o aumento nos custos de manutenção, visto que, os componentes danificados precisam ser substituídos ou reparados com frequência. Isso inclui custos com peças de reposição, mão de obra e tempo de inatividade da máquina.

Redução da Segurança

Em certos casos, a abrasão pode comprometer a segurança da sua indústria. Por exemplo, as superfícies e os equipamentos desgastados podem se tornar ásperos e perigosos para os operadores, aumentando o risco de acidentes.

Aumento no consumo de energia

Por fim, esse processo pode aumentar o consumo de energia da sua indústria, devido ao aumento da fricção. Isso resulta em um uso menos eficiente de recursos energéticos e custos financeiros elevados.

Já falamos sobre o que é a abrasão e quais são as consequências das mesmas para a indústria. A seguir, vamos explorar o que pode ser feito para evitar esse desgaste.

Como evitar a abrasão?

Para minimizar ou evitar os efeitos desse desgaste, devem ser adotadas algumas medidas preventivas, tais como:

1. Selecionar materiais adequados

Em primeiro lugar, para evitar as dores de cabeça que a abrasão pode trazer, é importante escolher materiais e componentes mais resistentes ao desgaste. Ou também, poder contar com revestimentos protetores que criem uma barreira, preservando assim, o equipamento.

2. Lubrificação

Garanta que os componentes e protetores estejam devidamente lubrificados para reduzir o atrito e, consequentemente, a abrasão. Utilize lubrificantes ou materiais autolubrificantes apropriados para as condições de operação.

3. Monitoramento e manutenção preventiva

Invista em manutenções preventivas para monitorar o desempenho dos equipamentos da sua indústria e prever possíveis falhas e danos. Dessa forma, você evita perdas, paradas e imprevistos na produção.

Além disso e das dicas que te apresentamos acima, é essencial que você conte com a ajuda de especialistas na área, para escolher o item de proteção industrial que melhor atenda a sua empresa.

Veja abaixo, como a RK pode te ajudar a proteger as suas máquinas.

Proteja os seus equipamentos com a RK.

Conforme explicamos acima, investir na proteção e preservação dos seus equipamentos, é fundamental para garantir a qualidade e a eficiência da sua produção. Mas, para isso, é ideal que você possa contar com especialistas do ramo industrial. A RK oferece uma ampla variedade de soluções para proteção industrial, para atender diversas empresas e segmentos.

Independente do seu segmento ou setor, a RK tem a experiência e o conhecimento para proporcionar o que a sua empresa realmente precisa. Aqui você encontra o melhor. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos produtos para a proteção de equipamentos. Não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades desse ramo.




<