Funcionários trabalhando e analisando máquinas industriais

Desgaste nos equipamentos industriais: veja os fatores que ocasionam esse problema

Ficar atento à maneira que anda a sua empresa, prestando atenção nas máquinas, é fundamental para um bom gerenciamento do desgaste nos equipamentos industriais.

Assim, você mantém o controle e pode definir planos mais claros em cada etapa da produção.

Por isso, saber o que causa os desgastes em máquinas industriais, é ideal para administrar uma linha de produção.

Então, saiba agora quais são os fatores que podem atrapalhar seu trabalho e veja como evitar esse tipo de problema.

O que é desgaste nos equipamentos industriais?

Em primeiro lugar, vamos contar o que realmente significa desgaste industrial. Muitas vezes os próprios donos de empresas nunca ouviram falar desse termo, e são desatualizados quando o assunto é prevenção.

O desgaste é a perda progressiva de um material por causa de uma ação errada entre duas superfícies que estão sempre em contato.

Ele acontece quando um material perde sua forma depois de ter passado por uma ação mecânica desregulada.

Existem muitos fatores que podem produzir um desgaste a longo prazo, são eles: contato com a água, com o calor, exposição a algum componente químico, muito tempo de uso, entre outros motivos.

Muitas são as situações que uma máquina pode passar para que fique desgastada. Assim, para que você entenda quais as providências tomar, precisa prestar muita atenção em todos os elementos que podem estar causando esse desgaste.

O que causa um desgaste nos equipamentos industriais?

Você já deve ter visto que muitos são os fatores que podem gerar um desgaste em máquinas industriais. Mas, para que isso fique mais claro para você, vamos te contar o que pode causar esse problema.

Dessa forma, você poderá ver todos os aspectos essenciais para planejar uma forma de melhorar sua produção.

Evite os motivos do desgaste com um conhecimento necessário!

Desgaste por má utilização

Um dos motivos mais comuns que destrói uma máquina industrial, é a má utilização. Muitas vezes, por não saber usar a máquina da forma correta, acabam danificando alguma peça, ou até mesmo seu sistema.

Para que não ocorra esse tipo de problema, os trabalhadores que estiverem operando a máquina, precisam ter um treinamento adequado, onde vão aprender tudo o que é essencial para manuseá-la da forma correta, e evitar problemas maiores.

Máquina com materiais sensíveis

Algumas máquinas, por terem peças mais sensíveis, ficam propensas a se desgastarem mais rápido, principalmente, quando essas peças ficam em contato com a água, por exemplo.

Esse tipo de situação pode ser evitada com a utilização de alguma substância, ou algo parecido, para poder proteger e preservar a peça.

Desgaste natural

Essa é a causa que não dá para evitar na maioria das vezes. A máquina fica na indústria, em contato com muitos elementos que podem corroer o equipamento.

Esses elementos, normalmente são componentes químicos, vapor, água, atrito de engrenagens, entre outros fatores.

E essas situações podem ser evitadas com um bom investimento em manutenção industrial.

Funcionário manuseando máquina industrial

Qual a desvantagem de uma linha de produção degastada?

Em conclusão, depois de ver alguns motivos que podem levar ao desgaste de uma máquina, vamos falar agora sobre a desvantagem de não dar a devida atenção a esse tipo de situação.

Afinal, quando surgem imprevistos por causa de um desgaste, toda a linha de produção fica atrasada, gerando um gasto de tempo.

Assim, os gastos se amplificam, gerando um baixo rendimento e um maior custo, pois, as máquinas ou peças precisarão ser renovadas.

Todos esses fatores são extremamente prejudiciais para a sua empresa, pois, danificam a entrega de resultados, isto é, da sua produção.

O que pode ser feito para melhorar a vida útil de uma máquina?

Em suma, podem ser feitas algumas ações para evitar o desgaste nos equipamentos industriais e aumentar sua eficiência e vida útil.

Por isso, para proteger sua máquina e evitar problemas futuros, você deve verificar e eliminar fatores que podem estar ocasionando esse desgaste.

Outra estratégia que pode ser executada, é a da manutenção preditiva. Ela propõe antecipar e encontrar a causa do problema antes que o equipamento pare de funcionar.

Dessa maneira, os problemas são evitados antes da máquina quebrar totalmente e gerar um gasto maior.

A manutenção preditiva é o meio mais econômico para garantir uma visão mais ampla do seu negócio, e assim, ficar por dentro de todos os processos e ter o controle de tudo o que acontece em sua empresa.

E para realizar uma boa manutenção preditiva, é preciso que você saiba exatamente aonde comprar peças e componentes industriais que tenham um alto grau de proteção e durabilidade.

Por fim, você deve investir em produtos isolantes e autolubrificantes que possam proteger suas ferramentas industriais.

Afinal, itens como esses são fundamentais para preservar a vida útil de máquinas e componentes do seu negócio.

Mas, para fazer a escolha certa, você precisa pesquisar e encontrar a melhor opção no mercado.

Comece a montar suas estratégias

Agora que você sabe quais são os fatores para um desgaste nos equipamentos industriais, e também, como preveni-lo, está na hora de começar a colocá-lo em prática na sua empresa!

Mas, não pare por aí! Acesse o nosso blog, e leia mais artigos informativos que te ajudarão a evoluir e melhorar sua linha de produção.




<