qual-é-a-função-da-turbina-eólica

Como realizar a manutenção de uma turbina eólica

O Brasil está em oitavo lugar no mundo em produção de energia eólica, contando com cerca de 500 parques eólicos em seu território, de acordo com a ABEEólica.

As turbinas em nosso país, foram responsáveis por produzir em 2017, cerca de 17,74 GW, o que representa em média, 8,1% de toda a energia que foi gerada naquele ano.

Hoje em dia, essa indústria está crescendo muito, não só em nosso país, mas no mundo todo. E por encontrar-se instalada em local externo, a turbina eólica é um equipamento que sofre muito desgaste por conta das chuvas, sol, relâmpagos etc. Portanto, ela precisa de cuidados especiais e manutenções frequentes.

Pensando nesse desgaste que a turbina eólica sofre, criamos esse conteúdo. Por meio dele, você saberá como funcionam essas  

Continue a sua leitura e veja agora mesmo, tudo o que precisa saber sobre o tema.

O que é uma turbina eólica?

Antes de sabermos tudo sobre a manutenção de uma turbina eólica, é importante entender o que é esse equipamento e qual a sua principal função.

Em primeiro lugar, é vital saber que uma turbina eólica é responsável por gerar energia através da força de massas de ar em movimento.

Sendo assim, esse método produz energia limpa, que ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes da queima de combustíveis fósseis na atmosfera. E hoje, esse modelo de gerador lidera o aumento das fontes de energia natural em todo o planeta.

Entenda como funciona uma turbina eólica

Uma torre de energia eólica, também conhecida como turbina eólica ou gerador eólico, conta com tecnologias de ponta para transformar os ventos em eletricidade.

Sendo assim, esses geradores usam de um meio indireto para converter a força do vento em energia. Em primeiro lugar, ela é transformada em energia mecânica e, depois, em energia elétrica.

No entanto, nos dias atuais, é possível contar com muitos tipos de geradores eólicos. Porém, todos ainda usam da mesma estrutura, que é composta por:

  • Pás;
  • Rotor;
  • Nacele;
  • Torre;
  • Caixa de transmissão ou caixa de engrenagens;
  • Gerador;
  • Anemômetro;
  • Biruta.

Por isso, é por meio de todos esses componentes, que torna-se possível ao gerador de energia eólica fazer essa boa ação.

manutenção-de-turbina-eólica

Tipos de manutenção em turbinas eólicas

Assim como diversos outros equipamentos, os cuidados com esses geradores, podem dividir-se em 4 etapas que são vitais.

E ocorrem com base em um planejamento eficiente, atribuído a todos os controles dos sistemas eólicos.

Confira agora, quais são essas manutenções, e o foco de cada uma delas.

Preventiva

Como o próprio nome já diz, esse cuidado vem antes dos problemas ocorrerem, e ela serve para atentar os técnicos em energia eólica a fazerem inspeções regulares nas turbinas eólicas.

Sendo assim, a renovação de suas peças e componentes, é feita por meio dos táticas diárias. Analisa-se os dados e se conduz a manutenção dos equipamentos de forma regular para evitar danos futuros.

Curativa

A manutenção curativa é feita, caso tenha danos aleatórios nos geradores de energia eólica.

Este meio curativo atua como moderador no orçamento de manutenção, uma vez que oferece o baixo custo em cuidados.

Sistemática

Esse tipo de cuidado, ocorre por meio de um intervalo fixo para fazer a troca de peças do equipamento.

A manutenção sistemática é feita, seguindo as verificações periódicas dos técnicos em energia eólica.

Esse método oferta diversas vantagens. Entre elas, aplica-se, por exemplo, em uma possível programação de parada dos equipamentos nos parques eólicos.

Condicionada

Esse modelo, é feito seguindo um ocorrido. Com isso, sensores emitem informações ao painel de sistemas, onde técnicos podem conduzir todo o processo.

Portanto, esse meio permite que a manutenção seja eficaz e rápida em diversas peças do equipamento, aumentando sua duração e produção, ofertando baixos custos para os parques eólicos.

Manutenção de uma turbina eólica

Como dito antes, a energia que é feita por um gerador eólico que se origina da conversão da energia cinética em energia mecânica rotacional, que são oriundas da rotação das pás do equipamento.

Sendo assim, todo esse processo que gerar energia, pode apresentar falhas que precisam ser identificadas e tratadas de forma ágil.

Aspectos visuais e sonoros

A equipe que faz a revisão, deve manter-se atenta ao analisar problemas, desde que eles estejam dentro de aspectos bem definidos.

Tendo em conta o aspecto visual, é preciso estar atento a trincas, áreas descascadas e elementos deformados.

Já na parte sonora, é importante atentar-se a ruídos no rolamento dos rotores e geradores. Pois, quando aparece algum alerta sonoro, o problema já está bem grave.

Avaliação de avarias nas pás

Nessa área, é preciso que seja feita uma inspeção tanto interna quanto externa. Com o intuito de sondar a existência de rachaduras, que podem ser causadas por descargas elétricas, descamação, problemas advindos da erosão do equipamento, entre outros.

Além disso, deve-se estar atento às sujeiras na borda de ataque, pois, assim, evita-se a queda da produção do dispositivo.

Fatores climáticos

Outro ponto muito importante que é preciso levar em conta na hora de fazer uma boa manutenção, é o fator clima. Já que o mesmo também precisa ser visto, como por exemplo: a velocidade do vento.

Outro ponto é que, caso os equipamentos sejam implantados perto da costa, deve-se dar muita atenção aos níveis de umidade, já que são mais altos.

Inspeção nos cabos e sensores

Além de todas as coisas que já foram ditas, fazer a inspeção desses itens é vital para a boa ação da turbina eólica.

Por isso, a aparência dos cabos precisam de análise ao fazer a manutenção, observando as sua fixação e a posição dos sensores.

Componentes para turbina eólica

Ter a garantia de um material que de fato funciona, varia muito de acordo com os componentes que encontram-se presentes no mesmo.

A bucha D-GLIDE®, é um material composto por resina e fibras sintéticas que podem alterar-se com aditivos deslizantes, como o PTFE. Esse componente, possui diversas aplicações, de acordo com as necessidades específicas de cada clientes.

A principal função desse produto, é ser o material de sacrifício, que irá proteger os eixos e alojamentos do seu equipamento.

Quer saber mais sobre a bucha D-GLIDE® da RK Componentes Industriais? Acesse o nosso site e fique por dentro de tudo.

E para ler mais artigos como esse, acesse o nosso blog e saiba mais!




<