produtividade na indústria

Quer aumentar a produtividade na indústria? Confira nossas dicas!

A área industrial é cheia de desafios diários. Para fechar o mês com números positivos é preciso trabalhar com eficiência e muita dedicação. Mas a harmonia também precisa estar presente, especialmente na área de produção da empresa, que é considerada por muitos o coração da indústria. 

O chão de fábrica é o local onde fica a maioria dos funcionários, os equipamentos e onde os produtos são desenvolvidos. Desse modo, é preciso alinhar os processos para que o produto final seja sinônimo de qualidade e, por consequência, bom faturamento.

Pensando nisso, hoje queremos dar algumas dicas de produtividade na indústria, para que você possa aplicar na sua equipe e melhorar seus resultados.

A importância do chão de fábrica

Popularmente conhecido como chão de fábrica, a produção da empresa tem muita importância para o negócio. Afinal, é neste local que os profissionais realizam tarefas essenciais como avaliação de recursos, planejamento, acompanhamento das atividades, monitoramento da produção em tempo real, aplicação de normas, entre outras ações que organizam todo o setor de fabricação de peças.

Além disso, no chão de fábrica é possível identificar problemas com uma visão mais clara, como casos de perda de produtividade de colaboradores e equipamentos, falhas na produção diária e perda de tempo em determinadas atividades.

Ou seja, se a indústria deseja ter um crescimento considerável, é preciso trabalhar em equilíbrio com as percepções adquiridas pelos profissionais da produção, que estão completamente envolvidos no processo de desenvolvimento dos produtos. Pois, é neste ambiente que algumas perguntas importantes são respondidas, tanto sobre os equipamentos, quanto sobre os profissionais e os processos realizados por eles.

Como melhorar a produtividade na indústria?

Sem dúvidas, esta é uma das perguntas mais frequentes dos gestores de empresas da área industrial. Afinal, todos desejam ter uma produção ainda mais ágil e eficaz.

De fato, não existe uma fórmula 100% certa para o sucesso. No entanto, algumas medidas podem ajudar a tornar o trabalho melhor. Confira algumas delas a seguir!

Planejamento da produção

Conforme já citamos anteriormente, o chão de fábrica é essencial para o desempenho da indústria. Por isso, é preciso otimizar o trabalho dos profissionais. Com o controle deste departamento, é possível conquistar algumas vantagens como:

  • Resultados mais expressivos com a mesma capacidade produtiva;
  • Identificação de possíveis erros;
  • Redução de perdas e desperdícios.

Portanto, o ideal é trabalhar com um planejamento claro, expondo ideias e metas para que os profissionais saibam o que a empresa espera de seu desempenho. Assim, é possível ter uma comunicação mais direta, uma proximidade construtiva com a equipe e serviços mais focados em um único objetivo, aumentando as chances de resultados cada vez mais positivos.

Incentivo aos profissionais

Inegavelmente, todo e qualquer colaborador deseja ser valorizado. Aliás, quando isso acontece, a produtividade tende a aumentar. Por isso, é comum que as grandes indústrias promovam análise e premiações de funcionários do mês, por exemplo.

Do mesmo modo, é muito importante demonstrar preocupação com a saúde e proteção deles, verificando com frequência a utilização e a qualidade dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), que devem ser fornecidos pela empresa.

produtividade na indústria

Além disso, é sempre válido promover reuniões e demonstrar interesse em sua opinião. Afinal, todos os profissionais são importantes para o andamento da indústria e ter sua voz ouvida pode deixá-los ainda mais empolgados com o trabalho.

Por fim, uma boa atitude é investir em treinamentos para a sua equipe, já que neste caso tanto os funcionários quanto a empresa podem ser beneficiados com a ação. Pois os colaboradores aprendem mais, sentem-se motivados e a sua indústria passa a ter serviços ainda mais especializados e frutos de técnicas adequadas, bons conhecimentos, além de seguirem as tendências do mercado.

Equipamentos e componentes de qualidade

Sem dúvidas, sabemos a importância de aliar a determinação e o trabalho humano com as melhores soluções do mercado. Por isso, é fundamental que os profissionais da equipe tenham a sua disposição apenas materiais de qualidade.

Primeiramente, é fundamental que os equipamentos ofereçam boas condições para os colaboradores. Ou seja, que sejam produtivos e tenha toda a segurança para realizar as atividades da produção.

Uma boa alternativa para injetoras, prensas e moldes para injeção são os componentes de isolamento térmico, pois ajudam a aumentar a eficiência e a qualidade do produto final.

Por exemplo, se você precisa de mais agilidade e precisão para fundir e curar materiais como borracha, madeira e diferentes tipos de plástico, essa é a alternativa mais simples e segura de transformar esses componentes em produtos finais planos ou moldados.

Por isso, é essencial dedicar atenção não apenas para a máquina de um modo geral, mas também para todos os itens que são fundamentais para o seu funcionamento e que contribuem para melhorias necessárias.

Do mesmo modo, para manter essa qualidade e prolongar a vida útil dos equipamentos, o ideal é investir em análises frequentes. No entanto, o mais indicado é apostar nas conhecidas manutenções preventivas, que não apenas analisam as máquinas, mas também apontam riscos e ajudam a evitar que alguns defeitos se manifestem.

Por isso, é fundamental aliar a qualidade dos equipamentos e componentes de sua preferência, com manutenções necessárias e fornecedores que possam agregar valor para sua produção, com bom atendimento e materiais que ajudem a sua indústria a alcançar os objetivos que tanto deseja.

Banner Rk Isol

A melhor linha de isolamento térmico para equipamentos industriais

Depois que falamos sobre como aumentar  a produtividade na indústria e mostramos a importância de contar com equipamentos de qualidade, chegou o momento de te apresentar uma linha de itens de isolamento térmico para equipamentos, que oferecem ainda mais eficiência para sua produção.

A nossa linha Isol® conta com itens como anéis e placas planas, feitas de resinas reforçadas e especiais, compostos orgânicos e livres do uso de amianto. Nossos produtos, que podem oferecer mais produtividade e proteção térmica para equipamentos como injetoras, moldes e prensas, garantem excelente economia energética e a união da melhor resistência a temperatura e maior resistência mecânica do mercado industrial.

Então se você deseja ter essas e outras vantagens, que ajudam a aumentar a produtividade na indústria, e proteger seus equipamentos, acesse agora mesmo o nosso site e confira os produtos desta e outras linhas da nossa marca!




<