saiba-como-preservar-sua-bomba-submersa

Bomba submersa: 3 dicas para o seu equipamento durar mais tempo

Quando falamos sobre cuidado, principalmente em se tratando de uma bomba submersa, já temos a garantia de que esse equipamento pode durar bem mais. Sendo assim, se realizados todos os cuidados necessários, ele ainda pode garantir uma boa qualidade e ótimo funcionamento por muito mais tempo.

As bombas submersas, quando bem cuidadas, como já dito, podem durar por longos anos. Porém, a maioria das pessoas que possuem esse equipamento, não sabem ao certo, os principais cuidados que se deve ter.

Foi pensando nisso que desenvolvemos esse conteúdo. Para que você possa cuidar do seu equipamento da maneira correta, garantindo uma excelente funcionalidade, e claro, fazer com que ele dure por muito tempo.

Então, se você deseja saber quais são essas dicas, continue a leitura e descubra tudo o que precisa saber.

Características da bomba submersa

Antes de ensinarmos a você, os cuidados essenciais que são necessários com o seu equipamento, vamos falar um pouco sobre algumas características muito importantes da bomba submersa.

A bomba d’água é equipamento de muita importância. Pois, possui como função principal, transferir a água de um lugar para o outro. Sendo assim, ela é uma das principais responsáveis por realizar o abastecimento de caixas d’água.

Existem diversos modelos de bombas, que servem para realizar vários tipos de atividades.

Além de realizar a transferência da água, possuem outras funções, como: abastecimento doméstico, jardinagem e pequenas irrigações.

Esse equipamento fica submerso na água, podendo alcançar até 20 metros de profundidade dependendo do seu modelo. Em geral, usa-se em reservatórios, para controlar o volume da água no mesmo e, indica-se que seja feita a instalação de uma boia de nível. Pois, com ela, torna-se possível evitar que a bomba trabalhe sem água e seja danificada mais facilmente.

Portanto, confira agora, algumas dicas que separamos especialmente para você.

3 dicas para a sua bomba submersa durar por mais tempo

Como já dito no início do texto, para que o equipamento possa aumentar a sua vida útil, é preciso que alguns cuidados sejam estabelecidos, de forma que isso ocorra.

Confira 3 dicas infalíveis que te ajudarão a preservar o seu equipamento por muito tempo:

Armazenamento e local de instalação

Como já mencionado anteriormente, as bombas submersas podem exercer diversas funções em diferentes locais. Por isso, nem sempre essas bombas são fixas em apenas um lugar.

Sendo assim, para o armazenamento da mesma, recomenda-se que ela fique guardada em local coberto, onde esteja protegida da luz solar.

Contudo, quando a mesma encontra-se instalada em um local fixo, indica-se que tenha uma estrutura que possa abrigar a bomba das intempéries e mesmo seu furto.

Além disso, o lugar onde estará instalada, não pode conter umidade e precisa ser muito bem arejado. E é de extrema importância que a mesma não sofra exposição a fontes intensas de calor.

dicas-para-aumentar-a-vida-útil-da-bomba-submersa

Realize a retirada do equipamento do reservatório com cuidado

Para manter a boa conservação da bomba submersa, um dos cuidados essências é a maneira como a mesma está sendo manuseada.

A forma de retirar o seu equipamento do reservatório requer muito cuidado.

Ao removê-la do reservatório, é muito importante que sempre seja puxada por cabos de aço, e nunca elevada pelos cabos elétricos. Pois, além de evitar acidentes, o cuidado na hora de retirá-la do reservatório, mantém preservada a parte elétrica da sua bomba submersa.

Limpeza e manutenção

Um outro ponto que auxilia muito a preservar o seu equipamento é a limpeza e a realização da manutenção.

Ao fazer a manutenção frequente do equipamento, além de manter a qualidade e o seu bom funcionamento, você também está contribuindo para a preservação, fazendo com que ele possa durar mais.

Mas é importante lembrar que, não é indicado realizar a manutenção apenas quando surgir um problema. Sendo assim, é recomendado que essa revisão, que também é conhecida como manutenção preventiva, seja feita a cada 6 meses.

Utiliza-se óleo ou graxa na manutenção da bomba submersa?

Uma dúvida muito frequente, é sobre o que se deve utilizar para lubrificar a bomba na hora de realizar a manutenção – graxa ou óleo.

A resposta para essa pergunta depende muito do local em que ela está instalada. Em alguns casos, torna-se necessário o uso desses dois produtos.

Para saber em qual parte deve ser usado cada um deles, é necessário que você tenha em mãos o manual do seu equipamento. Nele, você encontrará em detalhes o que usar, onde usar e como usar.

Algumas partes da bomba submersa que devem estar sempre com a lubrificação em dia, são: anéis, juntas e tampas. Para esses componentes, em geral, usa-se o óleo.

Para o rolamento da esfera, se estiver operando em boas condições, pode-se aplicar graxa a cada 2 anos. E, por fim, rolamento de óleo.

Ao retirar o óleo antigo, é necessário que se coloque um novo fluido. Esse processo deve ocorrer uma vez por ano.

Faça o seu equipamento durar por mais tempo!

Tenho certeza que seguindo todas essas dicas de cuidados, a sua bomba submersa vai durar por longos anos.

Gostou desse conteúdo e quer ler mais textos como esse? Acesse o nosso blog e descubra tudo o que você quer saber sobre bombas submersas, e todos os componentes que a compõem.

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!




<