PTFE

Conheça as vantagens do PTFE e entenda como os mancais são beneficiados por ele

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do PTFE para componentes industriais. Por isso, hoje queremos falar sobre este assunto e mostrar como o material pode ser vantajoso quando aplicado em itens como buchas autolubrificantes.

Quer conhecer as principais funcionalidades e vantagens do produto? Então continue a leitura e confira! 

O que é PTFE?

Primeiramente, queremos te falar um pouco sobre este material, que é popularmente conhecido por teflon ou politetrafluoretileno.

Ele é um plástico muito utilizado em componentes industriais, pois conta com grande versatilidade e alta resistência mecânica e elétrica.

De acordo com especialistas, o material está um degrau acima dos plásticos de engenharia, como poliamidas e poliacetal. Por isso, oferece melhores resultados.

Do mesmo modo, o PTFE possui baixo coeficiente de atrito e ótimo isolamento elétrico.  Além disso, é um material que tem forte resistência ao contato com reagentes químicos.

Por isso, também é muito utilizado para cobrir utensílios e equipamentos domésticos.

No entanto, suas aplicações podem variar. Pois existem diferentes tipos do material. Confira os principais deles:

Carbono

Este tipo de teflon conta com uma porcentagem entre 10 e 35% de carbono e uma pequena quantidade de grafite. Dessa forma, o item é bem utilizado em aplicações que desejam compressão e resistência ao desgaste. Além disso, o produto tem ótima condutividade térmica e baixa permeabilidade.

Dissulfeto de molibdênio  

O PFTE com esta substância tem baixo coeficiente estático e alta condutividade térmica e resistência ao desgaste. No entanto, o ponto negativo do item é o baixo efeito sobre as características elétricas.

Fibra de vidro  

Certamente, este é um dos tipos mais comuns. Ele apresenta maior resistência a compressão, ao desgaste e é muito eficiente tanto em temperaturas baixas quanto altas.

Além disso, o material se destaca por sua excelente condutividade térmica e estabilidade química.

Grafite

Por fim, o PTFE com grafite atua com ótima condutividade térmica, baixo coeficiente de atrito e baixa permeabilidade. Dessa maneira, o produto oferece boa resistência a produtos químicos e ambientes corrosivos e pode ser aplicado também em atividades com vapor de água e de secagem.

Curiosidade: como surgiu o material?

Antes de revelar como o politetrafluoretileno pode oferecer vantagens para os equipamentos que contam com componentes com esta propriedade, chegou a hora de contar um pouquinho mais sobre a sua história.

De acordo com relatos históricos, o produto foi descoberto pelo químico Roy Plunkett, em 1938.

Desse modo, enquanto realizava alguns experimentos com gás tetrafluoretileno, ele percebeu a presença de um pó branco no cilindro do gás. Assim, após muitas pesquisas foi constatado que aquele pó era um polímero formado por cadeia de 100.000 átomos de carbono ligados a 2 de flúor.

Dessa forma, o material começou a ser testado em diferentes aplicações e chamou atenção por algumas características como:

  • O fato de não se dissolver em solventes e não sofrer ataque por ácidos corrosivos
  • O modo como suportava altas temperaturas sem sofrer grandes alterações ou danos;
  • Seu aspecto escorregadio.

Com esses pontos fortes, o material passou a ser utilizado em itens de cozinha e também como adicionais de diversos itens industriais. Pois apresenta soluções cheias de benefícios como você pode conferir a seguir.

As vantagens do material

Sem dúvida, as buchas autolubrificantes já são soluções de proteção de eixos e alojamentos muito resistentes e vantajosas.

Mas contar com o politetrafluoretileno, pode agregar alguns diferenciais.

Por isso, agora que você já sabe o que é o PTFE e onde ele pode ser aplicado, vamos citar algumas características que diferenciam o produto.

Portanto, o plástico, que é considerado de desempenho elevado, possui alta viscosidade e algumas vantagens como:

Antiaderente e resistente

Primeiramente, entre os principais benefícios deste material podemos destacar sua propriedade antiaderente e a resistência aos raios solares. Desse modo, o item oferece soluções fortes e protegidas.

Alta resistência química

Conforme já citamos ao longo do texto, o PTFE é um item que resiste muito bem ao contato com produtos químicos e materiais corrosivos.

Portanto, ele pode ser aplicado em segmentos que atuam com este tipo de produto sem oferecer riscos para o local onde está instalado.

Excelente dissipação de calor

Do mesmo modo, o produto ainda oferece a vantagem de ter ótima dissipação de calor, o que garante a temperatura ideal para os equipamentos industriais trabalharem sem danos ou dificuldades.

Vale lembrar também que o material oferece excelente isolação elétrica, que ajuda a preservar esta propriedade.

Redução de ruídos e folgas

Por fim, o polímero PTFE tem o poder de reduzir os ruídos das aplicações. Ou seja, com este material as operações com eixos rotativos podem ser mais silenciosas.

Isso acontece pois o item ajuda a diminuir também as folgas entre as buchas e os eixos, promovendo um engrenamento melhor, que representa essa redução de ruídos.

Portanto, quando aplicado em componentes industriais como as buchas autolubrificantes o PTFE ajuda a oferecer ainda mais resistência e proteção para os equipamentos com sistemas de rotação. Pois ajuda a evitar atritos e danos que podem prejudicar toda a produção.

Folder D-Glide

A resistência que seu equipamento precisa

Sem dúvida, tudo o que falamos neste texto serviu para mostrar que o politetrafluoretileno é um item resistente e que pode agregar muitas vantagens para diferentes componentes e equipamentos industriais.

Por isso, em nosso portfólio de produtos contamos com o D-GLIDE®, um material que pode fazer buchas deslizantes de acordo com a necessidade da sua empresa. O produto, que é composto por resina e fibras sintéticas, pode ser alterado com aditivos autolubrificantes, como o PTFE.

Desse modo, a solução conta com propriedade de deslizamento resistente ao desgaste e pode ser aplicada tanto em ambientes secos, quanto em locais submersos sem danificar o meio onde está atuando.

Por isso, o material é indicado para proteger sistemas de rotação e evitar danos em eixos e alojamentos de equipamentos de diferentes indústrias, como: hidrelétrica, hidromecânica, naval, offshore, ferroviária, bombas submersas e verticais, guindastes veiculares, usinas eólicas, válvulas e outras áreas.

Nosso produto oferece também o melhor custo-benefício para sua empresa. Pois o item com produção nacional substitui itens mais caros como o bronze com total eficiência e tem valor mais acessível em comparação aos materiais importados.

Além disso, trabalhamos com prazos de entrega agilizados. Desse modo, você consegue receber seu pedido entre 7 e 10 dias úteis após a solicitação.

Então se você quer contar com todas essas vantagens fale conosco agora mesmo e saiba como ter este material na sua indústria!




<