Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do PTFE para componentes industriais. Por isso, hoje queremos falar sobre este assunto e mostrar como o material pode ser vantajoso quando aplicado em itens como buchas autolubrificantes.
Quer conhecer as principais funcionalidades e vantagens do produto? Então continue a leitura e confira!
O que é PTFE?
Primeiramente, queremos te falar um pouco sobre este material, que é popularmente conhecido por teflon ou politetrafluoretileno.
Ele é um plástico muito utilizado em componentes industriais, pois conta com grande versatilidade e alta resistência mecânica e elétrica.
De acordo com especialistas, o material está um degrau acima dos plásticos de engenharia, como poliamidas e poliacetal. Por isso, oferece melhores resultados.
Do mesmo modo, o PTFE possui baixo coeficiente de atrito e ótimo isolamento elétrico. Além disso, é um material que tem forte resistência ao contato com reagentes químicos.
Por isso, também é muito utilizado para cobrir utensílios e equipamentos domésticos.
No entanto, suas aplicações podem variar. Pois existem diferentes tipos do material. Confira os principais deles:
Carbono
Este tipo de teflon conta com uma porcentagem entre 10 e 35% de carbono e uma pequena quantidade de grafite. Dessa forma, o item é bem utilizado em aplicações que desejam compressão e resistência ao desgaste. Além disso, o produto tem ótima condutividade térmica e baixa permeabilidade.
Dissulfeto de molibdênio
O PFTE com esta substância tem baixo coeficiente estático e alta condutividade térmica e resistência ao desgaste. No entanto, o ponto negativo do item é o baixo efeito sobre as características elétricas.
Fibra de vidro
Certamente, este é um dos tipos mais comuns. Ele apresenta maior resistência a compressão, ao desgaste e é muito eficiente tanto em temperaturas baixas quanto altas.
Além disso, o material se destaca por sua excelente condutividade térmica e estabilidade química.
Grafite
Por fim, o PTFE com grafite atua com ótima condutividade térmica, baixo coeficiente de atrito e baixa permeabilidade. Dessa maneira, o produto oferece boa resistência a produtos químicos e ambientes corrosivos e pode ser aplicado também em atividades com vapor de água e de secagem.
Curiosidade: como surgiu o material?
Antes de revelar como o politetrafluoretileno pode oferecer vantagens para os equipamentos que contam com componentes com esta propriedade, chegou a hora de contar um pouquinho mais sobre a sua história.
De acordo com relatos históricos, o produto foi descoberto pelo químico Roy Plunkett, em 1938.
Desse modo, enquanto realizava alguns experimentos com gás tetrafluoretileno, ele percebeu a presença de um pó branco no cilindro do gás. Assim, após muitas pesquisas foi constatado que aquele pó era um polímero formado por cadeia de 100.000 átomos de carbono ligados a 2 de flúor.
Dessa forma, o material começou a ser testado em diferentes aplicações e chamou atenção por algumas características como:
- O fato de não se dissolver em solventes e não sofrer ataque por ácidos corrosivos;
- O modo como suportava altas temperaturas sem sofrer grandes alterações ou danos;
- Seu aspecto escorregadio.
Com esses pontos fortes, o material passou a ser utilizado em itens de cozinha e também como adicionais de diversos itens industriais. Pois apresenta soluções cheias de benefícios como você pode conferir a seguir.
As vantagens do material
Sem dúvida, as buchas autolubrificantes já são soluções de proteção de eixos e alojamentos muito resistentes e vantajosas.
Mas contar com o politetrafluoretileno, pode agregar alguns diferenciais.
Por isso, agora que você já sabe o que é o PTFE e onde ele pode ser aplicado, vamos citar algumas características que diferenciam o produto.
Portanto, o plástico, que é considerado de desempenho elevado, possui alta viscosidade e algumas vantagens como:
Antiaderente e resistente
Primeiramente, entre os principais benefícios deste material podemos destacar sua propriedade antiaderente e a resistência aos raios solares. Desse modo, o item oferece soluções fortes e protegidas.
Alta resistência química
Conforme já citamos ao longo do texto, o PTFE é um item que resiste muito bem ao contato com produtos químicos e materiais corrosivos.
Portanto, ele pode ser aplicado em segmentos que atuam com este tipo de produto sem oferecer riscos para o local onde está instalado.
Excelente dissipação de calor
Do mesmo modo, o produto ainda oferece a vantagem de ter ótima dissipação de calor, o que garante a temperatura ideal para os equipamentos industriais trabalharem sem danos ou dificuldades.
Vale lembrar também que o material oferece excelente isolação elétrica, que ajuda a preservar esta propriedade.
Redução de ruídos e folgas
Por fim, o polímero PTFE tem o poder de reduzir os ruídos das aplicações. Ou seja, com este material as operações com eixos rotativos podem ser mais silenciosas.
Isso acontece pois o item ajuda a diminuir também as folgas entre as buchas e os eixos, promovendo um engrenamento melhor, que representa essa redução de ruídos.
Portanto, quando aplicado em componentes industriais como as buchas autolubrificantes o PTFE ajuda a oferecer ainda mais resistência e proteção para os equipamentos com sistemas de rotação. Pois ajuda a evitar atritos e danos que podem prejudicar toda a produção.
A resistência que seu equipamento precisa
Sem dúvida, tudo o que falamos neste texto serviu para mostrar que o politetrafluoretileno é um item resistente e que pode agregar muitas vantagens para diferentes componentes e equipamentos industriais.
Por isso, em nosso portfólio de produtos contamos com o D-GLIDE®, um material que pode fazer buchas deslizantes de acordo com a necessidade da sua empresa. O produto, que é composto por resina e fibras sintéticas, pode ser alterado com aditivos autolubrificantes, como o PTFE.
Desse modo, a solução conta com propriedade de deslizamento resistente ao desgaste e pode ser aplicada tanto em ambientes secos, quanto em locais submersos sem danificar o meio onde está atuando.
Por isso, o material é indicado para proteger sistemas de rotação e evitar danos em eixos e alojamentos de equipamentos de diferentes indústrias, como: hidrelétrica, hidromecânica, naval, offshore, ferroviária, bombas submersas e verticais, guindastes veiculares, usinas eólicas, válvulas e outras áreas.
Nosso produto oferece também o melhor custo-benefício para sua empresa. Pois o item com produção nacional substitui itens mais caros como o bronze com total eficiência e tem valor mais acessível em comparação aos materiais importados.
Além disso, trabalhamos com prazos de entrega agilizados. Desse modo, você consegue receber seu pedido entre 7 e 10 dias úteis após a solicitação.
Então se você quer contar com todas essas vantagens fale conosco agora mesmo e saiba como ter este material na sua indústria!