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A hélice de navio funciona diferente da hélice de barco?

É fato que, em se tratando de veículos náuticos, todas as embarcações seguem os mesmos princípios para se moverem com agilidade na água. Ainda mais os componentes que formam os sistemas internos desses veículos, também seguem um certo padrão para funcionarem bem. Mas, em específico, você já se perguntou se a hélice de navio funciona diferente da hélice de barco?

Se a sua resposta foi sim, preparamos abaixo uma explicação completa que mostra as diferenças e como funciona uma hélice de barco. Ou então, se você nunca se questionou sobre isso, essa é uma boa oportunidade para aumentar ainda mais o seu conhecimento náutico. Tenha uma ótima leitura!

Indo direto ao ponto: a hélice de navio funciona de forma diferente da do barco?

Primeiramente, focando apenas na hélice, a resposta é: não!

Isso porque, como falamos há pouco, o princípio usado para mover um barco na água são os mesmos entre barcos e navios. Ou seja, a hélice tem quem girar para que o veículo se mova. Do contrário, a embarcação fica à mercê das ondas o levarem.

Então, nos navios, o eixo principal e o sistema de transmissão ligarão a hélice ao motor, fazendo-a girar e movendo o veículo na água.

Porém, não podemos negar uma diferença entre barcos e navios que muda algumas características: a diferença de tamanho.

Quem acompanha os nossos blogs sabe que lançamos um material sobre o cálculo da hélice do barco. E lá, mostramos como a velocidade de uma embarcação depende intimamente da rotação, tamanho e força do motor sobre a hélice. Porém, com um tamanho muito maior do navio, o peso deste exige que a hélice tenha características diferentes de um barco menor.

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E o que diferencia uma hélice de navio de uma hélice de barco?

Assim como todas as hélices marinhas, a hélice de navio é feita de materiais resistentes à corrosão. Já que, estando em contato direto com a água do mar, isso é um acelerador de corrosão.

Os materiais mais comuns para fazer a hélice de uma embarcação são as ligas de alumínio e aço inoxidável. Além disso, materiais como níquel, alumínio e bronze, que são de 10 a 15% mais leves que outros materiais, oferecem uma boa resistência também.

Junto a isso, as medidas de uma hélice usada em navio também são proporcionalmente maiores. Sendo assim, a quantidade de pás giratórias, a polegada das mesmas, a grossura do eixo que transmite o giro e as outras peças que integram esse sistema são maiores.

Isso porque, sempre que ligamos um navio, devemos considerar a resistência da água e o peso do veículo sendo forçados contra a hélice. Se esta não for resistente ou forte o suficiente, as pás podem se quebrar.

Sendo assim, o que podemos esperar de exclusividade da hélice de navio e seus componentes é que todas são mais robustas e planejadas para uma resistência ainda maior do que as hélices de barcos menores.

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Enfim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a hélice de navio e quais são suas principais características, visite o nosso blog e confira mais materiais como este. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e continuar atualizado em nossos assuntos.

Obrigado por nos acompanhar até aqui e até a próxima!




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