isolamento térmico de injetoras

Isolamento térmico de injetoras: conheça as vantagens para o equipamento

Sem dúvidas, o ambiente industrial reserva muitas particularidades. Desse modo, um dos maiores destaques das grandes produções são os equipamentos utilizados para desenvolver diferentes produtos. Aliás, cada máquina possui funções únicas que fazem a diferença no item final. Mas para que o resultado seja o melhor possível, é preciso contar com aliados que elevam a produtividade e qualidade das ações. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre a importância do isolamento térmico de injetoras, um  maquinário essencial para indústrias de diversos segmentos.

Então se você ficou interessado no assunto e quer saber como os materiais isolantes podem melhorar o desempenho desta máquina, continue a leitura e confira mais informações!

O que é uma máquina injetora?

Primeiramente, antes de falar sobre o isolamento térmico de injetoras, é fundamental explicar o que é o equipamento. Portanto, trata-se de uma máquina utilizada no processo de injeção de plástico e nos processos de transformação do material. Ou seja, em outras palavras a grande finalidade do equipamento é derreter o material, esculpir e moldá-lo da forma desejada.

Um injetora conta com conjuntos eletromecânicos compostos por duas partes principais chamada de fechamento e injeção. Além disso, o equipamento conta com seis partes básicas, sendo elas:

  • Funil que recebe o item inicial;
  • Barril que transporta os materiais até o aquecimento;
  • Aquecedor que derrete o material em líquido;
  • Bocal que bombeia o líquido dentro do molde;
  • Unidade de ajuste para solidificar a forma;
  • Ejetor que “expulsa” o produto acabado.

Em sua utilização, a matéria-prima é inserida no funil da máquina, por meio de ação manual ou automatizada. Dessa forma, é utilizado um alimentador e um misturador, assim como um aditivo caso seja necessário. Assim, as imperfeições nas superfícies do produto podem ser corrigidas, através da regulagem da temperatura do moldes e dos níveis de umidade e pressão.

O processo de moldagem por injeção pode ser aplicado em termoplásticos, termofixos, elastômeros vulcanizados, cerâmicas e metais. A máquina contribui para o desenvolvimento de produtos e até outros equipamentos de vários setores, como por exemplo, automobilístico, naval e aeronáutico. Além disso, auxilia na produção de itens importantes como aparelhos de televisão, videogames, peças de computadores, celulares, objetos de decoração e recipientes e embalagens de produtos alimentícios, utensílios de cozinha e itens de estética, como shampoos, cremes e tantos outros.

Principais componentes da máquina

Para que você entenda a grande vantagem em apostar no isolamento térmico de injetoras, é importante conhecer os componentes da máquina. Como por exemplo: chassi de sustentação, funil de alimentação do material, canhão de injeção que dosa o produto, parafuso, resistências de aquecimento do plástico, molde da peça, placas fixa e móvel, cabeceira e extrator.

isolamento térmico de injetoras

Além disso, o equipamento conta ainda com painel de controle. O componente tem uma IHM (Interface Homem-Máquina), que realiza as programações de controle das atividades. Ou seja, este dispositivo é fundamental para que o controlador programável consiga efetuar o monitoramento das funções realizadas pela máquina

Isolamento térmico de injetoras

De fato, uma máquina deste tipo conta com eficiência em todas as funções citadas anteriormente. Mas, é possível melhorar os resultados de produtividade e até mesmo, do produto, com grandes aliados. Ou seja, através do isolamento térmico de injetoras, que agrega ainda mais valor e qualidade para a produção.

Aliás, a ação oferece muitos benefícios. Desse modo, o primeiro deles que merece destaque é o aumento de produtividade para a indústria. Pois as placas e anéis isolantes ajudam a manter o bom controle da temperatura da máquina. Assim, influencia de maneira positiva no acabamento das peças, na agilidade dos processos e ajuda também na contração, em tensões internas e estabilidade dimensional.

Outro ponto que merece atenção é a economia gerada para o equipamento. Afinal, quando uma máquina conta com componentes de qualidade sua vida útil aumenta. Portanto, ao investir em isolamento térmico da injetora, a chance de economizar é muito maior. Pois o equipamento tem sua vida útil preservada e não demanda tantas manutenções como em maquinários sem os itens isolantes. Da mesma forma, a chance de itens danificados também caem, representando menores gastos e retrabalhos.

Por fim, o isolamento térmico de injetoras representa uma enorme vantagem para a máquina e para os produtos. Trata-se da proteção proporcionada para os componentes críticos de aquecimento. A ação previne possíveis deformações, pois oferece um equilíbrio capaz de desenvolver produtos melhores sem danificar nenhuma parte da máquina.

Banner Rk Isol

A melhor opção para sua indústria

Sem dúvidas, contar com um fornecedor sinônimo de eficiência e responsabilidade é fundamental para garantir todas as vantagens oferecidas pelo isolamento térmico de injetoras.  Aliás, em um texto que publicamos recentemente aqui em nosso blog falamos sobre como escolher a melhor empresa para fornecer este tipo de material.

Por isso, com base em todos os benefícios e qualidade exigida por este tipo de componente, queremos te apresentar as nossas opções de isolantes confiáveis e resistentes.

Nossos produtos, que podem ser aplicados tanto em injetoras como em moldes e prensas, são ideais para diversas aplicações que necessitam de calor para fundir e curar materiais como borrachas, madeiras e plásticos, que podem ser transformados em itens planos ou moldados.

A nossa linha é composta por itens como anéis isolantes e placas planas, feitas com resinas reforçadas e especiais, que garantem vantagens como economia energética, melhor resistência a temperatura e a maior resistência mecânica do mercado.

Além disso, nossos componentes contam com um grande diferencial. Não utilizam amianto em sua composição, assegurando a nossa preocupação com o meio ambiente, com os profissionais que entram em contato com o produto e com seus equipamentos industriais. Pois o amianto é uma fibra perigosa, que oferece diversos riscos para sua produção e pode prejudicar o produto final, desgastar as máquinas e prejudicar a saúde dos seus profissionais, já que emite alto nível de poluentes.

Agora que você já sabe a importância do isolamento térmico de injetoras e conhece as principais características das soluções oferecidas pela RK Componentes, que tal entrar em contato com a nossa equipe para entender como nossos produtos podem ajudar a sua produção?

Fale conosco agora mesmo e tire suas dúvidas!