isolante térmico

Descubra os perigos que um isolante térmico para equipamentos com amianto pode oferecer para sua indústria

Produto pode prejudicar seus equipamentos e até a saúde dos profissionais

Sem dúvidas, existem muitos questionamentos sobre o que é um isolante térmico e sobre como ele pode atuar dentro dos equipamentos industriais. Mas hoje queremos falar exclusivamente sobre os benefícios de contar com um produto que não tenha amianto, material que pode oferecer riscos para a empresa, para o meio ambiente e para a saúde dos profissionais da equipe.

Por isso, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Pois ao longo do texto revelaremos mais detalhes sobre os perigos que a sua indústria pode estar correndo.

O que é isolamento térmico?

Primeiramente, antes de falar sobre o isolante térmico livre de amianto, queremos explicar um pouco o que é o isolamento.

Desse modo, a ação representa a dificuldade de dissipação de calor e é caracterizada por sua alta resistência térmica. Ou seja, o isolamento térmico estabelece uma barreira evitando a passagem de calor entre dois locais que poderiam igualar suas temperaturas.

No entanto, existem diversos tipos de isolamento, como o de paredes, por exemplo. Porém, em nosso blog sempre falaremos sobre o isolamento térmico para equipamentos industriais, que não isola ambientes, mas sim máquinas de diferentes segmentos e funções.

De fato, o isolamento térmico pode ser aplicado em diversas operações. Mas no caso dos equipamentos, sua principal função é oferecer calor para fundir e curar materiais como borracha, madeira e plástico, que podem ser transformados em produtos finais planos ou até mesmo moldados.

Já o isolante térmico é o material que proporciona essa concentração de calor. Ele é o item que proíbe a dispersão de calor e mantém a temperatura elevada. Desse modo, existe uma série de materiais que podem ser utilizados para esta utilidade, como lã de rocha, fibras, vidro, entre outros.

Um produto perigoso

Conforme citamos acima, um componente que atua como isolante térmico pode ser feito com diversos materiais. Infelizmente, em alguns casos o amianto faz parte da composição do item. Inegavelmente, isso é muito negativo, pois oferece alguns perigos como falamos no começo do texto.

Mas afinal, o que é este material? Na verdade, trata-se de uma fibra mineral extraída de rochas. Depois que sua extração é feita, a fibra pode ser utilizada na fabricação de produtos como telhas e caixas d’água.

Os riscos do amianto

Por contar com preço considerado acessível, o amianto acabou se popularizando e embora seja resistente ao calor, pode oferecer sérios riscos para o local onde é utilizado

O primeiro deles é em relação a saúde de quem trabalha com o material. De acordo com pesquisas especializadas em medicina do trabalho, a poeira que solta da fibra pode causar alguns problemas. No entanto, tudo começa com uma reação inflamatória. Pois como são muito finas, as fibras acabam entrando no sistema respiratório com certa facilidade através da inalação.

Mas aos poucos a inflamação vai piorando e se transformando em uma doença que pode ser progressiva e até mesmo resultar em asbestose, que representa a perda da capacidade respiratória.

Porém, os perigos não param por aí, já que segundo especialistas as fibras, além de prejudicarem os pulmões, podem causar até mesmo câncer através da formação de espécies reativas de oxigênio. Assim, são causados alguns danos ao DNA, pois ocorrem mutações celulares que podem originar as células cancerígenas.

Outra grande consequência causada pelo uso do amianto em isolante térmico e outros materiais industriais é em relação aos equipamentos. Aliás, a utilização do componente pode soltar compostos que danificam as máquinas e, pior que isso, prejudicam o produto final. Por fim, a fibra é um risco para o meio ambiente, pois emite alto nível de poluentes.

Benefícios dos produtos sem amianto

Sem dúvidas, por todos esses motivos citados acima, não utilizamos o material em nossos produtos, como placas de isolamento térmico para equipamentos industriais. Inegavelmente, a ausência deste material de risco pode oferecer alguns benefícios para sua produção. Entre as principais vantagens podemos destacar:

  • Cuidado com o meio ambiente;
  • Profissionais mais saudáveis e produtivos;
  • Equipamentos mais resistentes e com vida útil prolongada;
  • Resultados de isolamento térmico mais eficientes;
  • Redução de custos com trocas e perda de componentes por conta dos danos causados pelo material.

Funções com mais precisão

Além disso, vale destacar que o isolante térmico que não conta com este material pode realizar suas funções com mais precisão, economizando energia de calor, protegendo os componentes de aquecimento e prevenindo problemas com a temperatura e com o equipamento de um modo geral.

Certamente, este requisito deve ser muito considerado na hora de encontrar as melhores opções em isolamento térmico para equipamentos industriais. Mas para não errar na escolha, outros fatores devem ser considerados como condutividade térmica, radiação térmica, temperatura operacional, absorção de água e resistência química, além de resistência à pressão/contração na espessura.

Banner Rk Isol

Por isso, antes de decidir quais produtos farão parte do seu equipamento industrial é fundamental se atentar a este detalhe e verificar todas as informações que te ajudarão a encontrar a melhor solução para suas atividades.

RK Componentes

Agora que você já sabe todos os riscos que o amianto oferece e conhece também os fatores para escolher o melhor isolante térmico para os equipamentos da sua indústria, queremos falar sobre nossos produtos.

Temos uma linha chamada Isol®, que oferece as melhores soluções através de anéis isolantes e placas planas, totalmente livres de amianto. Nossos itens são feitos com resinas especiais e compostos orgânicos, que demonstram toda a preocupação da nossa empresa com o seu negócio, com a sua equipe e com o meio ambiente de uma maneira geral.

Nossos componentes são ideais para aplicações em prensas, injetoras e moldes para injeção e estão prontos para oferecer para sua empresa mais produtividade, economia energética e a união entre a melhor resistência a temperatura e a maior resistência mecânica do mercado.

Então se você deseja saber um pouco mais sobre a nossa linha especial para isolamento térmico para equipamentos industriais, fale conosco e saiba mais detalhes.

E se desejar ficar por dentro deste assunto, continue de olho em nosso blog. Pois em breve publicamos mais matérias como esta.




<