Uma máquina parada por quebra eu falha é um prejuízo e tanto para qualquer empresa. Dessa forma, implementar a manutenção preditiva industrial pode ser um bom meio para solucionar esse problema.
A mesma, faz parte de uma série de políticas que envolvem monitorar e preservar, o que permite prever danos antes mesmo que eles ocorram.
Além disso, ela está ligada de forma direta aos novos avanços da tecnologia da indústria 4.0.
Portanto, neste artigo que fizemos para você, vamos te mostrar um pouco mais sobre esse modelo de manutenção, e como ele pode ser vital se o seu desejo é eliminar de uma vez por todas as paradas de máquina.
Então, continue a sua leitura e confira em primeira mão, todas as informações que você precisa para resolver os seus problemas, e ter os melhores resultados em seus equipamentos.
A manutenção preditiva e a Indústria 4.0
Como citamos no início deste artigo, a manutenção preditiva industrial é a responsável por monitorar os equipamentos dentro de uma indústria. Com base em suas análises, seu objetivo é coletar dados minuciosos sobre o estado de uma máquina.
Mas, para conquistar os resultados esperados, o uso de novas tecnologias tornou-se vital para ter um serviço ainda mais assertivo, como por exemplo: inteligência artificial, soluções em nuvem e uso de meios digitais.
No momento em que a Indústria 4.0 transformou a manutenção preditiva em um dos seus alicerces, o conceito de uma fábrica inteligente elevou os parâmetros de produção.
Um dos motivos para isso ter ocorrido, é que a virtualização entrega um maior controle ao gestor e também permite a análise de dados em tempo real.
Sendo assim, com base nessas analises, torna-se possível antecipar as falhas, o que garante muitos benefícios para uma indústria.
Quais são os principais objetivos da manutenção preditiva industrial?
Ao longo do texto, já foi possível perceber que o principal foco desse serviço é predizer e encontrar defeitos em estágio inicial, com o intuito de resolvê-los antes mesmo de se tornarem algo mais grave.
No entanto, existem outros pontos que também fazem parte da manutenção preditiva, como por exemplo:
- Elimina desmontagens que não são necessárias para a inspeção;
- Aumenta o tempo de disposição das máquinas e dos equipamentos;
- Reduz as intervenções corretivas;
- Impede o aumento dos danos;
- Aproveita a vida útil total dos equipamentos e dos componentes;
- Aumenta o grau de confiança das máquinas.
Com base nessa lista que fizemos, acreditamos que tenha ficado claro que, a união dos objetivos desse serviço é ofertar uma boa redução de custos para qualquer empresa.
Como a manutenção preditiva reduz as paradas de máquina em uma indústria?
As paradas de máquinas em indústrias podem ocorrer pelos mais variados fatores, desde a falta de matéria-prima até as paradas por acidente ou falta de equipe. Mas, a principal entre elas é por quebra ou falhas na máquina.
Com a ajuda das principais técnicas da manutenção preditiva, a redução nas paradas de máquina é a sua maior vantagem.
Essas técnicas que citamos acima, contribuem para garantir o foco na análise de um modo de falha. Sendo assim, aumenta a confiança e a precisão do diagnóstico. São elas:
Análise de Vibração
A análise de vibração é a forma pela qual as falhas em componentes móveis de um equipamento são descobertas. Essa atividade, é feita por meio de uma taxa de variação das forças dinâmicas geradas.
Essa ação é de muita importância em qualquer programa de manutenção em equipamentos rotativos.
Além de detectar os defeitos que já estão presentes na máquina, essa técnica trabalha na causa raiz de outros, que podem ocorrer em um futuro próximo e causar uma parada na linha de produção.
Termografia
A termografia, registra de forma gráfica ou visível a olho nu, a irradiação que os corpos acima do zero absoluto irradiam. A mesma, permite identificar, monitorar e registrar as alterações nos níveis de temperatura dos itens.
Na área industrial, a termografia pode aplicar-se nos mais variados meios, como: mecânica, elétrica, equipamentos rotativos e estáticos.
Análise de óleo
A análise de óleo tem como principal função, fornecer dados úteis e precisos sobre o estado do lubrificante e, em especial, sobre as condições da máquina.
Além dela controlar a contaminação do óleo e os desgastes de metais, essa análise ajuda a determinar se pode ou não definir um intervalo maior de tempo na troca de óleo.
Dessa forma, existem diversos defeitos do equipamento que podem ser evitados ao aderir a essa ação dentro da indústria.
Ultrassom
E por fim o ultrassom, que consiste em elevar a frequência das ondas sonoras até um limite que possa ser audível para o ser humano.
Por conta disso, essa técnica é usada para detectar de forma fácil, falhas como vazamentos em sistemas de transporte de ar comprimido, vapor e outros gases ou, até mesmo, fuga de corrente elétrica e defeitos mecânicos.
Dessa forma, a mesma costuma ser muito eficaz para empresas que querem ter uma boa economia de energia e evitar as paradas de máquina.
Elimine as máquinas paradas em sua indústria e aumente os seus resultados!
Com tudo o que foi lido até aqui, já deve ter ficado claro como esse modelo de manutenção é vital dentro de um negócio.
Além de todos os pontos que citamos ao longo deste artigo, ao fazer esse serviço, você está cumprindo com as exigências da ISO 9001. Pois, ao ter esse certificado, a sua empresa passa a depender de uma gestão estratégica, que busca uma melhoria contínua e evolução dos processos. Nesse caso, a manutenção preditiva industrial, se encaixa nesses requisitos.
Contudo, em um mercado que está em constante evolução e conta com grande competição, ter um bom fluxo de operação pode ser a chave para ter os resultados esperados. Se você gostou desse conteúdo e deseja ler mais artigos como esse, em nosso blog você encontrará tudo o que precisa. Acesse agora mesmo e tenha todas as informações!