funcionários fazendo manutenção em máquina

Máquina parada na indústria automotiva: descubra os fatores que ocasionam esse problema

Existem muitos motivos para ter uma máquina parada na indústria automotiva. Elas podem ocorrer por diversas razões, em especial, pela falta dos cuidados que são necessários com a mesma.

A parada desses equipamentos, pode ser tida como um grande problema dentro das empresas. Pois, geram despesas, perda de produtividade e atrasos nas entregas.

Pensando cada vez mais em melhorar o dia a dia das indústrias, preparamos esse artigo para te mostrar as principais causas das máquinas paradas, e como evitar esse problema dentro de um negócio.

Então, se você quer saber quais são essas informações, continue a sua leitura e confira logo abaixo esse material que fizemos pensando em você!

Máquina parada na indústria automotiva: o que causa esse problema?

O termo de máquina parada dentro de uma empresa, define a interrupção da linha de produção por motivos técnicos. Isso pode ocorrer durante o processo, e causar grandes perdas para a organização.

Confira agora, 5 causas de uma máquina parada em uma indústria.

Falta de manutenção

Uma das principais causas para a parada de máquina na linha de produção, é a falha ou quebra de algum item. Dessa forma, a indústria para o maquinário de forma obrigatória.

Lubrificação de peças, nivelamento de bases de apoio, alinhamento de componentes rotativos e a troca frequente do óleo, são apenas alguns dos vários exemplos de ações para evitar a parada forçada da sua máquina.

homem fazendo manutenção em máquina

Falta de matéria-prima

A falta de matéria-prima, é reflexo de uma má gestão industrial. Sendo assim, a produção pode parar por falta de suprimento.

Se não há insumos, a máquina passará por mais tempo de inatividade, o que causará uma queda no desempenho de produção.

Ociosidade

A falta de equipes para acompanhar o processo, também pode ser uma causa da parada de máquina.

Dessa forma, a automação de tarefas e agendamento da realização das atividades propostas, ajuda a evitar perdas de produtividade por falta de funcionários disponíveis.

Equipamentos obsoletos

Se o técnico usar equipamentos obsoletos durante a manutenção, o período de interrupção da operação da máquina, chamado setup, torna-se mais longo.

Isso ocorre, porque existe uma dificuldade maior em fazer os processos, além de ofertar um risco elevado de erros.

Parada por acidentes

Em um ambiente industrial, a segurança dos colaboradores é o ponto de maior importância.

Além de gerar um sério problema para o funcionário, o afastamento do mesmo é muito negativo para a empresa.

Com a chegada de equipamentos da indústria 4.0, que contam com sensores para evitar acidentes, tem se tornado cada vez mais fácil manter a proteção dos colaboradores e evitar que a máquina fique parada por esses motivos.

Quais são os prejuízos da máquina parada na indústria automotiva?

O principal prejuízo que uma máquina parada pode gerar dentro de uma empresa, é a queda na produção e, em consequência disso, afetar o financeiro. Pois, a mesma está ligada ao lucro de um negócio de forma direta.

No entanto, esse problema pode ser muito maior, já que todas as áreas da indústria são interligadas. Dessa forma, se ocorrer algum problema na produção, pode ocasionar facilmente um desfalque no estoque, gerando atraso nas entregas, clientes insatisfeitos e queda no número de vendas.

Pensando nos diversos profissionais que sofrem com esse problema dentro das empresas, separamos logo abaixo, algumas dicas para te ajudar a se prevenir.

Como evitar máquina parada na indústria automotiva?

Máquina parada, já se tornou um sinônimo para perda de dinheiro dentro da indústria. Sendo assim, empresas que sofrem com esse problema, podem ter seu custo elevado e sua ação reduzida.

Por isso, é de muita importância ficar atento às dicas que vamos dar logo a seguir, para evitar esse tipo de situação dentro de uma empresa.

Estabeleça planos de ação

É muito importante registrar e definir os momentos em que as máquinas ficam paradas. Com isso, torna-se ainda mais fácil criar ações para resolver esses problemas.

Tenha uma equipe de trabalho qualificada

Ter profissionais de qualidade, tanto na linha de produção quanto na manutenção, é vital. Pois, as máquinas só operam com perfeição, se os seus colaboradores estiverem envolvidos, capacitados e com treinamento.

Garanta um plano de manutenção eficaz

Faça um plano de manutenção, organize os cuidados que precisam ser tomados, conheça os maquinários e acompanhe as condições de forma constante. Sendo assim, com uma boa monitoração, a manutenção só é feita quando preciso.

Imagem LP material Rico

Faça avaliações constantes

É vital sempre registrar as horas paradas e os prejuízos que ocorrem por causa dessa situação, bem como os custos das ações de manutenção. Contudo, com base nesses dados, faça avaliações constantes para encontrar soluções e evitar surpresas.

Invista em novas tecnologias

Os equipamentos mais modernos podem evitar imprevistos pelo uso de sensores de movimento de calor, além de suprirem a ação de colaboradores em tarefas perigosas. Dessa forma, programam-se os mesmos para sinalizar as possíveis falhas, antes que elas ocorram.

Use componentes de qualidade

Todas as dicas citadas acima são de muita importância para garantir a boa ação da sua máquina. No entanto, elas não vão resolver o seu problema se você não contar com peças de qualidade na hora de fazer a manutenção da mesma.

Agora, com base em tudo o que foi lido, ficou fácil ter a melhor ação e evitar máquina parada na indústria. Siga todas essas dicas que te demos e evite maiores problemas.

E se você gostou desse texto, acesse nosso blog para ler mais artigos como esse e ficar por dentro de todas as novidades.




<