a-importância-da-manutenção-de-bombas-submersas

Quais problemas a manutenção de bomba submersa pode evitar na sua indústria?

É de muita importância manter em dia a manutenção da bomba submersa. Pois, esse equipamento, pode ser usado para diversas funções. Então, todas as suas peças precisam estar sempre em ordem.

Como o próprio nome já diz, essa bomba é projetada para trabalhar dentro da água. E, como dito acima, existem diversas áreas em que pode exercer sua função, entre elas: poços artesianos, piscinas, reservatórios subterrâneos etc.

Manter uma manutenção regular da bomba submersa, oferece para você e sua empresa muitas vantagens. Mas, antes de falarmos sobre isso, há muitas informações que devem ser seguidas.

A escolha da bomba e a sua instalação, são os primeiros pontos que devem ser observados para garantir a sua qualidade.

Também é muito importante, monitorar o funcionamento da bomba, como por exemplo o barulho, ou se ela demora muito para realizar o seu processo. Se isso estiver ocorrendo, já são sinais suficientes, de que a sua bomba está falhando.

Agora que você já sabe os principais pontos para garantir uma boa ação da bomba submersa, e não ter tantos problemas com a manutenção da mesma, vamos falar um pouco sobre como a manutenção pode evitar problemas e oferecer diversos benefícios para a sua empresa.

Continue a sua leitura e descubra tudo o que precisa saber sobre esse assunto!

banner-e-book-material-rico

Manutenção de bomba submersa

Atualmente, a manutenção das bombas submersas, pode ocorrer em dois formatos, denominados como: manutenção preventiva e manutenção corretiva.

A manutenção preventiva, está encarregada de realizar a prevenção, ajustes, limpezas, identificação de mau funcionamento, entre outros. Ou seja, ela acontece antes mesmo do problema aparecer.

Em geral, essas manutenções preventivas, ocorrem em visitas mensais, reparos nas bombas, transferência de sistemas de bombeamento etc.

A manutenção corretiva, acontece quando já apareceram danos e paralisações nos equipamentos. Sendo assim, ela resolve os problemas quando eles surgem.

Nesse modelo, o procedimento inclui a eliminação do nível de ruído, reparo nas bombas, sistema elétrico e hidráulico, fornecimento de peças e reposição, entre outros.

Problemas que a manutenção pode evitar em sua indústria

Realizar a manutenção da bomba submersa, é essencial para evitar e solucionar problemas. Portanto, vou te contar algumas vantagens que esse cuidado pode agregar ao seu negócio.

Então, podemos afirmar que, a falta de manutenção no equipamento, pode causar diversos danos no funcionamento, além, de gerar prejuízos financeiros.

A manutenção preventiva, é a mais recomendada. Pois, ela permite a avaliação de possíveis falhas, evitando que elas ocorram.

Alguns benefícios, são:

  • Garante a segurança do equipamento;
  • Preserva sua vida útil;
  • Custos operacionais baixos;
  • Melhora a qualidade de processo;
  • Evita a paralisação do equipamento gerando perda financeira.
benefícios-de-realizar-a-manutenção-da-bomba-submersa

Como saber quando a minha bomba submersa precisa de manutenção?

Existem alguns sinais que mostram que a sua bomba d’água precisa de cuidados.

Se a sua bomba é de uso frequente, já é uma boa razão para fazer manutenções periódicas em seu equipamento. O tempo de manutenção para a bomba, varia bastante de acordo com a frequência do uso.

Bombas de piscinas, em geral, estão sempre em funcionamento e, por conta disso, troca-se o rolamento do motor de dois em dois anos.

Entretanto, as bombas usadas para caixas d’água, podem variar no tempo de manutenção, por conta do tamanho da edificação na qual se encontra instalada.

Sendo assim, quando se trata de uma edificação vertical, a vistoria deve ocorrer uma vez por mês. Porém, quando falamos de caixas d’água de residências, essa revista pode realizar-se uma vez a cada semestre.

Dicas de cuidado para preservar o seu equipamento

Algumas dicas que podem ajudar na preservação da sua bomba submersa, para que não ocorra problemas maiores, são:

  • Fazer uso de uma boia de nível, para que a bomba submersa não trabalhe sem água;
  • Checar sempre a tensão elétrica para evitar perdas no equipamento por estar muito baixa;
  • Não deixar a fiação ter contato direto com sol ou a chuva;
  • Ao tirar a peça do reservatório, sempre puxe pelo cabo de aço e nunca por cabos elétricos.

Portanto, seguindo essas dicas, você conseguirá aumentar muito a qualidade do seu equipamento e ele vai durar por muito anos.

Armazenamento e local de instalação

Além de todos os cuidados citados para preservar a sua bomba, é muito importante saber que o armazenamento e o local de instalação da mesma, contam muito no processo de proteção da peça.

Portanto, nesse caso, ela tem que estar instalada em:

  • Área coberta que a proteja da luz do sol;
  • Local arejado;
  • Lugar sem contato com fontes de calor.

Caso o equipamento seja instalado em poços, é aconselhado que seja construída uma estrutura para proteger a bomba submersa, além de contar com uma abertura para passagem de cabos elétricos, perfuração para passagem de cabo de aço, furo do tubo de recalque e para o parafuso que prenderá a tampa da estrutura.

Porém, com todas as dicas e informações que foram dadas, é muito importante lembrar-se de realizar a manutenção periódica. Pois, a mesma é crucial para que o equipamento tenha sempre uma boa operação e não venha a ter problemas futuros, evitando também, gastos a mais para você.

Então, se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre bombas submersas e a manutenção das mesmas, e quer conhecer mais sobre quais os melhores acessórios para compô-las, continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro de todas as novidades.

Hoje, encerramos por aqui.

Um abraço e até a próxima!




<