Há algum tempo a discussão sobre sustentabilidade e ecologia ganhou mais força no ambiente empresarial. Adotar medidas para reduzir impactos e otimizar processos para aumentar a eficiência, se tornou lei em inúmeras empresas. Você já deve saber que estamos falando de estratégia ESG, certo?
Se não sabe, chegou ao lugar certo para entender tudo sobre as melhores práticas, dicas e informações sobre o assunto! Então, continue acompanhando, pois revelamos todos os detalhes neste artigo.
Boa leitura!
O que é uma estratégia ESG?
Existe uma nova febre entre as empresas de diferentes segmentos. Algo que promete revolucionar processos, posicionamento, liderança e gerenciamento de recursos. Estamos falando de estratégia ESG, três letras que estão ditando os passos de muitas indústrias de renome e até mesmo as novas empresas que estão desbravando o mercado.
De fato, entender o que isso significa deixou de ser um mero processo para as empresas, e se tornou uma necessidade. Afinal, para ser visto como um concorrente forte, você precisa se adequar aos gostos dos consumidores e demais stakeholders.
Para início de conversa…
ESG é uma sigla que representa os critérios ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social and Governance, em inglês). Ou seja, uma estratégia ESG, refere-se a um conjunto de políticas e práticas adotadas por uma empresa, que considera esses três aspectos ao direcionar suas operações e investimentos.
Mas, o que cada um desses elementos significa?
Ambiental (Environmental)
Refere-se ao impacto da empresa no meio ambiente e como ela gerencia questões como mudanças climáticas, uso de energia, gestão de resíduos, conservação de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa, entre outros.
Envolve como a empresa trata seus funcionários, clientes, fornecedores e comunidades onde está inserida. Isso inclui práticas de trabalho justo, direitos humanos, diversidade e inclusão, saúde e segurança no trabalho, engajamento comunitário e responsabilidade social corporativa.
Governança (Governance)
Refere-se à estrutura de governança da empresa, incluindo a composição e independência do conselho de administração, transparência nas operações, ética nos negócios, sistemas de gestão de riscos e conformidade com regulamentações e normas.
Você sabe o que seria uma estratégia ESG de sucesso?
Sabemos que ela funciona através da junção dos três principais pilares. Ou seja, uma estratégia ESG busca integrar esses critérios em todas as áreas de negócio, desde a tomada de decisão até as práticas operacionais do cotidiano
O objetivo pode ser mais simples do que você imagina. Simplesmente, criar valor sustentável a longo prazo não apenas para a empresa, mas também para seus stakeholders e para a sociedade como um todo.
Essas estratégias estão se tornando cada vez mais importantes à medida em que os investidores e consumidores demonstram maior interesse em empresas socialmente responsáveis e preocupadas com questões ambientais.
Onde surgiu esse conceito?
A conversa sobre estratégia ESG não é nova. Afinal, os princípios dessa prática têm suas raízes em movimentos sociais e ambientais que ganharam força nas últimas décadas. Isso, é claro, à medida que a sociedade começou a reconhecer os impactos das atividades empresariais no meio ambiente, nas comunidades e na governança global.
Além disso, houve um aumento crescente na procura por produtos e serviços que atendessem a esse tipo de demanda. Desse modo, as empresas tiveram que se adaptar a um novo modo de consumo criado pelo público e, assim, estabelecer parâmetros cada vez mais altos de concordância com práticas sustentáveis e ecológicas.
Entre os principais precursores dessa novidade, podemos citar:
Movimento Ambientalista
Questões ambientais sempre estiveram em pauta, talvez não com o mesmo impacto que eventos marcantes trouxeram para a causa, mas sempre foi uma discussão importante no meio corporativo. No final do século XX, por exemplo, com o vazamento de petróleo da Exxon Valdez em 1989 e a Cúpula da Terra das Nações Unidas em 1992 no Rio de Janeiro.
A mobilização gerada em torno desses marcos aumentaram a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e influenciaram o surgimento das políticas e práticas de gestão ambiental nas empresas.
Lá pelos anos 90, houve um aumento significativo no interesse das empresas em adotar práticas de Responsabilidade Social Corporativa (ou RSC). Assim, tornou-se senso comum que as corporações possuíssem responsabilidades não apenas para com seus acionistas, mas também para com seus funcionários, comunidades e o meio ambiente em geral.
Global Reporting Initiative (GRI)
Já em 1997 é fundada a GRI, que desenvolveu diretrizes para relatórios de sustentabilidade, estabelecendo um padrão global para empresas comunicarem seus impactos ambientais, sociais e de governança.
Princípios do Pacto Global da ONU
Por fim, mas não menos importante, temos o Pacto Global da ONU lançado em 2000. Esses princípios pedem que empresas adotem políticas e práticas alinhadas com os direitos humanos, normas trabalhistas, proteção ambiental e combate à corrupção.
Por que é importante investir em uma estratégia ESG?
Você já deve ter percebido que, investir em uma estratégia ESG é crucial nos dias de hoje. Isso porque, empresas que adotam práticas ambientais, sociais e de governança sólidas podem isolar diversos riscos financeiros.
As vantagens vão desde a redução de multas regulatórias até a diminuição de danos à reputação e perda de mercado. Além disso, tais práticas também abrem portas para identificar novas oportunidades de negócios e inovação, impulsionando o desempenho financeiro a longo prazo.
O interesse dos investidores por empresas com compromissos ESG está crescendo cada vez mais. Desse modo, seguir uma estratégia ESG pode atrair mais investidores e facilitar o acesso ao capital. Em um mundo onde a reputação e a marca de uma empresa são mais importantes do que nunca, uma forte dedicação aos princípios dessas práticas pode resultar em uma imagem mais positiva para a sua empresa.
Empresas que demonstram um compromisso sério com questões ESG tendem a desfrutar de uma melhor reputação
Isso porque, elas têm maior lealdade dos clientes e melhores relacionamentos com as partes interessadas. No cenário atual, onde regulamentações e normas ESG estão em constante evolução, investir em uma estratégia ESG pode ajudar as empresas a se manterem em conformidade com essas exigências. Assim, evitando possíveis penalidades e riscos legais.
Olhando para o futuro, a integração de considerações ESG na estratégia de negócios não só prepara as empresas para enfrentar desafios emergentes, como mudanças regulatórias e pressões sociais. Também contribui para uma resiliência a longo prazo. Ao antecipar e responder proativamente a questões ambientais, sociais e de governança, as empresas podem posicionar-se de forma mais sólida diante de um cenário empresarial em constante transformação. Em suma, investir em uma estratégia ESG não apenas contribui para um mundo mais sustentável e ético. Também pode gerar retornos financeiros sólidos e sustentáveis tanto para investidores quanto para as empresas.
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