importância-do-isolamento-em-prensa-industrial

Isolação Térmica: conheça os benefícios para sua prensa

Sendo utilizada em diferentes áreas, como a de manutenção, por exemplo, a prensa industrial se torna um equipamento de grande importância. Sobretudo, é essencial cuidar, também, de sua isolação térmica para evitar grandes riscos no futuro.

Pensando nisso, trouxemos alguns benefícios que essa ferramenta oferece para sua indústria.

Sobre a Prensa Industrial

Antes de mais nada, vamos falar um pouco mais sobre a prensa industrial e seus modelos.

Esse equipamento tem como principal objetivo a compressão do material, podendo variar de tamanho. Além disso, a prensa conta com uma chapa reta para facilitar seu uso.

Aliás, pela capacidade de corte da máquina, a fim de evitar riscos, recomenda-se que apenas profissionais capacitados façam seu uso.

Existem diferentes modelos de prensa industrial, sendo as principais:

  • Prensa Manual (é a menor de todas e a mais utilizada em pequenos trabalhos);
  • Pneumática;
  • Hidráulica;
  • Servo-Acionada;
  • Mecânica.

Outro ponto importante na utilização das máquinas, é o cuidado com seus motores, para que estejam dimensionados de acordo com a produção. É ideal que a velocidade seja reduzida nos momentos em que não se necessite de grande pressão.

O suporte na hora e em sua pós-venda, é muito importante quando for adquirir a prensa, além de escolher um local onde você não tenha tantas dificuldades ao comprar a máquina.

Manutenção do Equipamento

Por trabalhar com altas temperaturas, a prensa necessita de manutenção preventiva periodicamente, para que não acabe parando em um momento inesperado. Opte sempre por peças com marcas conhecidas por sua qualidade, resistência e pelo seu excelente custo-benefício.

Da mesma forma, é importante que desligue os equipamentos quando não estiverem em uso, estendendo a vida útil dos seus materiais e evitando maiores gastos.

O ajuste correto das válvulas também é importante para a redução de riscos nas tubulações. Para fazer esse ajuste é indicado que abra, primeiramente, as válvulas direcionais, em seguida libere a pressão e a vazão do mecanismo.

Ou seja, estando em dia com a manutenção e seguindo as instruções corretas do operador, a prensa promove o resultado final desejado.

E para que o resultado final seja o melhor e mais esperado, é preciso contar com um bom isolador térmico, que eleve sua produtividade.

Pensando nisso, separamos aqui, os benefícios da isolação térmica em seus equipamentos e em sua indústria.

Continue a leitura e saiba qual a importância desse componente.

benefício-do-isol-em-sua-prensa

Benefícios da Isolação Térmica

Por ser um material que precisa do controle de calor para alcançar o resultado esperado, o isolamento térmico é um componente inegavelmente necessário, agregando, também, mais valor e rendimento para sua produção.

Os equipamentos que utilizam um bom isolamento térmico atuam de forma mais produtiva, pois controlam melhor sua temperatura e, evitam assim, o desperdício de calor. Além disso, a isolação térmica ajuda a prevenir possíveis deformações em seus materiais e componentes.

Em outras palavras, a isolação pode melhorar o resultado do produto, ajudando na agilidade, tensões internas, na contração e estabilidade dimensional.

Mas, como sabemos, não é confiável adquirir um produto sem pesquisar a fundo sobre a empresa que o fabrica. Devemos estar sempre atentos aos benefícios que o isolante vai trazer para a empresa.

Um bom material trará menos gastos de manutenção. Então, escolher pelo mais barato nem sempre é a opção mais viável. O barato pode lhe custar muitos gastos em pouco tempo, ou seja, sempre conte com um fornecedor confiável e responsável.

Saiba escolher a melhor opção para o seu equipamento

Escolher o melhor isolante térmico para sua indústria não é um trabalho fácil. É necessário pesquisar muito e avaliar qual seria a solução mais eficaz. Veja algumas dicas do que avaliar para a escolha de seu produto:

  • Condutividade e radiação térmica;
  • Absorção de água e resistência química;
  • Resistência à pressão e contração na espessura.

Aposte na linha ISOL® para sua indústria

O ISOL® é perfeito para aplicações que necessitam de calor, como: borracha, madeira e plásticos. Além de entregar um resultado final plano ou moldado.

Banner Rk Isol

Além da composição de resinas especiais reforçadas com fibras, o material ainda é isento de amianto. Ou seja, não oferece riscos para quem inalar seus resíduos.

O uso do amianto nos equipamentos industriais, além de trazer riscos à saúde por conta de seus compostos e por ser uma fibra tóxica, também prejudica e desgasta o produto final.

Aliás, o ISOL® pode ser aplicado não somente em prensas, mas também, em injetoras e moldes para injeção. Seus formatos também variam entre anéis e placas de isolamento.

Referência em economia energética, resistência à temperatura e mecânica, o ISOL® é o material ideal, pois, abrange todas as necessidades citadas anteriormente para a indústria.

A RK Componentes produz materiais confiáveis e de alta qualidade, com o benefício de ser totalmente livre de amianto, pensando assim, na qualidade de vida do operador e no cuidado com o meio ambiente.

Se deseja saber um pouco mais sobre essa linha, ou alguma outra disponível em nosso site, entre em contato com nossa equipe de vendas e continue acessando o blog da RK para conhecer todos os produtos!