equipamentos-de-proteção-individual

Descubra quais os EPIs necessários para a operação de uma máquina injetora

Uma máquina injetora é um conjunto eletromecânico que é responsável pelo processo de injeção, em que coleta a matéria-prima, e a transforma em plástico liquefeito, injetando essa substância no molde.

Dispor de um local de trabalho seguro para os operadores dessa máquina, mantendo o bem-estar físico e mental, deve ser prioridade dentro de uma empresa.

Porém, nem todas as pessoas sabem a importância de usar EPIs dentro do local de trabalho.

Esses itens são vitais para garantir a segurança e reduzir as chances de acidentes no trabalho. No entanto, mesmo sabendo dessa importância, muitas pessoas ainda não sabem quais EPIs devem ser usados ao fazer os seus deveres.

Por isso, vamos te mostrar nesse texto, tudo o que você precisa saber sobre essa proteção.

O que é um EPI?

EPI, é a abreviação de “equipamento de proteção individual” que, como o seu próprio nome já diz, é usado de forma pessoal por alguém durante as suas atividades no trabalho.

A função desse equipamento, é proteger o trabalhador de qualquer ameaça à sua saúde no ambiente profissional.

O uso desse item nas empresas é obrigatório. Pois, ele elimina os riscos durante alguma atividade. Quando não usados da forma correta, pode ter a chance de ocorrer algum acidente de trabalho ou doença profissional.

Qual a importância de usar EPIs ao operar uma máquina injetora?

Como dito antes, os itens de proteção são usados para prevenir grande parte dos acidentes que podem ocorrer dentro do local de trabalho.

Eles tornam a empresa mais segura e, por isso, é vital que o operador de máquina injetora, faça uso correto desse equipamento ao fazer o seu trabalho.

Uma empresa que não fornece o equipamento, ou não faz a inspeção de uso necessária, está descumprindo os termos da Norma Regulamentadora nº 6, o que pode resultar em multas e processos judiciais.

Preocupar-se com a saúde e segurança das pessoas, é a melhor forma para garantir que o trabalho continue sendo feito com qualidade e evitando qualquer tipo de risco.

Quais EPIs são necessários para operar uma máquina injetora?

Os EPIs variam de acordo com as atividades que estão sendo feitas pelos funcionários. Dessa forma, esses equipamentos oferecem níveis de segurança distintos. Tudo isso, define-se de acordo com o PPRA da empresa, que é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Sendo assim, para operar uma máquina injetora, é preciso o uso dos seguintes itens de segurança:

Proteção visual

Essa proteção é usada para evitar que qualquer partícula machuque os olhos do funcionário, podendo, até mesmo, causar danos permanentes na visão.

Proteção auditiva

Essa proteção é para quem encontra-se exposto a ruídos altos e constantes. Evitando problemas futuros.

Sapato de segurança

O sapato de segurança, também conhecido como bota com biqueira de aço, serve para proteger os pés dos operadores contra impactos de materiais pesados, perfuração e cortes. E como o sapato conta com um solado de borracha, também ajuda na proteção contra quedas e altas temperaturas.

operador-trabalhando-em-uma-máquina-industrial

Veja quais são os riscos de não usar EPIs ao operar uma injetora

Após tudo o que já foi dito neste artigo até o momento, fica fácil ver que o principal risco ao operar uma máquina sem o uso correto dos EPIs, é abrir a guarda para os acidentes de trabalho.

Esses acidentes, podem afetar a saúde do operador de forma temporária ou permanente. Isso pode causar um afastamento, ou em casos mais graves, uma aposentadoria por invalidez.

Além disso, muitas industrias oferecem riscos que podem prejudicar a saúde de seus funcionários de forma gradual. Como por exemplo: muitos ruídos ou inalação de agentes químicos.

Sendo assim, o único meio de evitar todos esses riscos, é fazer o uso correto dos EPIs.

É dever de quem, oferecer EPIs para os funcionários?

O dever de dar esse equipamento de proteção para os operários, é único da empresa. Pois, só ela sabe os riscos e perigos que o ambiente oferece para o colaborador.

De acordo com as normas exigidas, “A empresa é obrigada a dar aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento […]”.

Então, para você entender melhor, confira alguns pontos onde é mostrado o que é dever da empresa, e o que é dever do funcionário em relação ao uso do EPI.

Deveres da empresa

  • Fornecer os EPIs exigidos pelo órgão competente;
  • Exigir o uso do EPI pelos funcionários;
  • Orientar e treinar os colaboradores para que façam o uso certo do equipamento;
  • Orientar para a correta conservação do equipamento;
  • Em caso de dano, substituir imediatamente o EPI por um novo;
  • Higienizar e fazer a manutenção periódica do equipamento.

Deveres do funcionário

  • Fazer o uso do EPI apenas para a finalidade destinada;
  • Comunicar a empresa caso o equipamento seja danificado;
  • Guardar e conservar o EPI conforme as orientações da empresa;
  • Seguir as orientações do empregador sobre o uso adequado do EPI.

Fazer uso de produtos que não causem riscos para os colaboradores

Além de toda a segurança com o uso correto dos EPIs, é preciso que a empresa preocupe-se em dar sempre o melhor para os funcionários. Por isso, é bom optar por uso de itens não nocivos à saúde.

Então, pensando na melhor qualidade de vida dos seus colaboradores, a RK conta com produtos 100% livres de amianto. Entretanto, ainda ofertando a mesma eficácia e qualidade.

Sendo assim, ao comprar itens sem reagentes químicos, você consegue garantir que seus profissionais trabalhem ainda mais protegidos e livres de problemas de saúde causados por este componente.

Portanto, além de proteger a saúde de seus colaboradores, os produtos da RK livres de amianto, ainda ajudam a preservar o meio ambiente.

A linha ideal para a sua máquina injetora

Os itens da linha ISOL®, de isolamento térmico da RK, além de ter a melhor resistência à temperatura e mecânica, ainda garante itens livres de componentes químicos que podem ser nocivos para a saúde de seus funcionários e para a natureza.

Portanto, se você quer saber mais sobre esse produto, fale com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Estamos à disposição para te ajudar!

E se você gostou desse conteúdo e deseja ler mais sobre temas como esse, fique de olho em nosso blog e confira nossas novidades.