aumento-dos-resultados--industriais

Aumente a produtividade na indústria, com essas dicas práticas

Um ponto crucial na gestão de empresas é a produtividade na indústria. As boas práticas de gestão podem tornar o meio ideal, para tornar o fluxo de trabalho ainda mais lucrativo.

Assim, o foco nas melhorias de processos viáveis pode tornar o volume de produção maior e mais rentável.

Dessa forma, uma nova cultura de trabalho, a aplicação em tecnologias e a análise dos processos podem ser meios para tornar melhor essa questão.

Portanto, vamos falar sobre algumas dicas práticas, para que você implante em sua indústria. Continue a leitura e dê um novo passo na sua gestão!

Para começar, é preciso entender como funciona a produtividade na indústria

Antes de mais nada, saiba como são feitos os processos. Para isso, é crucial revisar o fluxo de trabalho da sua indústria. Para tanto, estude desde a entrada da matéria-prima, até a entrega do produto ao cliente.

Só assim, será viável fazer o registro das forças, gargalos e o plano de redução de perdas. Por isso, revise:

  • Equipe: o fator humano deve estar de acordo com os deveres da empresa. Ou seja, os colaboradores devem estar aptos às funções que lhes foram dadas. Esteja atento ao que eles podem oferecer em cada setor, bem como, se estão motivados onde estão atuando;
  • Maquinário: tudo deve estar em plenas ordens de uso, bem como, em bom estado de conservação. Investir em equipamentos com tecnologia mais recente, é crucial para garantir que seus produtos atendam os desejos dos clientes. Nesse ponto, é essencial notar que as máquinas obsoletas não podem gerar bons produtos;
  • Desenho de processos: você sabe como equipe e máquina se unem para a produção? Aqui, o desenho de todos os processos de produção deve ser feito. Com isso, é possível detectar onde estão os pontos que carecem de melhorias. É aqui também, que se apontam os pontos fortes da produção.

Com esse estudo, você poderá obter um diagnóstico preciso, para dar início a um projeto de aumento da produtividade na indústria.

Como falar de produtividade na indústria, sem citar tecnologia?

Assim como citamos acima, os equipamentos devem estar em perfeitas condições de uso. É crucial investir em automação tecnológica, seja por tecnologias ou softwares.

Com isso, será possível aumentar a eficiência da produtividade na indústria, onde os colaboradores poderão se dedicar às tarefas mais complexas e as atividades repetitivas ficam por conta dos equipamentos.

Estude as possibilidades de softwares aplicáveis para seu segmento. Busque por sistemas de gestão de estoque, manutenção, tempo de produção, entre outros.

Com isso, o controle dos processos será automatizado, ganhando-se tempo para focar em melhorias.

aposte-nas-dicas-de-produtividade

Uma equipe bem treinada é certeza de melhores resultados

  • Promova treinamentos frequentes, de acordo com as melhores práticas do setor;
  • Invista no conhecimento de novas tecnologias, por parte da sua equipe, podendo garantir melhores resultados, através da operação correta das máquinas;
  • Invista em integração de equipe. Uma empresa que deixa sua cultura exposta, garante um ambiente favorável de trabalho.

Para extrair o melhor resultado possível sobre a atuação do time, invista em um bom plano de valorização de funcionários.

Faça também, a atualização dos processos

Após a análise dos processos de produção, está na hora de fazer os ajustes. Só assim, será possível melhorar a produtividade na indústria.

Ou seja, está na hora de fazer as correções necessárias, para eliminar as falhas e gargalos presentes. Trace os planos de ação, para esses consertos do processo.

Conte com os profissionais de cada área, para a análise e correção de cada deficiência. Nomeie os funcionários com mais tempo de trabalho, para mostrar possíveis ideias.

Com essa troca, serão criadas grandes chances de aprimoramento dos processos.

Controle as taxas de desperdício e rejeição de produtos

Para aumentar a produtividade na indústria, é essencial diminuir o gasto de matéria-prima e os índices de rejeição de produtos por defeitos.

Sendo assim, faça com que desperdícios, retornos e devoluções deixem de acontecer. Isso aumenta retrabalhos, eleva os custos da produção e aumenta o tempo de entrega dos pedidos de compra.

Invista em componentes importantes, para melhorar a produtividade na indústria

Um ótimo caminho, no entanto, sobre o aumento da produtividade na indústria é, sem dúvidas, o investimento em manutenções.

Então, conte com a equipe para selecionar os melhores itens, para a troca de peças das máquinas. Invista em componentes que protegem e aumentam o tempo de vida útil do seu equipamento.

Um caminho é o isolamento térmico. Com ele, você mantém a temperatura das peças onde é preciso, evita vazamentos e garante mais qualidade. Outro exemplo, pode ser a proteção dos sistemas de rotação.

Eixos e alojamentos podem contar com buchas de alta resistência, que evitam o surgimento de danos causados por desgastes.

Em ambos os casos, no entanto, você pode contar com a RK. Somos especialistas em componentes de isolamento térmico e buchas autolubrificantes.

Acesse nosso site e invista em melhores resultados para a produtividade da sua indústria.