Foto de uma mão operando máquina

Como o isolamento térmico industrial pode ajudar na redução de custos na indústria automotiva

A redução de custos dentro de uma indústria, não somente na automotiva, é sempre um ponto a ser discutido entre os gestores. Nesse momento, optar pelo uso de novas técnicas para garantir isso, é vital.

Nos dias de hoje, contamos com diversos meios para redução de gastos dentro das mesmas. Uma delas é o uso de isolante térmico industrial. Que além de garantir o aumento na produção, ainda resolve problemas como o aumento de gastos.

Caso você ainda não conheça muito sobre o uso de isolantes térmicos dentro de uma empresa, confira a seguir, esse artigo que fizemos para você descobrir tudo o que precisa!

Qual a importância do isolamento térmico para redução de custos na indústria?

Ter um isolante térmico em seu equipamento, não é só uma questão de segurança e conforto para a sua empresa. Essas peças que encontram-se nos maquinários, garantem uma maior resistência energética e evitam perda de produtos por conta das variações de calor.

Os itens de isolamento, são perfeitos para diversas aplicações que precisam de calor para fundir e curar materiais, como: borracha, madeira e plástico.

Eles atuam criando uma barreira, o que dificulta o desperdício de calor através da sua alta resistência

Sem o uso desse componente em uma indústria, vários problemas podem ocorrer, como por exemplo: produtos finais sem qualidade, danos na máquina, gastos extras com manutenção, perda de eficácia e muito mais.

Como é feito o isolamento térmico para garantir a redução de custos na indústria

O isolamento térmico precisa ser feito em máquinas que mostram uma diferença de calor entre sua parte interna e externa.

Dessa forma, a placa precisa ser inserida dentro do equipamento, com o intuito de reter o calor e evitar que ele desgaste as peças que estão sendo feitas, causando danos em sua ação.

No entanto, uma boa opção é encontrar a solução ideal para cada equipamento. A dica que damos, é analisar de forma individual a sua necessidade, e observar alguns fatores, como por exemplo: condutividade térmica, radiação, absorção de água, temperatura de operação, resistência química e contração na espessura.

Benefícios de usar um isolante térmico industrial

Após você saber mais sobre a importância desse componente dentro de uma empresa, já se pode concluir que os efeitos causados pelo mesmo são os mais positivos.

Portanto, confira abaixo, alguns dos inúmeros benefícios que ele te oferece:

Redução de custos na indústria

De fato, a primeira vantagem que um bom isolante pode dar para uma empresa, é a diminuição de custos. Pois, com o item ideal, os equipamentos atuam da melhor forma e não precisam de muitas manutenções extras.

Dessa maneira, evitam gastos com problemas de ajustes frequentes nas máquinas.

Diminuição de perdas por alteração de temperatura

Outro efeito do isolamento térmico, é a queda no número de perdas. Esses itens ajudam a reduzir desperdícios de peças danificadas pelo calor, erros e retrabalhos, que custam tempo e dinheiro para uma organização.

Aumento da produtividade

Placas de isolamento térmico

Sabemos que além da economia, um dos maiores desejos dos profissionais da área, é o aumento da eficácia em sua produção.

Então, se você deseja ter ações mais eficientes, uma boa opção é aplicar o uso dessas placas em seus equipamentos.

Além disso, com a temperatura certa e sem a dissipação de calor, os produtos ganham mais qualidade, o que ajuda a manter o cliente satisfeito.

Conforto para os trabalhadores

E por fim, o uso desse item garante conforto e segurança para os seus trabalhadores em vários tipos de processos.

Ao aderir a essa peça, torna-se possível deixar o seu equipamento livre de alguns perigos que a vazão de calor pode causar.

Com isso, você atribui maior conforto e segurança aos seus colaboradores, garantindo a qualidade das peças e do equipamento, e também, a proteção do seu time.

Aposte em itens livres de componentes nocivos ao meio ambiente

Agora que você já sabe que os isolantes térmicos podem ofertar mais eficácia, economia e proteção para as máquinas da sua indústria, queremos te falar um pouco sobre o amianto, e como muitas empresas optam pelo uso dele em seus processos, mesmo sendo uma prática ilegal em nosso país.

Essa fibra mineral, que tem algumas propriedades que são tidas como positivas para a produção, pode degradar a saúde dos funcionários, qualidade final da peça e o meio ambiente.

Por muitos anos, muitas empresas de diversos segmentos usaram esse componente. Mas, após comprovado os seus malefícios, essa substância tornou-se proibida em mais de 50 países, e o Brasil é um deles.

Dessa forma, buscar por placas isolantes livres dessa composição, é vital para oferecer o melhor para seus colaboradores.

banner material rico

Como escolher o melhor fornecedor para placas de isolamento térmico?

Depois de tudo o que foi dito até aqui, vale ressaltar que garantir todos os benefícios para a sua indústria com a placa isolante térmica, só é válido se encontrar uma peça de qualidade.

Por isso, vamos te dar algumas dicas de quais são os principais requisitos que um fornecedor deve ter na hora de escolher esses itens.

  • Qualidade em primeiro lugar;
  • Preocupação com o meio ambiente;
  • Cuidados com componentes nocivos para os funcionários e o meio ambiente;
  • Experiência no mercado;
  • Atendimento e agilidade nos prazos de entrega.

Contamos hoje no mercado, com uma série de produtos focados em isolamento. Por isso, seguir à risca as dicas que foram dadas, é vital para encontrar o melhor item para a sua máquina.

Portanto, não deixe de usar placas isolantes térmicas para garantir toda a proteção que você precisa para operar da melhor forma possível.

Se você quer saber mais sobre o assunto, e deseja ter maiores dados sobre, não deixe de acompanhar o nosso blog e confira mais dicas para aumentar a produtividade da sua empresa, diminuindo custos com manutenções fora de hora.




<