mancal de deslizamento

Bucha deslizante: em qual tipo de mancal ela funciona

Os mancais são materiais utilizados em diversos equipamentos industriais. Muitos, por sua vez, precisam de buchas deslizantes, para garantir maior proteção de eixos, dos sistemas rotativos das máquinas.

Por isso, ao longo deste texto queremos te ajudar a identificar os produtos, além de destacar as principais características e vantagens da bucha deslizante, que garante mais proteção para suas máquinas. Continue a leitura e confira!

O que é bucha deslizante?

De fato, a bucha deslizante é um item fundamental para a segurança da fabricação de produtos de diversos segmentos. Pois suporta cargas aplicadas em equipamentos com eixos giratórios.

Assim, apoia os eixos e ajuda a manter o componente na posição adequada, sob o mancal, para o bom funcionamento da máquina.

Além disso, amortece vibrações do sistema, reduz atritos onde está aplicado e auxilia o eixo a transferir torque e rotação em rodas, engrenagens, polias, entre outros mecanismos.

O componente, muito utilizado em máquinas pesadas, tem instalação simples e facilidade de manutenção e é considerado fundamental para muitos equipamentos, já que a ausência de um item de qualidade, pode até mesmo prejudicar equipamentos e parar o funcionamento do maquinário.

Por isso, é fundamental contar com esse apoio eficiente, para suportar as tarefas e entregar serviços cada vez melhores.

Do mesmo modo, é interessante ressaltar que a bucha deslizante consegue diminuir o atrito gerado entre o eixo e o mancal, por conta de sua boa lubrificação.

Aliás, esse produto tem esta característica natural, facilitando sua função.

Vantagens da bucha deslizante

Por ser um item resistente e cheio de qualidades, a bucha deslizante pode ser aplicada em diversas indústrias, como hidrelétrica, hidromecânica, naval, ferroviária, offshore, além de bombas submersas ou verticais, guindastes veiculares, usinas eólicas e válvulas.

Conforme já citamos, o esse componente oferece diversos benefícios para os equipamentos industriais.

Inegavelmente, sua qualidade é fruto dos materiais que estão em sua composição. Mas de um modo geral, entre as maiores vantagens estão:

  • Maior capacidade de carga;
  • Melhor resistência ao impacto;
  • Ajuste para desalinhamento;
  • Amortecimento das vibrações;
  • Operações mais silenciosas;
  • Facilidade de aplicação e manutenção.

Fora todos os benefícios citados acima, o material, que é utilizado em aplicações com movimento oscilatório ou estático, conta ainda com facilidade de adaptação aos diversos serviços e formatos e vida útil que pode ser prolongada com cuidados básicos durante a manutenção e a utilização do equipamento onde está instalado.

O desempenho desse componente, dentro dos mancais

A bucha deslizante, portanto, é um componente que atua em conjunto com os mancais. Sendo assim, é encaixada dentro do mancal e fica em contato com o eixo.

Então, o principal propósito desse componente é garantir a movimentação perfeita dos eixos, que compõem os sistemas de movimento, sob os mancais, que são peças fixas.

Com isso, as buchas são responsáveis pela lubrificação necessária entre essas peças, garantindo que não haja atrito entre elas. Proporcionando, portanto, a ausência de danos, trincas e quebras das partes, causadas pelo atrito entre elas.

Diferenças entre mancais

Para a melhor identificação dos componentes, queremos explicar as principais diferenças entre buchas e mancais. E vamos dar início, com a comparação entre mancais de rolamento e mancais de deslizamento. Confira:

mancal de deslizamento

Primeiramente, a grande diferença dos componentes está em seu formato. Pois, os mancais de rolamento são em rolos e os deslizantes, não contam com elementos rolantes.

Desse modo, os mancais de rolamento possuem elementos como esferas, roletes e agulhas. Assim, a peça normalmente conta com dois anéis e é indicada para projetos, que exigem a união de mais velocidade e menor atrito.

Já o mancal de deslizamento tem uma bucha montada em um suporte fixo. Dessa forma, não conta com nenhuma esfera ou outros elementos e apresenta montagem mais simples, assim como facilidade na limpeza e em possíveis reparos no item.

Além disso, a lubrificação também é um diferencial, já que o mancal de deslizamento é autolubrificante e o de rolamento, não.

Por fim, vale destacar que o mancal com características rolantes oferece algumas desvantagens, como maior sensibilidade a choques, maior custo de fabricação, pouca tolerância para alojamento do eixo, menor resistência para cargas muito elevadas e ocupação de mais espaço radial.

Qual a importância desses componentes para a indústria?

De fato, ambos componentes são importantes para equipamentos industriais, pois preservam sua estrutura, através do apoio fixo para os eixos. Mas para assegurar qualidade na operação, é preciso saber escolher o item ideal para a sua máquina.

A instalação da bucha deslizante

Agora que já entendemos que o mancal de deslizamento é o componente que necessita da bucha deslizante, vamos entender algumas características importantes sobre esse componente.

Encaixe das buchas, nos mancais de deslizamento

Antes de mais nada, com a grande variedade de opções oferecidas pelo mercado, o primeiro cuidado a ser tomado é sobre o encaixe da bucha deslizante em um mancal.

É fundamental que esse componente não tenha folgas ou sobras, para não comprometer o funcionamento das peças, causando efeito contrário ao esperado.

Para isso, o projetista ou fornecedor de bucha deslizante, precisa oferecer a máxima precisão dos itens, bem como a assistência necessária, para que o componente seja o perfeito para a aplicação. Isso garantirá que, mesmo sendo um produto de baixo custo, a produção de sua empresa seja potencializada, com essa melhoria.

Composição de buchas

Para compor esse sistema de amortecimento dos eixos, a bucha deslizante, como o próprio nome já sugere, é responsável pela lubrificação entre eixo e mancal.

Entretanto, esse componente deve conter, em sua matéria, componentes que proporcionam esse efeito, em aplicações à seco, bem como para maquinários submersos. Contudo, essas matérias devem ser compostas de substâncias não nocivas aos recursos humanos e meio ambiente.

Por isso, é preciso ficar atento e priorizar qualidade, resistência e produtos que ofereçam excelente custo-benefício para sua indústria. Além disso, firmar parceria com uma empresa que ofereça um bom suporte pode evitar surpresas negativas, como a necessidade de trocas e reparos repentinos, que podem causar até mesmo, prejuízos financeiros.

Folder D-Glide

A lubrificação natural da bucha deslizante

Conforme já citamos acima, a bucha deslizante deve ter, em sua composição, materiais que proporcionem lubrificação entre o eixo e o mancal.

E com a tecnologia atual, existem soluções que proporcionam essa lubrificação, sem a necessidade de adição de óleos, ou outros tipos de produtos.

A grande vantagem, contudo, é a facilidade da manutenção. Uma vez que não há acúmulo de resíduos, causados por óleos e graxas lubrificantes, o tempo de vida útil desses componentes torna-se um pouco maior.

O material para a bucha deslizante

Se você está procurando a melhor opção em bucha industrial, o D-GLIDE® é o material que pode desenvolver o componente ideal, para a necessidade da sua empresa. Composto por resina e fibras sintéticas, o item pode ser alterado com aditivos autolubrificantes como o PTFE. O produto conta com características de deslizamento resistente ao desgaste, é livre de manutençãoe pode ser aplicado tanto em ambientes secos quanto em locais submersos, sem causar nenhum tipo de dano ao meio onde está aplicado.

Além disso, o D-GLIDE®, que não contém substâncias tóxicas ou ambientalmente perigosas, é um material de produção nacional. Assim, consegue ter um valor mais acessível, além de um grande benefício na entrega, já que os prazos são muito menores em comparação aos itens que vem de fora, o que garante que nossos clientes recebam o material solicitado entre 7 e 10 dias úteis.

Mais vantagens do D-GLIDE®

Da mesma forma, por ser um produto nacional, o item proporciona a possibilidade de contato direto com os fornecedores para tirar dúvidas e saber mais tanto sobre o componente quanto sobre sua aplicação e características.

Por fim, vale destacar o excelente custo-benefício que produto oferece. Pois por ser um polímero, pode substituir peças metálicas mais caras como o bronze com total eficiência, garantindo ainda alta resistência ao desgaste, abrasão e corrosão.

A RK Componentes fornece buchas produzidas com o D-GLIDE®

Reunimos todas as vantagens desse material, citadas acima, com um atendimento personalizado aos nossos clientes.

Com isso, nós temos o foco em oferecer à sua indústria, o componente perfeito para seu maquinário. A fim de prolongar a vida útil de seus equipamentos, reduzir custos de manutenção e proporcionar o perfeito desempenho de sua produção, impactando de forma positiva, seus resultados.

Portanto, com a RK Componentes, você contará com uma equipe de especialistas, desde o primeiro atendimento, até as manutenções necessárias. Ou seja, você terá uma empresa parceira, para te auxiliar em todo o processo de compra e pós-compra, garantindo a máxima eficiência desse investimento.

Conte conosco, peça seu orçamento

Então se você deseja ter buchas autolubrificantes de qualidade,fale conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre este material que pode melhorar os resultados da sua produção. A RK Componentes Industriais é a patenteada do D-GLIDE® e pode oferecer todo o suporte que sua empresa precisar.

Para conferir mais matérias sobre o ambiente industrial, basta continuar acessando o nosso blog, pois em breve publicaremos novos conteúdos!




<