isolantes térmicos

3 razões para apostar em isolantes térmicos livres de amianto

Economia, proteção e mais produtividade. Esses são alguns dos motivos para apostar em isolantes térmicos para equipamentos industriais. Mas além de encontrar o melhor fornecedor e realizar a manutenção adequada para máquinas com este tipo de produto, é fundamental priorizar a escolha de itens sem amianto.

Aliás, em nosso blog já falamos sobre o assunto e revelamos os perigos que este material pode trazer para sua produção.

Mas hoje queremos revelar 3 motivos que reafirmam a importância de escolher placas isolantes, totalmente livres de amianto.

Quer saber o que a sua indústria ganha com esta decisão? Continue a leitura e descubra!

Como os isolantes térmicos podem beneficiar a sua produção?

Primeiramente, antes de falar sobre as razões para escolher isolantes térmicos sem amianto, queremos destacar as vantagens que estes produtos podem trazer para o seu trabalho.

Sem dúvida, um dos principais benefícios é a produtividade. Os materiais com isolantes térmicos conseguem controlar a temperatura e eliminam problemas por conta deste fator. Desse modo, a empresa pode contar com um equipamento ainda mais eficiente e que tem o calor ou a temperatura adequada para realizar suas ações.

Além disso, este controle é fundamental para garantir o bom acabamento das peças e auxiliar na contração, tensões internas e estabilidade dimensional.

Outra vantagem que merece atenção é a economia proporcionada por este tipo de solução.

Afinal, os itens ajudam a prevenir e reduzir danos e prejuízos. Pois atuam com eficiência e eliminam a necessidade de manutenções, trocas e reparos mais sérios.

Além disso, os isolantes térmicos para equipamentos industriais ajudam a oferecer um acabamento melhor para as peças e reduzem a necessidade de retrabalho.

Desse modo, todos estes fatores influenciam na diminuição de custos e oferecem mais economia para sua produção.

Por fim, os materiais como placas e anéis isolantes promovem proteção térmica. Este, de fato, é um grande benefício deste tipo de produto. Pois equipamentos como injetoras, prensas e moldes são protegidos assim como seus componentes críticos.

Essa proteção, que visa evitar o superaquecimento e outros problemas, previne deformações, ajuda a não danificar a máquina e garante que a potência do equipamento continue a todo vapor.

Motivos para apostar nos itens sem amianto

Agora que você já sabe como os isolantes térmicos podem oferecer mais produtividade, economia e proteção para as máquinas da sua indústria, queremos falar sobre o amianto e como a sua produção pode se beneficiar por escolher produtos sem esta substância.

Primeiramente, é preciso que você entenda que o amianto é uma fibra mineral que tem algumas propriedades consideradas positivas, como resistência a altas temperaturas, durabilidade e flexibilidade.

Esta fibra existe em dois tipos. As chamadas serpentinas, que representam o amianto branco e os anfibólios, que são os produtos nos tons marrom e azul.

Desse modo, o item é considerado de baixo custo e foi utilizado por muito tempo para desenvolver importantes produtos como telhas, caixa d’água e tantos outros.

No entanto, ao longo dos anos, especialistas em saúde identificaram propriedades muito perigosas no amianto. Ou seja, algumas pessoas começaram a ser contaminadas pela fibra, que gera graves problemas para o organismo.

Com isso, esta matéria-prima foi proibida em mais de 50 países, incluindo o Brasil. Pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 100 mil pessoas morrem por ano devido doenças causadas pela inalação da poeira deste produto.

De fato, infelizmente algumas empresas ainda utilizam o amianto de maneira irregular e irresponsável. Portanto, cabe aos gestores ficarem ainda mais atentos aos componentes presentes nas peças de seus equipamentos.

Afinal, o uso deste produto pode comprometer de maneira fatal o desempenho e os resultados da indústria.

Mas existem soluções que eliminam o uso do amianto e oferecem vantagens excepcionais. Veja a seguir 3 motivos para apostar em produtos livres desta fibra tão perigosa!

Saúde dos funcionários

Sem dúvida, este é o principal motivo para investir em isolantes térmicos sem amianto. E para que você entenda, queremos explicar como ele age em nosso organismo.

De acordo com profissionais especializados no assunto, o grande problema está na inalação do amianto. Pois as fibras do pó estimulam mutações celulares e originam problemas na respiração, asbestose, que representa a perda da capacidade respiratória, e até mesmo câncer de pulmão.

Além disso, quando inaladas, as partículas do material não se libertam do organismo e ficam lá sem que a pessoa saiba. Portanto, o problema pode surgir até mesmo 30 anos depois da vítima inalar a poeira. Esse atraso de sintomas dificulta ainda mais o diagnóstico preciso dos médicos.

Ou seja, ao comprar itens livres desta fibra, você consegue assegurar que seus profissionais trabalhem ainda mais protegidos e livres de problemas de saúdes causados por este perigo.

Proteção dos equipamentos 

Os produtos sem amianto ajudam ainda, a proteger o meio ambiente e os equipamentos da sua empresa. Pois a utilização deste componente em isolantes térmicos pode causar a liberação de compostos que danificam as máquinas e prejudicam o produto final com seu alto nível de poluentes.

Descarte consciente

Por fim, ao comprar isolantes térmicos sem amianto você não tem a preocupação de oferecer riscos em seu descarte. Pois este tipo de produto deve ser descartado com resíduos tóxicos em aterros especializados.

Aliás, por ser um material muito perigoso ele não pode ser reutilizado ou reciclado. Mas quando você utiliza apenas itens regularizados e sem riscos para a saúde e para o meio ambiente, você pode descartar seus produtos sem medo de fazer o ecossistema e os seus profissionais pagarem caro pelo uso irresponsável.

Uma linha ideal para sua indústria

Como você viu, a escolha de itens livres de amianto é muito vantajosa não apenas para sua indústria, mas também para a qualidade de vida de todos da sua empresa.

Sem dúvida, produtos sem esta fibra atuam com mais produtividade, não colocam seus equipamentos em risco e ajudam a preservar a saúde da sua equipe.

Aliás, queremos te apresentar uma linha que é 100% livre de amianto e oferece mais economia energética e a união da melhor resistência a temperatura e maior resistência mecânica do mercado para máquinas como prensas, injetoras e moldes.

A linha Isol® da RK é voltada para o isolamento térmico de equipamentos industriais através de itens como placas e anéis isolantes feitos de resinas especiais.

Nossos produtos são ideais para diferentes aplicações que precisam de calor para fundir e curar materiais, como borrachas, madeiras e plásticos, que podem ser transformados em produtos finais planos ou moldados.

Além disso, nossas soluções oferecem excelente custo-benefício, suporte de uma equipe especializada neste tipo de produto e entrega agilizada.

Acesse agora mesmo o nosso site e confira os detalhes dos nossos produtos!

E se gostou do nosso texto continue de olho no blog da RK, pois em breve teremos novas matérias para você!




<