o que é mancal

Buchas RK: descubra quais soluções oferecemos para sua indústria

As buchas RK permitem às indústrias, trabalharem de forma positiva, segura e econômica. Essas são, sem dúvidas, algumas das vantagens mais esperadas na área industrial. Mas, engana-se quem pensa ser difícil atingir estes benefícios. Pois, com os componentes certos, é possível ter ações cada vez mais positivas. Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre esses itens e mostrar como este componente pode te ajudar a alcançar ótimos resultados.

Então, se você quer economizar e ter mais eficácia em seus serviços, continue a leitura e entenda a importância desta peça!

O que são as buchas RK?

Hoje, vamos falar de forma fácil e prática sobre as buchas RK. Portanto, o componente é um item essencial para a transmissão mecânica das peças que ficam dentro dos equipamentos industriais.

Ou seja, enquanto o eixo gira, as buchas são capazes de suportar as diferentes cargas desse componente.

Desse modo, a definição do modelo ideal para cada aplicação é essencial, para garantir a resistência que a máquina precisa, para atuar sem falhas.

Afinal, por ter contato com outras peças que se movimentam, a bucha tem relação direta com o atrito causado e a energia mecânica gerada no processo.

Então, escolher a peça adequada é essencial para o bom funcionamento de toda a operação.

Mas, queremos falar, também, sobre a estrutura das buchas.

Para começar, as buchas são encaixadas em mancais, que são feitos por uma estrutura bem forte, chamada base. Esta parte é fixada ao sistema e tem um furo, por onde o eixo passa.

Dessa forma, que a bucha fica exatamente neste espaço entre o eixo e a base. A função destes componentes é reduzir o atrito no local, além de amortecer as vibrações do sistema.

Portanto, através de suas particularidades, a bucha possibilita que o eixo transfira o torque e rotação para movimentar os sistemas de roda, cremalheiras, engrenagens e polias.

Tipos de buchas

Agora que já citamos o que é uma bucha, vamos falar sobre os tipos do componente.

Quando falamos sobre as buchas RK, é comum encontrar modelos como:

  • Bronze;
  • Aço galvanizado;
  • Polímero.

Sendo que, o aspecto crucial que todos os modelos têm em comum, é a camada autolubrificante. Assim sendo, confira abaixo a aplicação adequada para cada um:

Bronze

Ideal para aguentar as aplicações muito severas, as buchas de bronze são ideais para moldes em geral, comportas hidromecânicas e usinas siderúrgicas.

Isso porque, seus pinos em grafite ou PTFE oferecem a lubrificação que os eixos precisam, para se moverem, sem atritos.

Por conta de sua alta resistência mecânica, as manutenções se tornam menos seguidas. Ou seja, as máquinas ficam mais protegidas.

Aço Galvanizado

As buchas RK feitas de aço galvanizado, no entanto, possuem uma camada interna em PFTE. Essa camada, por sua vez, garante que o componente seja autolubrificante.

Assim, é possível aplicar o item em ações mais severas e isentas de óleos. Por possuir a lubrificação contínua, as buchas em aço galvanizado atendem indústrias gráficas, alimentícias, químicas, agrícolas e automotivas.

Polímero

As buchas feitas em polímero são compostas por resina de fibras sintéticas, que podem ser alteradas com aditivos autolubrificantes, como o PFTE.

Sendo assim, podem ser usadas em diversos segmentos, como as indústrias hidrelétrica, hidromecânica, ferroviária e naval offshore. Além disso, têm perfeita ação, quando aplicadas em bombas submersas verticais, guindastes veiculares, usinas eólicas e válvulas.

Inclusive, a manutenção desse item é fácil. Ele permite uma troca fácil, em relação aos itens metálicos. Esse componente é capaz de aguentar altas temperaturas. Portanto, evita danos causados pelo atrito.

Cuidados com o componente industrial

Sem dúvida, além de saber o que é uma bucha, é crucial você entender como cuidar da peça, para ampliar sua vida útil e evitar que alguns imprevistos afetem o trabalho das suas máquinas.

Desse modo, a dica é realizar as manutenções certas para evitar os problemas mais comuns, que incluem a falta de cuidado e limpeza da peça, por exemplo.

Contudo, o indicado é que, se a bucha estiver em um mancal responsável por sustentar polias ou sendo utilizado em motores elétricos, esse item seja analisado uma vez por mês.

Mas, se as buchas estiverem em mancais de apoio, o recomendado, por sua vez, é realizar esta análise a cada dois meses.

Já, em casos de buchas para cabeçote, é preciso fazer a manutenção duas vezes por mês.

Além disso, é importante ficar de olho em ruídos enquanto a máquina está trabalhando, bem como, possíveis vazamentos ou folgas no sistema.

Mas, vale lembrar que apenas profissionais especializados na máquina em que a bucha esteja aplicada, podem realizar a manutenção. Para isso, o especialista precisa atender às normas de segurança e utilizar os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) adequados.

Vantagens das buchas RK

Como pudemos ver nessa matéria, as buchas são itens essenciais para equipamentos com sistemas rotativos. Isso porque, elas protegem os eixos e alojamentos desses sistemas, a fim de evitar os danos causados por atrito.

Conforme já citamos, este tipo de componente traz uma série de benefícios, para diferentes máquinas industriais de diferentes segmentos. Mas, para que você entenda melhor quais são eles, trouxemos uma lista com as principais vantagens de contar com esse item. Veja:

  • Amortecimento de vibrações;
  • Diminuição de choques;
  • Redução de ruídos;
  • Itens simples de montar e desmontar;
  • Atuação em diferentes e elevadas temperaturas;
  • Peça versátil, geralmente inserida em vários equipamentos;
  • Componente com fácil adaptação em diferentes aplicações e circunstâncias;
  • Proteção segura de eixos e alojamentos.

No entanto, a escolha do item deve ser feita com cuidado, de acordo com a sua indústria. Sendo assim, busque por um fornecedor que lhe trará todas as informações que você precisa, para isso.

Buchas RK: as soluções para seus mancais

Depois de entender o que é a bucha e ficar por dentro das vantagens e características deste componente industrial, chegou o momento de conhecer soluções que podem oferecer todos os benefícios citados para a sua indústria.

A RK Componentes Industriais desenvolve soluções que são capazes de produzir as buchas para mancais mais resistentes. Contamos com itens feitos de diferentes materiais, que podem ser aplicados em segmentos como o seu negócio. Entenda abaixo quais são e como funcionam:

DRY-LUB®, por exemplo, é a união perfeita de resistência mecânica e alta lubrificação. O material é composto por bronze e insertos de grafite ou PTFE, que deixam a bucha ainda mais eficaz no apoio e proteção de aplicações severas e isentas de óleo.

Já o DRY-MET®, item importado e revendido pela nossa empresa, é feito à base de aço galvanizado com uma camada interna autolubrificante de PTFE. O material possibilita o desenvolvimento de buchas cilíndricas com ou sem flange, anéis e placas.

Por fim, uma excelente solução da RK é o D-GLIDE®, produto que fabrica buchas de acordo com a necessidade de cada cliente e é feito com resina e fibras sintéticas, além de ter a possibilidade de ser alterado com aditivos autolubrificantes.

Aliás, o D-GLIDE® tem sua produção nacional e oferece o melhor custo-benefício do mercado. Da mesma forma, conta com prazos de produção menores em relação aos produtos importados, tem fácil manutenção e pode substituir itens mais caros, como, por exemplo, o bronze.

Agora que você já conferiu algumas soluções ideais para a sua empresa, que tal tirar suas dúvidas com a nossa equipe?

Além de todas as vantagens citadas ao longo do texto, trabalhamos com prazos de entrega agilizados, facilidade de pagamento e suporte diferenciado.

Fale conosco hoje mesmo e comprove os benefícios de comprar com a nossa empresa!

Folder D-Glide