Trabalhadores-na-indústria-apontando-para-um-equipamento

3 fatos que indicam que está na hora de trocar o seu isolamento térmico industrial

Você provavelmente já deve ter se perguntado se chegou ou não o momento de trocar o componente de isolamento térmico industrial utilizado em seus equipamentos.
Hoje, queremos te ajudar a encontrar a resposta e entender se realmente é hora de realizar a substituição desta importante solução.

Então, se deseja saber mais sobre isso, continue a leitura e fique por dentro das dicas que separamos para você.

Aliás, neste texto, te revelaremos 3 fatores que mostrar que a troca deve ser feita o quanto antes.

Confira!

O que são componentes de isolamento térmico industrial?

Em resumo, o isolamento térmico industrial é o material que garante uma certa resistência à altas temperaturas. Geralmente, esse componente tem como finalidade a proteção térmica de máquinas e equipamentos.

Logo, os produtos atuam dificultando o desperdício de calor através de sua alta resistência. Visto que é criada uma barreira para passagem de calor, a temperatura ideal é mantida e os componentes do equipamento e os itens produzidos na máquina são preservados.

Vantagens das soluções de isolamento térmico industrial

Agora que você já sabe um pouco mais sobre este tipo de componente, não podemos deixar de citar algumas de suas maiores vantagens. Afinal, saber se a sua indústria será beneficiada por esses produtos é muito valioso para você.

Por isso, listaremos a seguir as principais delas. Veja:

Produtividade

Sabemos que uma possível parada de máquina é um verdadeiro pesadelo para um profissional como você. Então, para te acalmar sobre isso, precisamos dizer que um bom componente de isolamento térmico industrial pode evitar este problema na sua indústria.

Com a solução certa, suas máquinas funcionam melhor. Do mesmo modo, através da temperatura adequada e sem a dissipação desnecessária de calor, os produtos finais ficam ainda melhores, aumentando a satisfação dos seus clientes. 

isolamento-térmico-industrial
isolamento térmico industrial

Mais segurança

A segurança, também, está entre os impactos positivos do uso de soluções isolantes para equipamentos industriais. Pois, vazamentos excessivos de calor e outros problemas são evitados.

Assim, os processos da sua empresa ficam mais seguros e garantem que a tranquilidade da equipe que atua com máquinas como prensas e injetoras, por exemplo.

Redução de custos

Que empresa não gosta de evitar gastos, não é mesmo?

Com o investimento em itens de isolamento térmico industrial de qualidade, seus equipamentos funcionam melhor. Isso não representa apenas o aumento de produtividade, conforme já citamos, como, também, o fato de que não precisam de tantas manutenções.

Além de economizar com isso, a solução certa ajuda a reduzir desperdícios de peças e retrabalhos, que representam prejuízos no tempo e na receita da sua empresa.

Aliás, em nosso blog publicamos recentemente um conteúdo que mostra como eliminar perdas através da temperatura operacional adequada, conquistada através do item de isolamento ideal. Clique no link e confira agora mesmo!

3 fatos que indicam que chegou a hora de trocar o isolamento térmico das suas máquinas

Certamente, no seu processo de produção você já deve ter encontrando algumas dificuldades para reconhecer, se está na hora de substituir o isolante térmico da sua máquina. Pensando nisso, trouxemos 3 dicas que vão te ajudar a perceber com mais facilidade, qual é o momento certo de trocar o seu isolante. São elas:

Aumento da temperatura operacional

Um dos principais indicadores de que chegou a hora de trocar o seu isolamento térmico industrial é o aumento da temperatura operacional das máquinas. Se você perceber que as temperaturas estão subindo além dos limites recomendados, mesmo com a manutenção regular, é provável que o isolamento esteja comprometido. Visto que, o isolante desgastado ou danificado não conseguirá manter a temperatura ideal.

Perda de energia e eficiência

Outro fator importante a ser considerado é a perda de energia e eficiência. O isolamento térmico desgastado vai permitir que o calor escape do sistema, causado em perda de energia significativa. Além disso, a falta de isolamento adequado pode fazer com que as máquinas funcionem com mais dificuldade para manter as temperaturas desejadas, resultando assim, em um consumo excessivo de energia. Portanto, se você notar um aumento no consumo de energia ou uma queda no desempenho de suas máquinas, é hora de verificar o isolamento térmico.

Danos visíveis no isolamento

Por fim, um sinal claro de que o isolamento térmico precisa ser substituído são os danos visíveis. O isolamento pode se desgastar ao longo do tempo devido a fatores como desgaste mecânico, exposição a produtos químicos ou altas temperaturas. Rachaduras, fissuras, descoloração e outros danos visíveis são fortes índices de que o isolamento não está mais desempenhando sua função de maneira adequada. Ignorar esses sinais pode levar a consequências mais graves, como incêndios ou falhas mecânicas.

Escolha itens que priorizem a saúde das suas máquinas e profissionais

De nada adianta encontrar opções que se adequem a sua empresa, mais que ofereçam danos a sua estrutura e equipe. Portanto, além do que já falamos acima, precisamos destacar a importância de contar com itens livres de amianto. Afinal, essa fibra é bastante prejudicial não apenas às máquinas, mas, também, para a saúde do seu time, assim como, ao meio ambiente. Visto que possui alto nível de poluentes.

Da mesma forma, por soltar substâncias que ressecam e danificam os equipamentos, a chance de gerar prejuízos financeiro é muito maior. De fato, o amianto é uma fibra muito perigosa. Mas, a boa notícia é que a RK Componentes Industriais oferece a ISOL, uma linda de isolamento térmico fabricada sem esse componente.

Assim, através de produtos como anéis e placas isolantes, por exemplo, oferecemos toda a proteção que seus equipamentos precisam para conquistar as vantagens que citamos ao longo deste texto. Tudo isso aliado ao ótimo atendimento, suporte e facilidades de pagamento que só a RK oferece.

Então, se você tem alguma dúvida sobre a solução, acesse agora mesmo o nosso site e confira mais detalhes.

Além disso, continue de olho em nosso blog para conferir outros conteúdos sobre isolamento térmico industrial e dicas que podem ajudar a produtividade da sua empresa!




<