controle-de-temperatura-das-maquinas

Elimine perdas no seu processo, garantindo uma temperatura operacional adequada

Sabemos que durante o processo de produção no meio industrial, garantir a temperatura operacional ideal, é essencial para o alcance de um bom resultado. Pois, condições muito elevadas ou muito baixas tendem a danificar o item final e diminuir a vida útil da sua máquina.

Dessa forma, com o intuito de manter a temperatura ideal, é preciso que a sua empresa disponha de um sistema de controle ou de produtos isolantes. E assim, garanta qualidade nas etapas de produção e um resultado final cada vez melhor.

Então, pensando nisso, trouxemos para você algumas dicas para garantir a temperatura correta na sua produção.

Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura abaixo!

Qual a importância da temperatura operacional adequada na indústria?

Em primeiro lugar, o controle e a verificação da temperatura no meio industrial auxiliam na sua produção de várias formas. Dentre elas, está a definição de padrões de fabricação e, por consequência, a melhoria do resultado final. Uma vez que, ao estabelecer padrões de produção, há uma identificação mais rápida e eficaz de falhas ou defeitos. E assim, evita-se danos no produto final.

Além disso, a temperatura operacional certa também impacta a produtividade dos funcionários da indústria. Tendo em vista que, altas temperaturas tornam o ambiente de trabalho mais cansativo, o que gera menos produtividade e pode causar sérios riscos para o seu negócio.

Sem dúvidas, a etapa de controle da temperatura gera uma redução de custos para a empresa. Pois, previne e reduz gastos que seriam relevantes se houvesse uma suspensão nos processos de fabricação.

Em virtude disso, veja algumas vantagens que você vai garantir ao monitorar a temperatura operacional da sua indústria:

  • Aumento na vida útil da máquina;
  • Processo mais eficiente;
  • Mais qualidade no item final;
  • Maior lucro nos negócios.

Contudo, essas são apenas algumas vantagens que a sua empresa terá ao dar importância à condição ideal. Quer saber alguns riscos que as temperaturas incorretas podem causar no seu negócio?

Veja a seguir!

Riscos que temperaturas inadequadas podem causar

A falta de controle da temperatura nas etapas de produção, tende a causar vários riscos para a sua empresa. Como por exemplo, acidentes graves e problemas de saúde em sua equipe. Pois, como dito acima, condições muito altas podem gerar:

  • Sono;
  • Cansaço;
  • Desidratação;
  • Cãibras.

E temperaturas baixas resultam na distração do trabalhador. Fator que, com certeza afeta a produtividade no trabalho.

Além disso, a falta de equilíbrio das temperaturas no ambiente industrial também afeta o desempenho das suas máquinas. Em razão disso, facilitam a paralização da produção, o que certamente lhe fará perder tempo e dinheiro.

Quer evitar esse tipo de perigo?

Saiba algumas dicas que vão te ajudar a manter a temperatura correta na sua indústria.

Como garantir a temperatura operacional ideal na indústria?

Antes de tudo, é de suma importância verificar a condição ideal indicada para a fabricação de cada item. Geralmente, ela tende a variar de acordo com as características, a composição e o material de cada produto.

De modo geral, para garantir a temperatura operacional correta é preciso estabelecer mecanismos de controle diário da mesma e, caso seja necessário, fazer uso de ações corretivas ou preventivas.

Vale lembrar que em todos os estágios e etapas de fabricação, é a temperatura adequada que garante a qualidade do produto final.

Em resumo, é possível dizer que: seja qual for o ramo da sua empresa, o uso de isolantes é a melhor opção para o seu negócio. Visto que, as fontes de isolação e proteção térmica atuam dificultado o desperdício de calor e criam uma barreira para o mesmo. Fator que permite que a temperatura ideal seja mantida.

Nós da RK sabemos o quanto esse processo é importante para o seu negócio. Por isso, trouxemos para você algumas opções de isolantes térmicos indicados para produção industrial. Veja a seguir!

Produtos de isolamento térmico para a sua indústria:

Com toda certeza, de equipamentos industriais a RK entende. A nossa linha de materiais com essa função, ISOL, é composta por resinas especiais reforçadas com fibras e é totalmente livre de amianto. Os nossos itens podem ser usados para diversas funções que precisam de calor para fundir e curar materiais.

A ISOL, conta com uma série de isolantes para que você possa escolher o que melhor atende a demanda da sua empresa. Como por exemplo:

  • Placas Isolantes para Componentes Eletrônicos e Eletromecânicos;
  • Anéis para Isolação Térmica de Injetoras;
  • Placas de Proteção Térmica para moldes de Borracha, Madeira e Plástico;
  • Materiais para Redução na Condutividade Térmica em prensas Hidráulicas.

Para escolher a solução para a sua indústria, será preciso analisar cada máquina, sempre considerando as funções realizadas pela mesma. Durante a análise, alguns outros fatores também precisarão ser avaliados, tais como:

  • Condutividade e radiação térmica;
  • Temperatura operacional;
  • Absorção de água e resistência química;
  • Resistência a pressão.

Por fim, após avaliar cada máquina e considerar os fatores acima, você, finalmente conseguirá escolher o isolante ideal para a sua indústria.

Agora que você já conhece a nossa linha de isolantes térmicos, veja abaixo, as vantagens de utilizar a ISOL.

Benefícios de usar a linha ISOL:

Bem como citamos acima, a nossa linha de isolantes térmicos é livre de amianto, que é uma fibra mineral que pode prejudicar a sua indústria. Pois, oferece vários riscos para os seus produtos, e também, para a saúde da sua equipe. Esse mineral, emite um alto nível de poluentes que tendem a desgastar as suas máquinas e prejudicar o meio ambiente.

Em virtude disso, pensamos que utilizar um material livre dessa fibra, permite à sua indústria uma produção mais eficaz. E um resultado final de grande qualidade. Outros benefícios que o uso da linha ISOL deve trazer para o seu negócio, são:

  • Economia Energética;
  • Melhor Resistência à temperatura e Mecânica.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre a RK e a nossa linha de isolantes térmicos?

Então, entre no nosso site e confira mais informações sobre os nossos itens que irão facilitar o seu processo de produção!

E se você deseja ler mais conteúdos e dicas da RK, fique por dentro também do nosso blog. Tenho certeza que vai adorar os nossos posts!

Material Gratuito



<