prensa industrial

5 dicas para aumentar a produtividade da prensa industrial

A prensa industrial é um importante equipamento, que pode ser utilizado em diferentes áreas da indústria, especialmente nos setores metalúrgicos e de manutenção. Desse modo, entre as principais funções do maquinário está a realização de furos, cortes e o uso da compressa.

Conhecendo a importância desta máquina, queremos ajudar a sua empresa a começar o novo ano com processos ainda mais otimizados.

Portanto, ao longo deste texto vamos dar 5 dicas para melhorar os resultados do equipamento.

Tipos de prensa industrial

Antes de listar as principais recomendações com a prensa, queremos falar sobre os diferentes modelos desta máquina.

Primeiramente, vale lembrar que o maior objetivo do equipamento é a compressão de um material em duas partes.

Desse modo, a prensa pode variar de tamanho, mas normalmente conta com uma chapa reta onde é colocado o material que será comprimido.

Além disso, por contar com grande capacidade de corte, apenas profissionais capacitados devem trabalhar com o maquinário, que precisa de cuidados especiais para evitar riscos.

No entanto, com a instrução correta do operador e a realização das manutenções preventiva e corretiva, a prensa promove bons resultados para indústrias de diferentes setores.

Atualmente, os principais modelos da máquina são:

Prensa mecânica

Este tipo de prensa tem motor elétrico e um volante para ser acionado.  Desse modo, o componente armazena e transfere a energia para os movimentos de descida e subida.

Prensa manual

De fato, a prensa manual é menor que as demais e é utilizada para pequenos trabalhos, que podem ser realizados através da aplicação de força manual.

Prensa pneumática

Certamente você já ouviu falar sobre este equipamento. Pois ele é conhecido por ajudar a indústria têxtil, uma das áreas que mais movimentam o mundo.

Prensa hidráulica

A movimentação da prensa industrial hidráulica ocorre com a ajuda de um líquido.  Normalmente é utilizado o óleo sob pressão, que fica armazenado em um reservatório.

Assim, o conjunto gera pressão e promove o funcionamento do equipamento. Para controlar este tipo de prensa, o operador conta com o comando hidráulico, que direciona o óleo para o cilindro, principal responsável pelos movimentos de descida e subida do maquinário.

Prensa servo-acionada

Por fim, a prensa servo-acionada pode ser ligada por um motor elétrico de alto torque. No entanto, ela também pode ser programada para diversos níveis de torque, velocidade e sentido de rotação. Desse modo, o equipamento garante economia de energia e versatilidade em suas tarefas.

5 dicas para aumentar a produtividade da prensa

Conforme citamos ao longo do texto, existem diferentes modelos de prensa. Mas nos casos das máquinas industriais é comum que os equipamentos contem com motor elétrico e outros adicionais que ajudam a deixar o trabalho mais produtivo.

Para te auxiliar nesta conquista, vamos listar a seguir algumas ações que podem melhorar seus resultados. Veja!

Cuidados com o motor

Primeiramente, é fundamental que o motor esteja dimensionado de acordo com sua aplicação.

Portanto, selecione um equipamento que atenda a sua demanda de carga. Além disso, na hora de comprar o equipamento, não pense apenas no custo baixo. Então, analise as condições da máquina, seus componentes e procure saber se a economia de energia ao longo do tempo pode compensar a compra.

Uma boa dica para economizar, é reduzir a velocidade do motor durante os períodos em que a prensa necessita de baixa vazão ou pressão.

Ajuste as válvulas

Outra medida que pode fazer a diferença é o ajuste correto do sequenciamento de abertura das válvulas. Ou seja, a correta determinação do momento em que as peças devem abrir ou fechar é fundamental para manter a durabilidade e a produtividade do sistema.

Por isso, procure abrir primeiro as válvulas direcionais e apenas depois liberar a pressão e a vazão do mecanismo. De acordo com especialistas, este cuidado pode reduzir riscos de problemas nas tubulações e preservar a vida útil da máquina.

Analise o equipamento com frequência

Inegavelmente, as manutenções são fundamentais para todos os tipos de equipamento, especialmente com os que atuam com altas temperaturas. A prensa industrial se encaixa nesta realidade e precisa ser analisada para evitar problemas.

Portanto, realize manutenção preventiva periodicamente para não sofrer com paradas inesperadas que comprometam os resultados da sua indústria.

Além disso, desligue os motores quando eles não estiverem em funcionamento. Assim, o componente tem sua vida útil estendida e não causa gastos excessivos de energia.

Banner Rk Isol

Tenha atenção na hora compra

Sem dúvida, a compra da prensa industrial exige cuidado. Como já citamos, o equipamento tem grande importância para muitas indústrias e deve chamar atenção por sua eficiência.

Mas além de acertar na escolha do maquinário, você também precisa saber escolher suas peças.

Então, priorize marcas que sejam conhecidas por sua qualidade, resistência e excelente custo-benefício. Além disso, quando for comprar alguma peça industrial, prefira empresas que ofereçam suporte e pós-venda diferenciado, para que você possa aproveitar a compra sem dificuldades.

Garanta o melhor isolamento térmico

Por fim, queremos deixar uma dica muito importante para prensa industrial. Trata-se do uso de itens para isolamento térmico deste equipamento, que precisa do calor para ter resultados melhores.

Portanto, conte com peças que consigam proteger a sua máquina e entregar a temperatura ideal para suas operações.

Aliás, a nossa linha ISOL® alia economia energética, resistência à temperatura e melhor resistência mecânica do mercado.

Nossos anéis e placas isolantes são feitos com resinas especiais e oferecem a proteção que o seu equipamento precisa, para moldar produtos com total eficiência.

Além disso, nossos itens contam com outro grande benefício. Eles são 100% livres de amianto e não oferecem riscos para a saúde dos seus profissionais, para o meio ambiente e para a vida útil das suas máquinas.

Tudo isso com excelente custo-benefício, suporte especializado, atendimento ágil e entrega rápida, que varia entre 7 e 10 dias após o pedido.

Se deseja conhecer um pouco mais sobre esta linha, clique aqui e veja mais detalhes de nossos produtos, que podem ser aplicados em diferentes ramos.

E se gostou do nosso texto, continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos novos conteúdos como este, com dicas imperdíveis para sua indústria!




<